Rio Plataforma Logística Acrescentar números dos problemas do Rio de Janeiro Rio Plataforma Logística Paulo Fernando Fleury, Ph.D Dezembro 2009
Novas tecnologias e equipamentos dos clientes e consumidores Principais Tendências que aumentam a Importância Estratégica da Logística Maior variedade de produtos Novas tecnologias e equipamentos Novas exigências dos clientes e consumidores Globalização
Evolução do PIB e das exportações mundiais– 2000 a 2007 9,5 8,0 6,5 6,0 4,9 4,5 4,0 3,5 3,5 3,5 3,0 2,7 2,5 2,0 1,5 1,7 1,0 -0,5 Fonte: Organização Mundial do Comércio - OMC
A Logística é uma Atividade Estratégica que afeta a Competitividade Internacional Brasil Estados Unidos 0,4% 0,7% 0,4% 3,5% 11,6% do PIB US$334 bi 0,8% 2,1% 8,7% do PIB US$1,3 tri 6,9% 5,4% Administrativo Armazenagem Estoque Transporte Fonte: Pesquisa Instituto ILOS
Deficiências da Logística Brasileira: Segundo Banco Mundial BENCHMARK Cingapura 1º Holanda 2º Alemanha 3º China 30º BRIC Índia 39º Brasil 61º Rússia 99º Fonte: Banco Mundial
Os 7 indicadores do Banco Mundial Procedimento de alfândega Infraestrutura logística e de base Consistência/ Confiabilidade Competência dos serviços logísticos públicos e privados Disponibilidade de transporte internacional Rastreamento de carga Custos de movimentação Fonte: Banco Mundial Análises: Instituto ILOS
Rio de Janeiro: Principais Âncoras da Infraestrutura Logística Possui a maior densidade de rodovias pavimentadas do país2 50% das ferrovias do Brasil passam por RJ, SP, MG e RS3 Responsável por 11,6% do PIB nacional1 65% do PIB nacional está a um raio de 500km do Estado Possui dois dos mais importantes portos do país: Itaguaí e Rio de Janeiro4 O Galeão é o quarto aeroporto em volume movimentado do país5 Fontes: 1 IBGE-2006; 2 ANTT-2007; 3 Instituto ILOS; 4 Panorama Logístico CEL/COPPEAD-2008; 5 INFRAERO-2008
Deficiências da Infraestrutura do Transporte Rodoviário A BR-116 é a 21ª no ranking das melhores estradas do Brasil1 Problemas Condições de conservação bem abaixo dos melhores padrões A geometria das vias é o ponto mais crítico, afetando a velocidade dos veículos e aumentando a possibilidade de acidentes É o segundo estado mais afetado pelo roubo de cargas no Brasil, com 17% dos casos2 1 Pesquisa CNT – 2007 2 Instituto de Segurança Pública - 2007
Deficiências da infraestrutura: Transporte Ferroviário Dificuldades no acesso à região metropolitana e aos portos Problemas Número insuficiente de terminais ágeis de carga e descarga Velocidades baixas próximo ao perímetro urbano devido à quantidade de passagens de nível e à invasão de faixas de domínio Necessidade de compartilhamento de linhas com o transporte de passageiros
Deficiências da infraestrutura: Portos Infraestruturas de acesso terrestre e de armazenagem precárias Problemas Difícil acesso rodoviário aos portos do Rio e Itaguaí Os portos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis sofrem com calado insuficiente,
Deficiências da infraestrutura: Transporte intermodal Está longe de atender às necessidades ou atingir o potencial existente no Brasil Problemas Baixa disponibilidade de terminais Intermodais Baixa coordenação entre os diversos modais existentes
Plano Diretor de Logística é essencial para o Rio Transporte rodoviário Legislação e ordem pública Transporte ferroviário Capacitação profissional Transporte aquaviário Infraestrutura Acompanhamento integrado das ações Plano Diretor de Logística (objetivos) Gestão Transporte aéreo Atração de investimentos Transporte Intermodal Tecnologia da Informação Telecomunicações Meio ambiente Armazenagem (CDs) Fonte: Instituto ILOS
Matriz de objetivos para o Rio Gestão ? Investimento privado ? Transparência alfandegária Estradas e armazéns seguros Impostos e taxas competitivos Órgãos ambientais ágeis Rastreamento integrado IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO ? ? Fóruns e debates MUITO ALTO ? Capacitação em logística ? Inibição de corrupção ? Legislação tributária ? Órgãos públicos integrados ? Parcerias internacionais ? Desembaraço e inspeção ? Indicadores de desempenho ? Menos greves ALTO ? Zonas para CDs ? Células de trabalho em portos e aeroportos ? TI para os PSLs ? Órgãos ambientais mais sistêmicos ? Novas empresas e indústrias MÉDIO ? Operadores de excelência ? Divulgação das leis FÁCIL MÉDIO DIFÍCIL DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO Fonte: Instituto ILOS DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO
Matriz de objetivos para o Rio Infraestrutura IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO ? Acesso ferroviário aos portos MUITO ALTO ? Modais integrados ? Auto-estradas para os principais centros produtores e consumidores ? Portos ampliados e especializados ? Eixos rodoviários integrados (Arco) ? Galeão aeroporto-indústria ALTO ? Capilaridade das rodovias vicinais ? Condomínios logísticos ? Estudo da necessidade de ampliação para os aeroportos do interior do Estado MÉDIO FÁCIL MÉDIO DIFÍCIL DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO Fonte: Instituto ILOS
OBRIGADO !!!