no Setor Ferroviário Brasileiro

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Transcrição da apresentação:

no Setor Ferroviário Brasileiro Impactos do PNLT no Setor Ferroviário Brasileiro 29º SEMINÁRIO DE LOGÍSTICA – SUPRIMENTOS, PCP E TRANSPORTES Vicente Abate - Presidente da ABIFER Joinville - 18 de junho de 2010

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

HÁ MAIS DE 30 ANOS, A ABIFER ESTÁ SEMPRE EM AÇÃO...

HÁ MAIS DE 30 ANOS, A ABIFER ESTÁ SEMPRE EM AÇÃO...

ABIFER NOSSA MISSÃO Fomentar a expansão do transporte ferroviário no Brasil, através de ações de apoio às concessionárias de carga e de passageiros, e a seus usuários, objetivando também o crescimento da indústria ferroviária instalada no Brasil.

ABIFER NOSSA VISÃO NOSSOS VALORES Ser a entidade de referência nos temas relacionados ao transporte ferroviário no Brasil e na América Latina. NOSSOS VALORES > Foco no Brasil > Crença no Negócio > Crescimento Sustentado > Transparência nas Ações > Geração de Valor > Motivação Setorial

ASSOCIADAS QUEM SOMOS 1 Fabricantes de equipamentos, sistemas e componentes para o setor ferroviário de carga e de passageiros 2 Empresas de projetos, consultoria e serviços

ASSOCIADAS

ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM PRODUTOS > Locomotivas Diesel-Elétricas e Diesel-Hidráulicas > Vagões de carga de todos os tipos > Vagões siderúrgicos > Trens Unidades Elétricos para Metrôs e Subúrbio > Trens de Alta Velocidade – TAVs > Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs > Monotrilhos > Sistemas de Freio, Choque e Tração, Sinalização e Telecomunicação > Truques, Engates, Rodas, Eixos e Molas > Materiais para via permanente > Fixações elásticas l Talas de junção l Aparelhos de mudança de via l Dormentes l Soldagem de trilhos

ASSOCIADAS ATUAÇÃO EM SERVIÇOS > Engenharia > Consultoria > Manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários

12000 600 100 CAPACIDADES MAIS DE MAIS DE VAGÕES DE CARGA As associadas da ABIFER apresentam números significativos em capacidade de produção anual MAIS DE MAIS DE 12000 600 100 VAGÕES DE CARGA CARROS DE PASSAGEIROS LOCOMOTIVAS

NÚMEROS DE PRODUÇÃO

VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 294 2.500 1.022 5.118 1.327 3.668 7.249 4.740 2.399 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

VAGÕES PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 30.000 / 35.000 30.600 11.500 > PRODUÇÃO POR DÉCADA 30.000 / 35.000 30.600 11.500 3.400 27.900 10(P) 00 90 80 70

CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 217 500 / 550 438 447 283 113 179 45 79 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

CARROS DE PASSAGEIROS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 4.000 1.930 POR DÉCADA 4.000 1.930 640 1.460 950 10(P) 00 90 80 70

LOCOMOTIVAS PRODUÇÃO BRASILEIRA Fonte: ABIFER 5 60 / 70 22 30 14 6 2002 2010 2009 2008 2007 2006 2005 2004 2003 (P)

INOVAÇÕES DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA

PROJETOS INOVADORES DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA > Vagões de elevada capacidade, para transporte de minério de ferro, com peso bruto máximo de 150 t e truques de 37,5 t/eixo; > Vagões graneleiros com sistema de descarga longitudinal e acionamento simultâneo de portas por apenas um operador; > Vagões tanques para transporte de gás natural liquefeito, para abastecimento de locomotivas em movimento; > Freio eletro-pneumático para vagões de carga; > Rodas ferroviárias de aço microligado; > Locomotivas diesel-elétricas de 4.400 HP, corrente alternada; > Locomotivas diesel-hidráulicas, para manobra e linha; > Sistema CBTC de sinalização completamente automático (driverless); > Carros de passageiros com ar condicionado, circuito fechado de TV e itens de acessibilidade como portas mais amplas para cadeirantes; > Fixações pré-montadas em metrôs, que atenuam os ruídos e as vibrações da via permanente; > Utilização de dormentes de concreto em larga escala, favorável ao meio ambiente.

