Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: MSc. Marcelo Machado Fernandes
Advertisements

Gerência de Riscos em Projetos
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Estudos de análise de riscos em instalações com produtos perigosos
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Resposta do Exercício sobre Árvores de Decisão
6a Aula Horacio Nelson Hastenreiter Filho
UNIDADE 07 ESTOQUES 19FX Carolina LUSTOZA Laiana Melo.
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Sessão 1- Introdução equipe.nce.ufrj.br/eber
Esta apresentação contou com auxílio da FUNDUNESP, processo No /04-DFP APLICAÇÃO DO AUXÍLIO À DECISÃO POR MÚLTIPLOS CRITÉRIOS NA SELEÇÃO DE FORNECEDORES.
AHP-Analytic Hierarchy Process
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Definição de Prioridades de Requisitos
Conceitos e Modelos de Saúde e Segurança
Suporte a Sistemas -- Introdução -- Walfredo Cirne
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Enfoque multicritério Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 3 Prof. Felipe Figueira
Redes Bayesianas Alexandre Silva Pinheiro
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
Estatística Inferencial
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Tópicos Especiais em Engenharia de Produção
1 Cap 6 – Análise e Gerência de Riscos Ricardo L Schneider FES.
Metodologia de Gestão de Projetos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Probabilidade e Estatística
Economia e Gestão ESAPL - IPVC
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
Desafios gerenciais Aula 4.
Prof. Msc. Mauro Enrique Carozzo Todaro
Redes Bayesianas - Aplicação em Risco Operacional
Probabilidade.
Probabilidade Experimento Aleatório Espaço Amostral
Gerência de Risco em Softwares
Circular Susep 249/2004 – Matrizes de Risco
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Análise de decisão Decisão em ambiente determinístico - escolher a alternativa que assume o maior benefício ou o menor custo Decisão em ambiente não determinístico.
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
CESUSC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Como pensar e agir sobre as incertezas que afetam a decisão
Economia e Gestão ESAPL - IPVC
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CAPACIDADE DE SUPORTAR RISCOS Equipe: Camila Sobral Hedirlan Arruda Joseanny Karla Maria Josiana Walter Teixeira.
Utilizando Estudos de Caso no Ensino Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Universidade Federal de Pernambuco
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Estratégia empresarial de TI Aula 1 – Decisão sob incerteza Prof. E. A. Schmitz.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA / INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software Ricardo de Oliveira Abu Hana.
ESTATÍSTICA PROBABILIDADE
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
Analytic Hierarchy Process
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Noções de probabilidades Professor: Junir Antonio Lutinski
GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE
DETEÇÃO E ESTIMAÇÃO Aula 20: Estimação Paramétrica Clássica.
Probabilidade – É a expressão na forma percentual de um determinado evento ocorrer  Em decisões de certeza, há 100% de probabilidade de que o resultado.
MODELOS DE DECISÃO António Câmara ADSA. Modelos de Decisão Modelos de decisão –modelos de decisão com incerteza –modelos de decisão com risco Modelos.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil (1967) Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza.
Preferência e Utilidade Capítulo 5 do M&C Aula nº 8 EAD – 5853 Abraham Yu Natália Eiro.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
Probabilidade Marcelo Pessoa.
Unidade 1 – Portas Lógicas Básicas – NOR, NAND, XOR e XNOR.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão Tabela de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP)

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Ambiente de decisão Certeza – o decisor sabe qual o acontecimento que vai ocorrer – uma previsão precisa é possível; Risco – O decisor não sabe qual o acontecimento que vai ocorrer mas pode estimar a probabilidade de ocorrência de um qualquer acontecimento; Incerteza – O decisor nem sequer tem informação suficiente para estimar as probabilidades dos diferentes acontecimentos.

Leis das Probabilidades: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Leis das Probabilidades: Os resultados R1, R2,..., Rn, para uma dada decisão devem ser mutuamente exclusivos e devem envolver todos os resultados possíveis, de tal forma que: P(Ri) esteja compreendido entre zero e um: 0 <= P(Ri) <= 1; A probabilidade de ocorrência do resultado i ou do resultado j seja igual à soma das respectivas probabilidades de ocorrência: P(Ri ou Rj) = P(Ri) + P(Rj). A probabilidade de que ocorra um dos resultados é unitária, isto é: P(R1 ou R2 ... ou Rn) = P(R1) + P(R2) + ... + P(Rn) = ΣP(Ri) = 1.

