COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?

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Transcrição da apresentação:

COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ? Uma proposta? Uma contribuição? Um sonho? Um delírio? ... ou uma possibilidade real?

SALA DE AULA TRADICIONAL Alunos em atitude passiva Aulas expositivas (2 a 4 horas) Professor é o responsável pelo aprendizado Professor é o Ator principal Alunos copistas (fazem caderno ou xerocopiam de outros alunos) Atenção dispersa – não se aprende em sala de aula

SALA DE AULA TRADICIONAL Alunos estudam em casa Fazem provas finais (clima de tensão e punição) Recuperação é responsabilidade do professor Não há compromisso com o aluno Valorizam o fracasso, deterioram a auto-estima

AMBIENTE DE CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO Alunos ativos (construindo o saber) Estudam em sala de aula Atenção presente (aprende-se na Escola) Professor é Orientador, Tutor, Dirigente Aluno é o responsável pelo aprendizado Avaliação permanente, contínua e ao final de cada aula Exige-se compromisso do aluno com o curso

AMBIENTE DE CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO Ambiente amistoso durante o trabalho O erro é fonte de aprendizagem Exige-se comprometimento do professor com o aluno Valoriza-se o sucesso, reforça-se a auto-estima Recuperação é responsabilidade do aluno Exige-se preparação e execução de um plano de ensino

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Dê preferência na utilização de diferentes mídias na apresentação dos conteúdos (papel, vídeos, CDs, Internet) Exemplo 1 -Discussão de caso clínico – pode-se empregar apenas o papel. Porém, deve-se ilustrar a discussão com slides, vídeos, animações, teatro, etc.

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Exemplo 2 -Aula tradicional – Iniciar com vídeo (10 a 20 minutos). A seguir, papel (contendo o resumo de todo conteúdo – 10 a 15 laudas). Estuda-se tópico a tópico e as dúvidas vão sendo dirimidas uma a uma. Exemplo: introdução, etiologia, epidemiologia, patologia, etc. Avaliação nos 30 minutos finais (papel ou eletrônica)

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Exemplo de Vídeo educacional Não é um filme de uma aula do professor! Não deve ultrapassar 20 minutos Deve ser roteirizado e dirigido por profissional da área Supervisionado pelo professor (conteúdo) O professor tem direito a 2 minutos no vídeo (mensagem inicial ou final)

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Deve ter uma estrutura hierárquica igual a uma aula tradicional, ou seja, -Introdução, Etiologia, Epidemiologia, Patogenia, Quadro clínico, Diagnóstico, Tratamento e Profilaxia. (+ ou - 3 minutos para cada assunto) Deve ser abrangente e superficial Locução e edição feita por profissional

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Exemplo de Fascículo em papel Não deve ultrapassar 15 a 20 laudas Deve ter uma estrutura hierárquica igual a uma aula tradicional, e do vídeo, ou seja, -Introdução, Etiologia, Epidemiologia, Patogenia, Quadro clínico, Diagnóstico, Tratamento e Profilaxia. (2 laudas para cada assunto) Escrito e revisado pelo professor

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula CD-ROM roda sem instalação Porta de entrada e saída Sistema linear de navegação Seqüência de telas (máximo 10) Sistema de avaliação (treino) Links com a Internet Permitir impressão

OTIMIZANDO O TEMPO – aprendendo em sala de aula Vídeo de abertura – resumo Vídeo – Dicas do professor Animações em No. necessário Locução em quantidade adequada Telas com letras e cores adequadas Imagens escolhidas (de qualidade)

Pela atenção, Muito obrigado!!! Esta aula está disponível no endereço abaixo: Site: www.barraviera.med.br Email: bbviera@jvat.org.br