“Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos” Profa. Fernanda Rezende Pedroza PCNP de Biologia 28 de março de 2014
Objetivos do encontro Atualizar conteúdos conceituais sobre os temas: Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos; Promover discussão sobre as possibilidades de trabalhos na escola tomando como apoio os conteúdos apresentados nos Cadernos dos Professores e dos Alunos (documentos complementares ao Currículo do Estado de São Paulo – na disciplina de Biologia); Explorar e discutir sobre atividades complementares que podem servir de apoio às propostas apresentadas nas Sequências Didáticas dos Cadernos de apoio ao Currículo.
Pauta - Manhã O tema “Classificação dos Seres Vivos e Evolução” no currículo de Biologia; Apresentação e exploração de recursos e materiais que podem servir de apoio ao Currículo: 1- Videoaulas 2- Atividades interativas 3- Atividades complementares ao tema: 3.1 Um exercício de classificação 3.2 Classificando Periquitos” 3.3 Desafio - Piteronáculos
Tarde Participação especial da Profa. Dra. Sônia G. B. C. Lopes Departamento de Zoologia Universidade de São Paulo - USP Aprofundamentos conceituais, articulação com o currículo e atividades de apoio. Avaliação do encontro 16h – Encerramento
Apresentação de recursos e materiais que podem servir de apoio ao Currículo:
Videoaulas Disciplina: Diversidade Biológica e Filogenia Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/course.action;jsessionid=F179E69F1D18A1FF5CC47E8AAC5EB864?course=1215
Atividades interativas - USP Tema: principais conceitos sobre os princípios da sistemática moderna Elaborada para alunos do ensino médio Premiada pelo MEC Disponível em: Evolução, especiação, sistemática filogenética e cladograma. Produção de Materiais Didáticos em Biologia – USP http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf
Jogo Cara a Cara com os seres vivos Disponível em: Produção de Materiais Didáticos em Biologia – USP http://www.ib.usp.br/md/arquivos/regras.pdf
Aproveitando atividades...
Atividades interativas – Currículo Mais/Escola Digital “Sugestões de conteúdo digital como recurso pedagógico complementar, articulado com o Currículo do Estado de São Paulo” http://curriculomais.educacao.sp.gov.br http://escoladigital.org.br/ 1- Taxonomia http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19391/bzoo_02_taxonomia1.swf?sequence=1 2- Filogenia dentro dos Metazoa I http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/4/46/Bio10filos.swf 3- Filogenia dentro dos Metazoa II http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=45815
Atividades complementares: Um exercício de Classificação
Ambientação: Site 1- Taxonomia http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19391/bzoo_02_ta xonomia1.swf?sequence=1 Site 2 – Evolução, especiação, sistemática filogenética e cladograma. http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf Site 3- Filogenia dentro dos Metazoa http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/4/46/Bio10filos.swf Site 4- Filogenia dentro dos Metazoa http://teca.cecierj.edu.br/popUpVisualizar.php?id=45815
Atividades complementares: “Classificando Periquitos”
Atividade Piteronáculos: esclarecer dúvidas
Profa. Dra. Sônia G. B. C. Lopes Departamento de Zoologia Universidade de São Paulo - USP “Classificação Biológica e Evolução dos Seres Vivos”
Avaliação do encontro Obrigada!