Matriz de Decisão C1 C2 C3 ... Cn A1 Valor11 V12 V13 V1n A2 V21 V22 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Matriz de Decisão Ações Cenários ou Estados da Natureza C1 C2 C3 ... Cn A1 Valor11 V12 V13 V1n A2 V21 V22 V23 V2n Am Vm1 Vm2 Vm3 Vmn

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão

Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão Tabela de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP)

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Uma árvore de decisão é um modelo de uma função no qual é determinado o valor de uma variável e, com base nesse valor, alguma ação é executada. A ação pode ser para a escolha de uma outra variável ou para a emissão da saída do valor da função. São normalmente construídas a partir da descrição de um problema e dão uma visão gráfica da tomada de decisão necessária. Serve para mostrar a estrutura de decisão de um processo. Os ramos da árvore correspondem a cada uma das possibilidades lógicas.

• Variáveis a serem testadas • Ações a serem executadas ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão É uma excelente ferramenta para esquematizar a estrutura lógica e para obter do usuário a confirmação de que a lógica expressada está correta. De forma clara e objetiva, permite a leitura da combinação das circunstâncias que levam a cada ação. Especificam: • Variáveis a serem testadas • Ações a serem executadas • Ordem da tomada de decisão

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Condição 2 Ações ... Condição 1 Condição 2 Ações ... Nome do processo Condição 2 Ações ... Condição 1 Condição 2 Ações ...

Assinatura de Revista Posso fazer uma assinatura ou não Se não realizar a assinatura, o programa deve processar mensagem de erro Se for nova assinatura, registrar o cliente e gerar fatura Se for renovação de assinatura, atualizar data de vencimento e gerar fatura Se for cancelamento de assinatura, excluir cliente e fazer restituição

Exemplo: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Exemplo: Gerar registro de cliente + fatura Nova assinatura Atualizar data de vencimento + fatura Sim Renovação Assinatura de revistas Marcar para excluir e emitir restituição Cancelamento Não Início do processo Condições Ações

Concessão de crédito pessoal ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Concessão de crédito pessoal “Lendo” a figura: (lado esquerdo) Se montante = médio e salário = baixo , então classe = não Se montante = médio e salário = alto, então classe = sim

Jogar tênis Antes devo verificar as condições do tempo: ensolarado, encoberto ou chovendo Se a previsão do tempo for encoberto, vou jogar Se o tempo estiver ensolarado, devo medir a umidade do ar Se a umidade do ar estiver menor ou igual a 75%, vou jogar, senão, não haverá jogo Se a previsão do tempo for de chuva, devo verificar a situação do vento Se estiver ventando eu não vou jogar, caso contrário estarei jogando

Jogar Tênis

Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão Tabela de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP)

A tabela tem os seguintes componentes: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão A tabela tem os seguintes componentes: Condições: variáveis a ter em conta para a tomada de decisão (vão ser avaliadas) Ações: conjunto de operações a desenvolver condicionadas pelas respostas das condições Regras: conjunto de situações que se podem verificar em resposta ás condições.

Exemplo: Assinatura de revista ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Exemplo: Assinatura de revista Transação válida N S Nova assinatura - Renovação Cancelamento Processar mensagem de erro X Criar registro de cliente Gerar fatura Atualizar data de vencimento Marcar para exclusão Emitir restituição Regras

Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Sistema de Decisão Matriz de Decisão Árvore de Decisão Tabela de Decisão Analytic Hierarchy Process (AHP)

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão A aplicação do AHP inclui e mede todos os fatores importantes, qualitativa e quantitativamente mensuráveis, sejam eles tangíveis ou intangíveis, para aproximar-se de uma proposta mais realista. A metodologia baseia-se no princípio de que para a tomada de decisão, a experiência e o conhecimento das pessoas é tão valioso, quanto os dados utilizados.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão O AHP é um método que caracteriza-se pela capacidade de analisar um problema de tomada de decisão, através da construção de níveis hierárquicos, ou seja, para se ter uma visão global da relação complexa inerente à situação, o problema é decomposto em fatores. Os objetivos finais devem estar no topo, seguidos de seus sub-objetivos, imediatamente abaixo, as forças limitadoras dos decisores, seus objetivos e por fim, os vários resultados possíveis, os cenários.

Fluxograma geral do AHP

Estrutura hierárquica básica ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Estrutura hierárquica básica

Exemplos de Estrutura hierárquica ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Exemplos de Estrutura hierárquica

Exemplos de Estrutura hierárquica ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Curso de Engenharia de Produção Automotiva Sistemas de Apoio Gerenciais e Tomada de Decisão Exemplos de Estrutura hierárquica FIM