VAGÃO GÔNDOLA PARA MINÉRIO DE FERRO Fonte: AmstedMaxion P.B.M.T. (t) > VAGÃO GÔNDOLA PARA TRANSPORTE DE MINÉRIO DE FERRO BITOLA LARGA P.B.M.T. (t) Tara do vagão (t) Carga útil (t) Ganho de carga (t) Ferrovia Estatal (até 1997) 120 25 95 - VALE e MRS (2000) 19 101 6 (2007) 130 111 10 VALE* (2009/2010) 150 21 129 18** * Em fase de testes na E.F.Carajás I ** 34 t acumuladas

VAGÕES HOPPER AÇÚCAR FERTILIZANTE GRÃO E FARELO DE SOJA LASTRO COM DESCARGA AUTOMÁTICA PLACA PARA ENERGIA SOLAR MINÉRIO DE FERRO COM DESCARGA AUTOMÁTICA FOSFATO COM DESCARGA AUTOMÁTICA

VAGÕES DIVERSOS PARA AUTOMÓVEIS PARA COMBUSTÍVEIS PLATAFORMA ARTICULADA FRIGORÍFICO DOUBLE STACK (em desenvolvimento)

CARROS DE PASSAGEIROS Plano Expansão SP

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS VLT - Brasília

LOCOMOTIVAS

NÚMEROS DAS CONCESSIONÁRIAS

MOVIMENTAÇÃO DE CARGA TRANSPORTADA PELAS FERROVIAS

CONTÊINERES QUANTIDADE DE CONTÊINERES 1997-2009

INVESTIMENTOS NO SETOR FERROVIÁRIO BRASILEIRO

INVESTIMENTOS 1 bilhão INDÚSTRIA FERROVIÁRIA > Modernização e ampliação das instalações fabris, novas fábricas e novas tecnologias 1 bilhão (período 2003 a 2009)

INVESTIMENTOS NAS MALHAS CONCEDIDAS

INFRAESTRUTURA Fonte: Ministério dos Transportes

INVESTIMENTOS 147,6 34,6 23 15 220,2 PREVISTOS R$ bilhões 147,6 > No Plano Nac. de Logística e Transportes I 2008 a 2023 34,6 > No Trem de Alta Velocidade I 2011 a 2016 23 > No Plano Expansão São Paulo I 2007 a 2011 15 > Para a Copa do Mundo 2014 I 2010 a 2014 220,2 < TOTAL

PNLT PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES

> Retomada de uma tradição do Ministério dos Transportes RESGATE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES > Retomada de uma tradição do Ministério dos Transportes > Constituição de base de dados georreferenciados > Racionalização energética e econômica da matriz de transportes > Integração do conceito de territorialidade ao planejamento > Consideração de aspectos logísticos (custo & tempo) > Participação dos segmentos interessados Setores produtivos Usuários Transportadores Governos dos Estados (áreas de Planejamento e Transportes)

1. Planejamento nacional, de caráter indicativo PNLT: 10 IDEIAS-FORÇA 1. Planejamento nacional, de caráter indicativo 2. Plano para o Estado brasileiro, não plano de um governo 3. Continuidade como processo de planejamento permanente no Ministério dos Transportes 4. Atrelado a uma visão de desenvolvimento econômico de médio e longo prazo, considerando o contexto global. Não é um simples portfólio setorial de projetos 5. Planejamento do sistema federal de transportes, mas com um caráter nacional e federativo;

7. Enfoque não tradicional, considerando fatores logísticos PNLT: 10 IDEIAS-FORÇA 6. Orientado para a multimodalidade e racionalidade da matriz de transportes 7. Enfoque não tradicional, considerando fatores logísticos 8. Enfoque não tradicional , considerando fatores de nexo político 9. Gestão institucional do plano – readequação das estruturas de planejamento do setor federal de transportes 10. Compromisso com o território, a segurança nacional e o meio ambiente.

