Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

Metodologia e Instrumentos de Recolha de Dados do WASHCost
Programa Conjunto Comitê de Direcção do Projecto Coordenador do Projecto.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
O Estado e o BNDES no apoio à
Logistica MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO ESTATAL
PLANO DE GESTÃO.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos MCN
PEC-ZONAL: Experiências e Próximos Passos WSP – Moçambique (Documento de Janieiro de 2012) Maputo, 17 de Abril de 2012.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
PÁTRIA AMADA EXPERIÊNCIAS E LIÇÕES APRENDIDAS EM NIASSA, CABO DELGADO E NAMPULA NA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DOS PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO.
Sustentabilidade financeira 1 WASHCost Sustentabilidade Custos de operação e manutenção e desafios para a sustentabilidade financeira.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Apresentação do Sistema
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
O ETSDS Inquerito sobre os Sistemas de Financiamento, Suporte, e Fornecimento dos Serviços Primários de Saúde Ministério do Plano e Finanças / Ministério.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
IIAM – SALA SAVE 15 DE SETEMBRO DE 2014 RUI SANTOS “PLATAFORMA NACIONAL DE DIÁLOGO NO SECTOR DE SEMENTES”
0 1 Melhorando a Planificação em Saúde Nível Distrital.
REUNIÃO INAUGURAL DA PLATAFORMA DE SANEAMENTO Ministério das Obras Públicas e Habitação 1 ÍNDICE 1.Enquadramento Institucional 1.1. Decreto Presidencial.
Coordenadora: Antonieta Nhamusso
Millennium Challenge Account – MOÇAMBIQUE
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
1 Grupo Temático de Água e Saneamento Nampula, 30 de Maio de 2008.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
LIÇÕES APRENDIDAS DA ABORDAGEM CLUSTER EM EMERGENCIAS ANTERIORES WASH CLUSTER Encontro Nacional de Coordenação / Preparação Emergência Beira, 09 de Novembro.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
1 PROPOSTA DE TEMAS PARA O GAS de Novembro, 2011.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DEFINITIVOS E DE INDICADORES SÓCIO
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Encontro com GT Manica sobre o PAMRDC
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Monitoramento e Avaliação
CIJ – Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude
MAIO 2010.
DISTRITO 4550 GOVERNADOR RICARDO BECKER
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Comunicação Comunitária
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico:
CIMEIRA DO PROTOCOLO DA SADC 2015 Ministério de Género, Criança e Acção Social/ Projecto de Potenciação de Habilidades Empresarias Femeninas. Mocambique,
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Implementação de Água, Saneamento e Higiene (SWASH) nas Escolas do Continente da Tanzânia Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo,
Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Contínuo.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Visão de Futuro na Elaboração de Projetos CADRE Distrital – Experiência Piloto Marcelo D. Haick Rotary Club Santos-Praia Distrito Governador
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Coastlands Hotel – Durban, South Africa
Transcrição da apresentação:

Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012 DPOPH DE MANICA Visita de troca de experiencia com a (Etiopia e Uganda)/plano de Accão Manica Napula , AOS 24 DE Outubro DE 2012

CONTEÚDOS I INTRODUÇÃO II Lições aprendidas na troca de experiencia com Uganda-Etiopia a Planificação e os mecanismos da Revisão Anual Conjunta b Sistema de informação de aguas e saneamento c Sustentabilidade das comunidades Lifecas d Sustentabilidade das fontes III Plano de accao da Provincia IV CRONOGRAMA

I – INTRODUÇÃO Planificação, monitoria e avaliação. No âmbito de troca de experiencias, entre os dias 16 a 24 de Setembro do ano corrente, uma equipa técnica constituída por13Técnicos nomeadamente:DNA,DPOPH,WSP e Cooperação Suíça deslocou se a Uganda e Etiópia respectivamente com intuito de colher boas experiências referente nas seguintes áreas a saber: Planificação, monitoria e avaliação. Fluxo de informação-banco de dados Sustentabilidade de comunidades Lifecas Sustentabilidade de fontes de agua Ensino a distancia

IIa)-Planificacao monitoria e avaliacao Introducao de processo de planificacao sectorial abrangente para aumentar a alocacao de fundos a nivel dos distritos. A planificacao é conjunta ,realizada entre a Saude, Educacao e o sector de Agua e sanemanto. Existencia de equipa tecnica de coordenacao a nivel do sector de aguas e sanemanto composto por tecnicos sendo: um tecnico de saneamento, um tecnico de pec e civil que monitoram a realizacao do plano e consequente pagamento das siutacoes de trabalho. A monitoria e avaliacao e garantida a nivel da base, e subindo ate ao nivel central.

cont-Planificacao :Revisao anual conjunta O RAC –permite verificar a evolucao dos indicadores,para o efeito realiza se duas reunioes sendo uma tecnica no final do semestre e a outra e a avaliacao propriamente dita no final do ano,representada por todos distritos e os sectores incluindo doaodores e e dirigida pelo primeiro ministro. O RAC –inclui visita de campo e estudos de RAC dos anos anteriores. O processo de RAC tem sido alimentado pelo Relatório Annual de Avaliação do Desempenho do Sector de Águas e Ambiente que é preparado com base nos relatórios anuais dos distritos.

