Formação Comercial de Promotores do Grande Varejo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Santé Hospitalar Santé Hospitalar é uma distribuidora de produtos para a área médica, trabalhando junto aos hospitais, clínicas e médicos tanto do setor.
Advertisements

UNIDADE 05 – ECR / Implementação de Reposição Eficiente.
INAUGURAÇÃO.
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
A Visão de Supply Chain na Empresa A Visão de ECR na Empresa
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
Comunicação Integrada de MKT
FASES DO EXERCÍCIO 1ª FASE : Seleção da edificação que participará do exercício 2ª FASE: Visita à Edificação para entrega do convite de participação. 3ª.
Procedimentos - Devolução
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Turma 14 Grupo J Subgrupo X Maria Izabella Lima e Suzane dos Santos
Administração de Vendas
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
TRADE MARKETING.
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
Orientações ao líder sobre o uso deste material
Logística Empresarial
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.
As transformações da logística
ABC OFFICE SHOP J04, 19Y Ana Luiza Rodrigues Luma Batista
Perguntas O custo total de um estoque é o custo de aquisição mais o custo de envio. Um estoque é necessário quando o custo da falta de estoque é maior.
A inadimplência pode comprometer o sucesso do distribuidor Yes!
COSMÉTICOS – CUIDADOS PESSOAIS – NUTRACÊUTICOS – ALIMENTOS
DEMONSTRAÇÃO BANCA LIGHT
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Integração de NF-e PROJETO REC
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
Apresenta!!!.
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
Superintendência: Alair Área: COCAMAR
Encontre os vazamentos! Não faz o menor sentindo abrir o registro de água se a tubulação está fechada… É hora de limpar as áreas de queixas e aumentar.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Contabilidade Comercial
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Cadastro de Produto.
Braspress ROTEIRO DE ATENDIMENTO
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Cadastro de Produto 1 IdentificaçãoCOM_001 Data Revisão24/08/2013.
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Categorias É um grupo distinto e GERENCIÁVEL de produtos / serviços que os consumidores percebem ser inter-relacionados e / ou substituíveis na satisfação.
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
Programa de PREVENÇÃO DE PERDAS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Acompanhamento de Clientes
icms armazém geral icms armazém geral
Logística empresarial – Unidade 5 – Grupo 19N Bruno Pinheiro – 09/ Laís Romero – 09/ Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Implementações Versão 10.2
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Como controlar o estoque
Cadastro de Produtos. Objetivo : cadastrar todos produtos do estabelecimento utilizados no sistema. Observação: Antes de cadastrar os produtos no sistema,
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Compras - Cadastro de Produto 1. Objetivo Cadastrar todos produtos do estabelecimento, os mesmo serão utilizados nas movimentações de entradas e saídas.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
CARREIRA COMERCIAL CHAVES PARA O CRESCIMENTO DE EQUIPE
O QUE FAZER COMO FAZER QUEM QUANDO ONDE REALIZADO PORQUE 1Conhecendo o produto por suas vantagens e descontos. 2 Treinamento ou auxilio do gerente 3Vendedor.
Transcrição da apresentação:

Formação Comercial de Promotores do Grande Varejo

Objetivo Capacitar o Promotor para a atuação comercial em Lojas do grande varejo. Nivelar o conhecimento sobre as principais atividades cotidianas Estimular a criatividade

Quem é o promotor? Dinap Distribuidor Supervisor Promotor Loja Consumidor É o profissional que representa, no dia-a-dia, o Distribuidor nos supermercados Por ter contato direto e constante com o cliente, o promotor é a referência dos serviços prestados pelo Distribuidor Brain Storming - qual a função do promotor

Principal função PROMOVER VENDAS! Loja Gerente da categoria Gerente da Loja

Dia a dia do promotor Abastecer a loja Expor os produtos nos displays, stripers, pontos extras, etc Detectar oportunidades promocionais Fazer manutenção dos displays/produtos Preparar/devolver o encalhe Monitorar as vendas de nossos produtos e da concorrência Planejar e executar idéias novas constantemente Estabelecer bons relacionamento

