“Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Sítio dos miúdos
Coordenação do Curso de Administração da UFERSA 2012/2014 Profa. Dra. Yákara Vasconcelos Pereira Leite Profa. Dra. Lílian Caporlíngua Giesta.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
Objetos de aprendizagem
Contexto de Educação a Distância
Programa Proinfo Integrado
O uso pedagógico das tecnologias na Escola
TECNOLOGIA AUTOR: JAIRTON MAURO RECH.
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Manuel Santos Conteúdos para apoio à Utilização de Quadros Interactivos em Sala de Aula Manuel Santos Associação da Comunidade Educativa de Aveiro
Portal Educacional Clickideia
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Planejamento - Professor
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
As Novas Tecnologias e o Material Didático da RSE
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O papel do conteudista.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
CURRICULO +.
Videoaulas no ICE/UFJF
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Diversidade Sexual: Aprendendo a conviver com as diferenças
DE PROJETOS E PROCESSOS EDUCATIVOS A DISTÂNCIA
Programa Sala de Leitura 2014
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Introdução à sistemática filogenética
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Currículo + Grupo de Estudo
Videoconferência com PCNP de Tecnologias Educacionais CETEC 14/11/2014.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Programa Sala de Leitura 2014
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
APRESENTAÇÃO DIREITO DE FAMÍLIA
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
PROF.ª CRISTINA PORTELA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Didática da alfabetização
Atividade complementar 05
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Área de Ciências da Natureza
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Responsável Prof. Seiji Isotani Projeto de Recuperação da Disciplina Departamento de Sistemas de Computação.
Transcrição da apresentação:

“Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos” Profa. Fernanda Rezende Pedroza PCNP de Biologia 28 de março de 2014

Objetivos do encontro Atualizar conteúdos conceituais sobre os temas: Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos; Promover discussão sobre as possibilidades de trabalhos na escola tomando como apoio os conteúdos apresentados nos Cadernos dos Professores e dos Alunos (documentos complementares ao Currículo do Estado de São Paulo – na disciplina de Biologia); Explorar e discutir sobre atividades complementares que podem servir de apoio às propostas apresentadas nas Sequências Didáticas dos Cadernos de apoio ao Currículo.

Pauta - Manhã O tema “Classificação dos Seres Vivos e Evolução” no currículo de Biologia; Apresentação e exploração de recursos e materiais que podem servir de apoio ao Currículo: 1- Videoaulas 2- Atividades interativas 3- Atividades complementares ao tema: 3.1 Um exercício de classificação 3.2 Classificando Periquitos” 3.3 Desafio - Piteronáculos

Tarde Participação especial da Profa. Dra. Sônia G. B. C. Lopes Departamento de Zoologia Universidade de São Paulo - USP Aprofundamentos conceituais, articulação com o currículo e atividades de apoio. Avaliação do encontro 16h – Encerramento

Apresentação de recursos e materiais que podem servir de apoio ao Currículo:

Videoaulas Disciplina: Diversidade Biológica e Filogenia Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/course.action;jsessionid=F179E69F1D18A1FF5CC47E8AAC5EB864?course=1215

Atividades interativas - USP Tema: principais conceitos sobre os princípios da sistemática moderna Elaborada para alunos do ensino médio Premiada pelo MEC Disponível em: Evolução, especiação, sistemática filogenética e cladograma. Produção de Materiais Didáticos em Biologia – USP http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf

Jogo Cara a Cara com os seres vivos Disponível em: Produção de Materiais Didáticos em Biologia – USP http://www.ib.usp.br/md/arquivos/regras.pdf

Aproveitando atividades...

Atividades interativas – Currículo Mais/Escola Digital “Sugestões de conteúdo digital como recurso pedagógico complementar, articulado com o Currículo do Estado de São Paulo” http://curriculomais.educacao.sp.gov.br http://escoladigital.org.br/ 1- Taxonomia http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19391/bzoo_02_taxonomia1.swf?sequence=1 2- Filogenia dentro dos Metazoa I http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/4/46/Bio10filos.swf 3- Filogenia dentro dos Metazoa II http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=45815

Atividades complementares: Um exercício de Classificação

Ambientação: Site 1- Taxonomia http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19391/bzoo_02_ta xonomia1.swf?sequence=1 Site 2 – Evolução, especiação, sistemática filogenética e cladograma. http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf Site 3- Filogenia dentro dos Metazoa http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/4/46/Bio10filos.swf Site 4- Filogenia dentro dos Metazoa http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=45815

Atividades complementares: “Classificando Periquitos”

Atividade Piteronáculos: esclarecer dúvidas

Profa. Dra. Sônia G. B. C. Lopes Departamento de Zoologia Universidade de São Paulo - USP “Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos”

Avaliação do encontro Obrigada!