AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite crismilk@if.usp.br, ramal 7004, sala.

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APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite crismilk@if.usp.br, ramal 7004, sala 317 da Ala II

os cursos 1º semestre 2º semestre O que é uma monografia A busca por um tema e um orientador Como se faz uma pesquisa 2º semestre Execução da pesquisa Entrega da monografia

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Bloco I O que é pesquisa em Ensino de Física? Qual é a natureza dessa pesquisa? Bloco II Exemplares de pesquisa e seus elementos Bloco III Panorama da área e de seus resultados Bloco IV Elaboração e apresentação de um projeto de pesquisa

Atividades durante o curso Atividades semanais durante as aulas e em casa (de Fevereiro a Junho) Apresentação e discussão do projeto de pesquisa (Junho) Redação do projeto de pesquisa (de Março a Junho) Entrega do Projeto de Pesquisa (Junho) Apresentação da pesquisa em andamento (Outubro) Entrega da Monografia (Novembro)

Algumas orientações gerais TEMA – livre escolha!  vinculação com o ensino de física NATUREZA DO TRABALHO - ampla!  análise de materiais didáticos, propostas didáticas seguida de análise, levantamento da realidade ou de representações, avaliação de propostas didáticas ... EXTENSÃO – uma estimativa projeto: em torno de 10 páginas e a monografia: 50 a 60 páginas. ORIENTADOR – geralmente, docente do IF e/ou da FE

...apresentações entre colegas... Nome Momento do curso (tem os 100 créditos?) Deseja fazer a monografia ou apenas o curso Introdução à Pesquisa? Motivos para a escolha de fazer a monografia/introdução à Pesquisa... Alguma ideia inicial de pesquisa? Algum orientador em vista?

PROJETO DE PESQUISA INTRODUÇÃO Capa contendo resumo, título e assinatura do orientador (se houver) INTRODUÇÃO CONTEXTO DA QUESTÃO OBJETIVO ESPECÍFICO DO TRABALHO ESTRATÉGIA, METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS - para o desenvolvimento do trabalho CRONOGRAMA – indicação detalhada das etapas a serem desenvolvidas REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://moodle.stoa.usp.br MONITORIA

... algumas necessidades e aprendizados Investigação constante Leitura e escrita Reflexão e análise contínua Paciência e esperança Discussão fundamentada Disciplina e envolvimento Mente inquieta

PARA QUEM? PARA QUÊ? POR QUÊ? Monografia para a Licenciatura Introdução à Pesquisa em Ensino de Física PARA QUEM? PARA QUÊ? POR QUÊ?

CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR PAULO FREIRE Leitura preliminar CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO ATO DE ESTUDAR PAULO FREIRE

Referências bibliográficas Dados importantes: Autor, ano, título, cidade, editora, edição, páginas. BAXTER, J. (1989). Children's understanding of familiar astronomical events. International Journal of Science Education, 11(special issue), pp. 502-513. BISCH, S.M. (1998). Astronomia no 1º grau: Natureza e Conteúdo do Conhecimento de Estudantes e Professores. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. BRASIL (1997). O guia do livro didático. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC. CANALLE, J.B.G. (1998). Oficinas de Astronomia. Disponível em: www.telescopiosnaescola.pro.br/oficina.pdf . Acesso em: 12 de setembro de 2004. CASATI (2001). A descoberta das sombras: de Platão a Galileu, a história de um enigma que fascina a humanidade. São Paulo: Companhia das Letras. LEITE, C., MOZENA, E.R. (2003). A Física no ensino de Ciências no Brasil: condicionantes históricos. Atas da XIII Reunión Nacional de Educación en Física. Río Cuarto, Argentina. Site com algumas diretrizes: http://www.teses.usp.br/info/diretrizesfinal.pdf http://www.teses.usp.br/info/Caderno_Estudos_9_PT_2.pdf

Exercício 1- primeira intenção... em aula Escreva um pequeno texto contento as seguintes informações (se possível descreva o contexto...): O que desejo compreender melhor? O que me inquieta? O que gostaria de me aprofundar em relação ao ensino de física? Não importa não saber respostas, neste momento, mas é preciso ter um eterno pensar sobre as perguntas.

Até a próxima aula! Atenção! Os alunos que não têm os pré-requisitos para cursar a disciplina e os alunos especiais... Fiquem para uma conversa...