II b)-fluxo informcao-banco de dados Existencia de um banco de dados electronico sofware que produz maps e graficos conhecido por GIS, que vai desde nivel central ate a base,com toda informacao referente as fontes de agua e sanemanto, o processo de actualizacao ainda nao foi definido. Existencia de tecnicos capacitados para a utlizacao do programa de informacao. Representatividade dos sectores ate a base ou seja existencia de extensionistas para o sector de aguas ao nivel dos postos administrativo.

IIc)-Sustentabilidade das comunidades lifecas. Trabalho conjunto entre saude ,educacao e aguas atraves de extensionista na conscielizacao das familias. Existencia de grupos comunitarios composto por 5 familias das comunidades lifecas que garantem a monitoria, em coordenacao com o extensionista. Capacitacao dos tecnicos de saude e representante do Governo em materia de agua e sanemanto. Visitas frenquente dos extensionitas de agua e sauda as comunidades lifecas. Aplicacao de sancoes as familias que retornam a pratica do fecalismo a ceu aberto.

II d)-SUSTENTABILIDADE DE FONT Existencia de comite de agua a nivel das comunidades,chefido por mulheres. Comparticipacao das comunidades para a construcao e manutencao das fontes em 5%. Existencia de mecanicos capacitados para a reparcao de fontes cujo a comunicacao das avarias e feito por telefones celulares.

III.Plano de Accao da Provincia de Manica apos a troca de experiencias GURO TAMBARA MACOSSA BARUÉ GONDOLA MANICA) SUSSUNDENGA MOSSURIZE MACHAZE CHIMOIO N Distritos piloto do plano de accao

III-Plano de accao Manica Topico Problema Accao proposta Estrategia a usar Responsabilid ade Planificação e monitoria e avaliação Falta de uma planificação conjunto saúde, educação e aguas. Falta de avaliação dos programas dos anos anteriores no processo de planificação Criação de uma comissão de planificação conjunta saúde, educação e sector de aguas. Introduzir a avaliação dos programas dos anos anteriores no processo de planificação nos distritos Realização de encontro e divulgação de experiencia a nível do distrito e consequente criação da equipa. Implementação do RAC Técnico do sanemento,SDPI e governo distrital.DPOPHM E DNA com apoio dos parceiros sistema de informação de aguas e saneamnto Demora na disponibilidade de informação, Dificuldades na comunicação com os distrito, posto e localidade Falta de sistema de informação flexível Instalação da base de dados eletrónico a nível das sedes distritais e revitalizar a base de dados manual nos postos e localidade Contratação de técnicos para os postos administrativos Contratação de empresa informática para a instalação do sofware. O técnico contratado devera ser submetido a capacitação para a recolha de dados e fixação a nível dos postos e suas localidades. Governo do distrito, SDPI com apoio da província Sustentabilidad e das comunidades Lifecas As comunidades Lifecas deixam ser apos 6 meses de reconhecimento Criação de grupos comunitários composto por 5 famílias, que ira trabalhar em coordenacao com o tecnico do posto. Capacitação de grupos a nível das comunidades Lifecas. SDPI,DAS e governo do distrito Sustentabidade das fontes Elevado número de fontes avariadas antes do termino do seu período de vida util uso de fundos para os programas distritais de sustentabilidade das fontes Capacitação de mecânicos para o efeito Revitalização de postos de venda de pecas sobressalente Uso de telefones para reportar as avarias e flexibilizar a intervenção Na planificação distrital incluir as reabilitações e actividades Seleção e capacitação de mecânicos. Uso de celulares, radio comunitárias para repostar as avarias, SDPI E DAS

Cronograma das actividades Criação de uma comissão de planificação conjunta saúde, educação e sector de aguas e saneamento. Introducao d Instalação da base de dados eletrónico a nível das sedes distritais e manual nos postos e localidade Contratação de técnicos para os postos administrativos resposaveis pelo sector de infra-estrutura procurment Criação de grupos comunitários composto por 5 famílias, a nível das comunidades lifecas e divulgar as varias opções tecnológicas de saneamnto para a subida da escada Reforçar a monitoria das comunidades lifecas com a contratação de técnicos Reabilitação de fontes com fundos distritais Capacitação de mecânicos para o efeito Incentivar os comités a realizarem as reuniões de prestações de contas e caderno de registo dos utentes revitalizacao dos posto de venda de pecas sobressalentes J F M A S O N D  

Muito obrigado