> Aumento da eficiência produtiva em áreas consolidadas (AEP) METAS DO PNLT Enquadrar e validar os projetos de transporte em vetores logísticos estruturantes do desenvolvimento social e econômico do País, considerando os seguintes objetivos: > Aumento da eficiência produtiva em áreas consolidadas (AEP) > Indução ao desenvolvimento de áreas de expansão de fronteira agrícola e mineral (IDF) > Redução de desigualdades regionais (RDR) > Integração regional sul-americana (IRS)

Total de investimentos necessários: R$ 291 bilhões. PORTFÓLIO DO PNLT Mapeamento dos projetos relevantes em transportes, visando alcançar os objetivos do planejamento, com um horizonte até o ano de 2023: Portfólio de investimentos com 917 projetos envolvendo os modos rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário, aeroportuário e dutoviário em todo o País. 332 projetos são de rodovias, 96 são de ferrovias e 51 são de hidrovias Total de investimentos necessários: R$ 291 bilhões. Projetos ferroviários: R$ 148 bilhões.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

EXPANSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA Fonte: Ministério dos Transportes

EF - 151 (Ferrovia Norte-Sul) Panorama/SP - Rio Grande/RS (1.600 km) EXPANSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA Fonte: Ministério dos Transportes EF - 151 (Ferrovia Norte-Sul) Panorama/SP - Rio Grande/RS (1.600 km)

ATUAL E FUTURA MATRIZ DE TRANSPORTE DE CARGA Estimativas ABIFER Fonte: PNLT/ MT ATUAL E FUTURA Estimativas ABIFER 35 41 50 Extensão (km 1000) 30 33 35 Participação (%)

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS

Objetivos TRENS REGIONAIS > Promover a integração regional > Desenvolver empreendimentos imobiliários e de serviços ao longo do trecho > Minimizar a ociosidade de trechos ferroviários

TRECHOS PRIORITÁRIOS ESTADOS TRECHOS SE São Cristóvão – Aracaju - Laranjeiras PR Londrina – Maringá RS Bento Gonçalves – Caxias do Sul PE Recife – Caruaru RJ Campos – Macaé MG Belo Horizonte – Ouro Preto / Conselheiro Lafaiete SC Itajaí – Blumenau – Rio do Sul RS Pelotas – Rio Grande SP Campinas – Araraquara RJ Santa Cruz – Mangaratiba MG Bocaiúva – Montes Claros – Janaúba SP São Paulo – Itapetininga BA Conc. da Feira – Salvador – Alagoinhas MA / PI Codó(MA) – Teresina(PI)

TAV O TREM DE ALTA VELOCIDADE

TAV PROJETOS MALHA DE ALTA VELOCIDADE NO BRASIL

TAV PROJETOS Em curso Campinas > São Paulo > Rio de Janeiro I EF 222 Extensão: 511 km Valor estimado do projeto: R$ 34,6 bilhões Em estudo São Paulo > Curitiba Campinas > Uberlândia Campinas > Belo Horizonte Extensão: 1.480 km

TAV IMPACTOS ESPERADOS Geração de empregos Redução no deslocamento Desenvolvimento tecnológico Redução no deslocamento Ajuste na demanda: rodovias e aeroportos Redução de poluentes Redução de congestionamentos

TAV PLANTAS PARA MONTAGEM DO TAV NO BRASIL IESA TTRANS CAF AMSTEDMAXION/BOMBARDIER CAF SIEMENS ALSTOM

TAV NACIONALIZAÇÃO A indústria ferroviária brasileira possui capacidade instalada para fabricar e montar o TAV no Brasil. Dispõe de um corpo técnico altamente especializado, capaz de absorver a tecnologia de ponta que será transferida através do Governo Federal.

TAV NACIONALIZAÇÃO A ABIFER apoia integralmente o projeto do TAV brasileiro e defende um conteúdo nacional mínimo de 60% na fabricação dos equipamentos e sistemas ferroviários.

OBRIGADO! Vicente Abate Presidente ABIFER Tel: (11) 3289-1667 vicenteabate@abifer.org.br www.abifer.org.br