Quem é quem na rede/loja Interlocutor da rede Interlocutor da Indústria A Matriz Comprador Diretor de Categoria Supervisor de Vendas/Consultor Comercial Gerente de Vendas O Recebimento Recebedor Entregador Distribuidor ou coordenador A Loja Gerente de Setor Diretor de Loja Promotor Distribuidor ou coordenador Supervisor de vendas Conhecer a estrutura das redes/lojas é imprescindível para a conquista de novas oportunidades

Excelente relacionamento com todos da loja

O roteiro do promotor deve estar em sintonia com a rota do entregador Abastecimento Principais atividades: Entregar o Pedido a cada semana Abastecer, com produtos novos, os displays de acordo com os princípios básicos de exposição Retirar produtos vencidos e/ou solicitados na chamada de encalhe Realizar, dentro dos prazos, o roteiro de visitas pré-estabelecido pelo coordenador Registrar na loja sua entrada e saída Mantenha contato constante com o entregador O roteiro do promotor deve estar em sintonia com a rota do entregador

Mix de Produtos SORTIMENTO O mix de produtos de cada loja é definido a partir de duas óticas Contato com o Distribuidor/Coordenador/Promotor Que terão o papel de absorver informações sobre o perfil da loja: público, check stand(quantidade e formato) Informações do Produto X Mix da loja Caracterísicas do produto , histórico de vendas, perfil da loja (AB, BC, ou CD), perfil de leitores, quantidade de displays e sugestão dos promotores Solicite ao seu Coordenador/Distribuidor um ranking loja a loja dos produtos mais vendidos. Isso trará maior poder de decisão na exposição dos produtos

Gestão de estoques e categorias Mix loja a loja Ferramenta de gerenciamento para o distribuidor e para o promotor.

Exposição TÉCNICA “PÃO QUENTE” Premissas por prioridade O objetivo principal de uma boa exposição é elevar ao máximo a compra por impulso. TÉCNICA “PÃO QUENTE” Premissas por prioridade 1º Revistas que vendem mais na loja e no mercado de revistas 2º Revistas mais recentes 3º Edições promocionadas, com brinde eventual ou de aniversário 4º Revistas com maior volume físico 5º Infantis sempre nas prateleiras baixas 6º Masculinas (Vip, Sexy, Playboy) nas prateleiras altas.

Exposição Considerar Periodicidades Semanais : Giro rápido Manter boa exposição durante pelo menos os 5 primeiros dias (expor na parte superior dos displays) Quinzenais :Giro rápido Precisam ter boa exposição durante pelo menos os 10 primeiros dias. Mensais Grande concentração de vendas nas 3 primeiras semanas. Manter boa exposição durante pelo menos os 20 primeiros dias.

Exposição IMPORTANTE ! Produtos com venda representativa nos últimos dias/semanas podem ser mantidos Produtos com venda constante devem ter boa exposição, pois a venda está concentrada nos primeiros dias Se houver pouco espaço nos displays a revista que substituir deve ter melhor performance Evite a repetição de títulos no mesmo display, exceto nos casos em que não existam revistas suficientes no display Os displays do check stand NÃO PODEM FICAR VAZIOS. Se os displays não estiverem preenchidos de revistas o supermerdado retira os displays e preenche os espaços com outros produtos.

Exposição Abril CHECK STAND Os produtos Abril DEVEM ficar na parte superior dos displays ABRIL Abril concorrência concorrência

Exposição Abril CHECK STAND Neste exemplo os produtos ABRIL devem ficar onde a fila começa Abril concorrência

Exposição CHECK STAND Neste caso o display com as revistas ABRIL devem ficar no mesmo lado em que o consumidor irá passar seus produtos na esteira

Exposição Rodízio de revistas entre displays distribuir o reparte em todos os displays intercalar quando o reparte for insuficiente redistribuir quando a revista não estiver vendendo no atual display

Títulos concorrentes em nossos Displays ou check-outs fechados! Exposição Títulos concorrentes em nossos Displays ou check-outs fechados! NUNCA

Devolução 1- Contagem de revistas Faça a contagem das revistas recolhidas de acordo com a Chamada de Encalhe (CE) Recolha todo o encalhe, exemplares avariados e edições vencidas Procure ao redor dos ponto de exposição por exemplares “perdidos”, pois muitas vezes revistas retiradas dos displays não são devolvidas.

