Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

COTAS PARA NEGROS NA UnB
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
Tema : O perfil ideal do policial militar.
Desigualdade social e minorias
Escola e Família: quais são suas competências?
AS MUITAS FACES DO FUTEBOL
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
numa perspectiva inclusiva
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Preconceito e Inclusão Social
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
AÇÃO AFIRMATIVA.
POLÊMICAS RACIAIS E LEGAIS SOBRE O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES
Inclusão Social – Políticas de Acesso e Políticas de Permanência Ivan Camargo Decano de Ensino de Graduação Universidade de Brasília.
Inclusão na Educação Superior
Projeto: Promoção da Igualdade de Oportunidades no Setor Público no Brasil.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
Você acha que poderá mudar o país com sua participação política?
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Ciclo Presupuestario, Recursos suficientes y Control Ciudadano Os desafios para o financiamento de uma educação de qualidade José Marcelino de Rezende.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
World Education Research Association (WERA)
“La discriminación por etnia o raza”
Apontamento dos problemas encontrados na
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
Universidade para ???...2:00.
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira
GÊNERO.
Igualdade e Autonomia Audiência Pública sobre a Constitucionalidade de Políticas de Ação Afirmativa de Acesso ao Ensino Superior  
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.
AFRODESCENDENTES.
ATUALIDADES: Sistema de Cotas
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Coordenação de Políticas Estudantis Ações: ◦ Gerenciamento das Bolsas de Iniciação ao Trabalho (BIT); ◦ Coordenação dos Editais de Auxílio a Eventos (Em.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
Conquista Concursos Apresenta : http: // bit.ly/1FT09KQ.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
COTAS NA UEFS As cotas na UEFS tiveram as aprovações em outubro de 2004 depois de muitas lutas do Movimento Negro de Feira de Santana.
Discriminação Racial (cotas)
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Censo da Educação Superior 2015
Jardson brito| redação
VEREADOR PROFESSOR GILMAR LUIS CORDEIRO.  DISCIPLINA A NOMEAÇÃO PARA CARGOS QUE ESPECIFICA NA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DOS PODERES EXECUTIVO.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
Ética e Preconceito. Vemos nos outros e raramente em nós mesmos. EU SOU EXCÊNTRICO, VOCÊ É LOUCO!
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
Introdução: Referencial Teórico:
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
P REPARAÇÃO R UMO À U NIVERSIDADE ENEMENEM. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
Transcrição da apresentação:

Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.

Tipos de Cota No Brasil as principais políticas de cotas são: -Cotas Raciais -Cotas de Gênero Sexual -Cotas Sócio-econômicas

O objetivo das cotas é desenvolver a igualdade social, porém, grupos contrários à sua implantação dizem que estas ferem o direito constitucional da igualdade.

Lei do Boi (1968): primeira cota universitária que garantia o acesso de filhos de fazendeiros às universidades.

Cotas Raciais Nos últimos anos vêm crescendo a reivindicação e a implantação de cotas raciais em diversas instituições brasileiras.

No caso dos negros, hoje a porcentagem de cotas que devem obrigatoriamente ser preenchidas por negros declarados é de 20%.

Outra porcentagem de cotas vai para alunos de baixa renda, bem como descendentes de índios. Aos alunos de escola pública, está reservada uma cota de 20% e 10% está reservada aos alunos portadores de necessidades especiais.

Cotas de Gênero Sexual A cota desse tipo que merece maior destaque é a que obriga aos partidos políticos e coligações a terem o mínimo de 30% de candidatos de cada gênero sexual que concorram aos cargos legislativos nas eleições municipal, estadual e federal.

Onde já é possível encontrar cotas raciais implantadas: -Programas televisivos -Comerciais de TV; -Universidades públicas; -Universidades particulares através do PROUNI

Cotas Socio-Econômicas Merecem destaque as isenções de pagamento de impostos, de pagamento de inscrições para concursos, vestibulares e outras isenções destinadas às pessoas de baixa renda.

Cotas no Exterior No caso dos EUA, até cotas para PhD´s existem. Uma grande parte dos professores universitários brasileiros estudaram nos EUA através de cotas para latino-americanos ou para países em desenvolvimento. Outro caso é Harvard que tem cotas para indígenas.

Argumentos à Favor das Cotas O que mais se diz é que combater racismo com racismo é ironia. E de fato o é. Mas dizer isso é partir do pressuposto que o uso de cotas segrega e esse não é o caso. Aliás, é o oposto. Não se trata de dar privilégios a um grupo por considerá-lo melhor ou então menos capaz, mas sim de uma reparação histórica e social.

Também há quem diga que é apenas um paliativo e que, no fim das contas, não resolve nada. A maior parte dos negros no país não possuem as mesmas oportunidades que os brancos e não será com as cotas que isso irá mudar, mas já é um passo.

É redutivo querer taxar de racista uma ação afirmativa que visa reparar, ainda que minimamente, uma situação histórica. Lembrando que tais cotas não entregam de graça vagas em universidades públicas e que é necessário lutar por elas.

Argumentos Contra as Cotas Combater preconceito com atitudes que privilegiem determinados grupos sociais representa uma ironia e oferecer privilégios a grupos específicos significa identifica-los como menos capazes que os demais.

As cotas não tratam a causa, não resolvem a situação e servem apenas como joguete político para mandar a sujeira pra debaixo do tapete. Sem contar que disputa deveria ser baseada exclusivamente no desempenho do candidato.

Trabalho de Geografia do Brasil Grupo 1: Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras. Alunos: Gianmarco Castro Michele Dessi Sylvia Rozatto Classe: III Liceo Professor: Adrian Theodor