CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SHST para trabalhadores I
Advertisements

DE SHST OBRIGAÇÕES E DEVERES Conceitos Trabalhador Trab. Indep.
AVALIAÇÃO DE RISCOS 29 de Setembro de 2009 José Carlos Sá, Eng.
O Enfermeiro de Saúde Familiar.
ACIDENTES DE TRABALHO Prof. Joaquim Eduardo Bana Nascimento
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Revisão.
OBRIGAÇÕES E DEVERES DE SHST Novembro 2007 Andreia Pereira.
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
FUNDAMENTOS GERAIS DE SHST
OBRIGAÇÕES E DEVERES DE HSST.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Segurança, Higiene e Saúde
Higiene e Segurança do Trabalho
GINÁSTICA LABORAL Um incentivo à prática.
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Segurança no Trabalho TGEI-IMEI Filipe Amaral 10ºH Nº14 Módulo 1.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
Secretariado CITES Licenças e Certificados.
Prof. João Carlos da Fonte
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Higiene, segurança e saúde no trabalho
Fisioterapeuta: Sania de Sousa Cançado
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Abordagem do Doente em Medicina Física e de Reabilitação Princípios Gerais da Especialidade Pedro Soares Branco Unidade de Ensino de Medicina Física e.
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Doentes em contexto médico Mafalda Duarte Psicóloga
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
Agentes Físicos 1º Período
Auxílio Doença..
Saúde Individual e Comunitária
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Quando uma Articulação fica Dolorida. Mavis Lindgren “Com a minha idade, é algo maravilhoso, levantar-me pela manhã e não sentir nenhuma dor.”
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
 Média mensal de concessão:  Benefícios por Incap. concedidos: 51%  Média mensal de cessação:  Benefícios por Incap. cessados:
Treinamento de uso e conservação de epis
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Quando uma Articulação fica Dolorida Mavis Lindgren “Como é maravilhoso na minha idade, ao levantar de manhã, não sentir nenhuma dor.”
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
ERGONOMIA.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
Janeiro 2009 Cidália Cardoso AVALIAÇÃO DE RISCOS NOS POSTOS DE TRABALHO DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
Segurança ocupacional Carlos Alberto Daniel Antonelo Pedro Celso Ricardo Nene.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Segurança e saúde no trabalho em UAN
Transcrição da apresentação:

CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural de Ribeira Grande __________________________________________________________ Escola Profissional da Ribeira Grande CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE NIVEL III Carla Melo nº4 Eduardo Raposo nº21 José Lopes nº9

DOENÇAS PROFISSIONAIS NOÇÃO DE DOENÇA PROFISSIONAL: Doenças profissionais são as doenças constantes da lista das doenças profissionais e ainda toda a lesão, perturbação funcional ou doença (não incluída na lista), que seja consequência necessária e directa da actividade exercida pelos trabalhadores desde que não representem o normal desgaste do organismo ORIGEM: As doenças profissionais em nada se distinguem das outra doenças, salvo pelo facto de terem origem em factores de risco existentes no local de trabalho.

DOENÇAS PROFISSIONAIS Factores de Risco: (ligadas a lesões músculo-esqueléticas) De causa Ergonómica : movimentos repetitivos que requerem a aplicação de força; choque mecânico; carga externa e muscular estática; stress mecânico; vibrações e temperaturas extremas; posições desadequadas decorrentes de equipamento mal desenhado, ferramentas ou posto de trabalho.

DOENÇAS PROFISSIONAIS DE CAUSA ORGANIZACIONAL Horas e ritmos de trabalho excessivos; pausas e descanso insuficientes; Insegurança ou insatisfação laboral; monitorização excessiva. DE RISCO INDIVIDUAL tabagismo; ingestão de bebidas alcoólicas em excesso; obesidade.

DOENÇAS PROFISSIONAIS As lesões músculo-esqueléticas são um conjunto amplo e diversificado de patologias, que se sobrepõem, na sua maioria, às doenças reumáticas periarticulares, mas que diferem destas por incluírem algumas situações de lesões osteoarticulares e das bolsas sinoviais e por apresentarem, na sua origem, factores de risco de natureza ocupacional. A intervenção preventiva deve incidir sobre o individuo e o local de trabalho, através da adaptação do posto de trabalho e das ferramentas e da implementação de mecanismos compensatórios da repetitividade de movimentos, vibrações e posturas inadequadas.

DOENÇAS PROFISSIONAIS TIPOS DE LESÕES: lesões localizadas ao nível dos tendões e suas bainhas; lesões dos nervos; lesões neurovasculares

DOENÇAS PROFISSIONAIS PROCEDIMENTO Qualquer médico, perante a suspeita fundada de doença profissional – diagnóstico de presunção – tem obrigação de notificar o Centro Nacional de Protecção contra Riscos Profissionais (CNPRP), mediante o envio de participação obrigatória devidamente preenchida.

DOENÇAS PROFISSIONAIS O Centro irá estudar a situação e avaliar se se trata, ou não, de doença profissional, mediante solicitação do próprio trabalhador afectado. O CNPRP, é uma instituição que pertence ao Ministério do Trabalho e Segurança Social, que tem por missão assegurar a prevenção, tratamento, recuperação e reparação de doenças ou incapacidades resultantes de riscos profissionais.

Incapacidades: as doenças profissionais podem determinar, Incapacidades Temporárias - parciais ou absolutas Permanentes – parciais Parciais absolutas - trabalho habitual e todo e qualquer tipo de trabalho Reparação das doenças profissionais: Há direito à reparação emergente de doenças profissionais quando se verifiquem cumulativamente, as seguintes condições2: Estar o trabalhador afectado da correspondente doença profissional; Ter estado o trabalhador exposto ao respectivo risco pela natureza da indústria, actividade ou condições, ambiente e técnicas do trabalho habitual.

DOENÇAS PROFISSIONAIS A protecção nas doenças profissionais é assegurada pelo desenvolvimento articulado e sistemático das actuações no campo da prevenção, pela atribuição de prestações pecuniárias e em espécie, tendo como finalidade intervenções de reabilitação e recuperação profissional e a reparação dos danos emergentes.

Conclusão A actividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população, pois é um dos meios de prevenir as doenças bem como uma alimentação saudável, o que leva a ter cuidados redobrados e assim cumprindo todas as normas da segurança no trabalho, evitando graves acidentes. Com este trabalho podemos concluir que mais vale a pena prevenir do que remediar, e ficamos a saber como podemos prevenir tais acidentes de trabalho. Podemos ter um trabalho no qual haja um rotatividade entre os elementos duma determinada área/local de trabalho, não mudando as coisas de lugar constantemente, assim estaremos mais familiarizados com o nosso ambiente de trabalho e sobretudo ter em atenção a todo o ambiente envolvente ou em redor a nós próprios.

BIBLIOGRAFIA www.portaldasaude.pt www.blog.cancaonova.com www.linksj.com www.fotoimagens.blogs.sapo.pt www.papodegordo.com.br