Devolução 2 - Chamada de Encalhe Preencher a CE em 3 vias: 1ª Via : entregue a loja para a emissão da nota fiscal de devolução. Essa via DEVE ser anexada a nota fiscal para a devolução do pedido Atenção: Orientar o pessoal da loja para emitir a nota fiscal de devolução, no cadastro da Editora Abril, sob o CNPJ: 02.183.757/0010-84 2ª Via: Coloque dentro da 1ª caixa da devolução 3ª Via: Ficará com o Promotor para ser entregue ao Supervisor

Devolução 3 - Etiqueta de devolução: Preenchimento da Etiqueta de devolução: “Cidade”: preencher com a cidade, o nome do Promotor e nº da guia do bloco de devolução; “Supermercado”: preencher com o nome e o bairro da loja; “Data”: preencher com a data em que foi preparada a devolução; “Nº Nota Fiscal”: este campo será preenchido pelo motorista; “Nº de Volumes”: preencher, antes da barra, com o nº da caixa e, após a barra, o nº total de caixas da devolução. Ex: Se for 1 caixa, escrever na etiqueta: 1/1; se forem 2 caixas, escrever na primeira caixa: 1 / 2 e , na segunda caixa: 2/2.

Devolução 4 - Manuseio do físico Coloque o encalhe nas caixas de devolução Lacre com a fita exclusiva do varejo Coloque a etiqueta de devolução em cada caixa 5 - Preparar caixas para devolução Defina com o responsável da loja um local para colocar as caixas de devolução Note: é importante ter um local fixo para evitar problemas na hora da transportadora retirar as caixas da loja 6 - Nota fiscal de saída da loja A nota será gerada de acordo com a via de devolução entregue pelo Promotor 7 - Retirada do encalhe físico A transportadora, após entregar o novo pedido para o cliente, recolhe as caixas de devolução existentes

“REVISTAS BONIFICADAS – NÃO PODEM SER DEVOLVIDAS “; Devolução DEVOLUÇÃO DE REVISTAS BONIFICADAS: As revistas bonificadas terão que ser guardadas em caixas separadas das caixas das revistas que serão devolvidas e deverá ser escrito nelas: “REVISTAS BONIFICADAS – NÃO PODEM SER DEVOLVIDAS “; Quando, num mesmo pedido, houver revistas bonificadas e faturadas, a devolução seguirá as seguintes regras, conforme exemplos : - Número de Vendas maior que o número de revistas bonificadas: Devolver todas as revistas restantes como encalhe. - Número de Vendas menor que o número de revistas bonificadas: Nesse caso as sobras de revistas faturadas devem ser consideradas encalhe a ser devolvido. Sobras de revistas bonificadas devem ser colocadas em caixas separadas.

Cancelamento Ocorre quando há divergência de informações entre o pedido/nota (quantidade, preço, etc) e o físico O QUE FAZER ?? Identifique o “real” motivo para a recusa de recebimento Comunique IMEDIATAMENTE seu supervisor/distribuidor Solicite ajuda para resolver o problema Gerente de Categoria, Gerente da Loja, Gerente de recebimento, etc. Brigue sempre pelo seu produto! Se o pedido não puder ser entregue, as vendas são seriamente prejudicadas

Monitoramento Comunicar imediatamente o supervisor Das Vendas Comunicar ao supervisor de vendas as sugestões de alteração de Reparte. Ele por sua vez, encaminhará as sugestões para o comercial varejo. Da concorrência Monitorar, no dia-a-dia, atividades da concorrência e quaisquer outras situações/atividades que afetem nossas vendas. Ex.: Novos títulos Espaços extras Ações promocionais Comunicar imediatamente o supervisor

(( Sucesso e boa vendas! )) Game final