Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informações Gerenciais
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Sistema de Informação Gerencial
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Profº. Carlos Roberto das Virgens
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Administração de Sistemas de Informação II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Administração Organizacional
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Sistemas de Informação
Implementação de Sistemas
Questionário de Avaliação Institucional
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Sistemas de Informação Capítulo 3
Control Objectives for Information and related Technology
Palestra 1 Apresentação da Disciplina
Sistemas de Informação Capítulo 6
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Conceitos básicos sobre organizações
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Capítulo 6 Organização.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gildo de Almeida Leonel
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
BENCHMARKING.
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
FTAD Formação Técnica em Administração
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Profª. Selma Maria da Silva
Prof. Alexandre Vasconcelos
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Técnicas e Projeto de Sistemas
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão por Competências
POT I Outubro Instrumento EAT Desenvolvida com base nos estudos de:  Warr e Allan (1998)  Holman, Epitropaki e Fernie (2001)  Validado por Pantoja.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Sistemas de Informações Gerenciais
Qualidade de Software Aula 4
Administração 2°semestre - Aula 1
Competências Direcção Liderança Gestão organizacional.
ERP.
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
E-commerce e E-business
Estruturas Organizacionais
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
Sistemas de Informação Prof Paulo Germano. Sistemas de Informação Um sistema de informação é um conjunto de componentes relacionados que recebe, trata,
Notas de aula Prof. Vicente Prado
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PETI Planejamento Estratégico de TI
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Curso: Gestão de TI - UNIP Disciplina: Sistemas de Informação Professor: Shie Yoen Fang Agosto/2011

Aula 2 Revisão Apresentação da ementa Trabalho opcional Conceitos gerais de TI

Conceito de Competência - CHA Conhecimentos – É o quanto a pessoa possui de informações sobre um determinado assunto Habilidades – É a capacidade de fazer uma determinada atividade adequadamente. Adquire-se somente com a prática e também ter um dom natural para fazer a atividade Atitudes – É a pré-disposição de uma pessoa frente a um problema em resolvê-la

Cérebro e memória Quanto mais a pessoa lê maior é a capacidade de memorizar. A mente humana tende naturalmente a modificar a realidade em função da sua percepção e dos seus sentimentos quando da recepção da informação. A mente humana esquece rapidamente o que foi apresentado. O comportamento é função dos seus valores e informações sobre um determinado assunto. Passar o exercício de comunicação solicitando que 3 pessoas saiam da sala.

Aprendizado 1/3 na escola, faculdade 1/3 com os amigos de classe, de trabalho 1/3 por conta própria O conceito está diretamente relacionado com o nível de troca de informações que o ser humano possui. Conforme a Teoria Geral de Sistemas (TGS) quanto maior a interação do ser com o meio ambiente maior será a sua capacidade de se adaptar. Lembrando que o meio ambiente está continuamente se alterando.

Definição de Ementa Ementa é um termo aplicado de modo geral, para indicar toda espécie de apontamento ou anotação tomada para lembrança, a fim de que, por aí, se produza depois o documento escrito, a fim de que se faça ou se execute o ato nela lembrado. Por exemplo, é descrição resumida das matérias e suas cargas horárias dadas numa faculdade. Uma ementa universitária, em geral, apresenta muito sucintamente as idéias gerais que serão abordadas ao longo da  disciplina na forma de um fichamento (frases soltas, de forma bem sintética). A apresentação mais detalhada dos assuntos que serão estudados, ponto a ponto, é dada no programa do curso.

Objetivo da Disciplina Avaliar os impactos provocados pelos Sistemas de Informação sobre as diferentes instâncias organizacionais frente a: Otimização dos processos decisórios resultantes da implantação e/ou modificação de SIs; Necessidade de disseminação de nova cultura organizacional; Concepção, elaboração e execução de treinamento humano; Viabilidades econômicas, financeiras e sociais de SI.

Instâncias Organizacionais Instância (Aurélio) = Qualidade do que é instante. Instante (Aurélio) = Que está para acontecer, para vir; iminente. Instâncias Organizacionais => São as várias formas nas quais a organização se apresenta e interage com o meio ambiente. Por exemplo, podemos analisar as empresas/organizações das seguintes formas: Estrutura Hierárquica (Presidente, Diretores, Gerentes, Colaboradores) Processos e Atividades (Modo de Produção/Manufatura) Valores, Políticas e Procedimentos (Cultura Organizacional) Estrutura de RH (Lotação) Infraestrutura Tecnológica (Gestão de TI) Financeiro (Receitas e Orçamentos) Clientes e Produtos (Estratégias)

Cultura Organizacional Cultura é o guia geral de comportamento, crenças compartilhadas e valores que os membros têm em comum. (Schein, Organizational culture and leadership, 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass). A cultura pode ser inferida do que as pessoas dizem, fazem e pensam dentro de um ambiente organizacional. Inclui a aprendizagem e a transmissão de conhecimentos, crenças e padrões de comportamento ao longo de um período, o que significa que a cultura de uma organização é bastante estável e não muda rapidamente. Fica regras implícitas para a forma como as pessoas devem comportar-se. As práticas administrativas também definem a cultura da empresa (Administração – Uma perspectiva global e empresarial – 13 edição – Mc Graw Hill, pág. 276). Exemplos :

Cultura Organizacional – Práticas Administrativas

Valor Uma crença relativamente permanente a respeito do que é apropriado e do que não é, que guia as ações e o comportamento dos funcionários no cumprimento das metas da organização. Existem os valores da organização e os valores pessoais que em alguns aspectos estão alinhados e em outros aspectos desalinhados. Exemplos? Você sabe quais são os seus valores pessoais em termos organizacionais?

Otimização dos processos decisórios resultantes da implantação e/ou modificação de SIs Exemplo 1 – O que acontece em termos de estrutura organizacional quando se implanta um sistema de controle de estoque em um loja de departamentos? Exemplo 2 - O que muda em uma loja de supermercado quando a decisão de compra de produtos é centralizado na matriz? Exemplo 3 – O que muda em uma fábrica em termos de processos quando se implanta um sistema de ERP? Como devem ser rateados os custos deste novo sistema e também os custos de manutenção desse software?

Necessidade de disseminação de nova cultura organizacional Exemplo 1 – O que acontece em termos de valores, políticas e procedimentos quando se implanta um sistema de controle de ponto? Exemplo 2 – O que acontece em termos de valores, políticas e procedimentos quando se implanta um sistema de aprovações de documentos ou um sistema onde possibilita acesso a informações confidenciais de clientes? Exemplo 3 – O que acontece em termos de valores, políticas e procedimentos quando se implanta um sistema de atendimento a usuários com um padrão de serviço acordado? Por exemplo agendamento de serviços de uma concessionária de veículos.

Concepção, elaboração e execução de treinamento humano Exemplo 1 – O que acontece em termos de processos de admissão de funcionários quando o cargo pressupõe o uso de algum sistema automatizado? Exemplo sistema de atendimento de Call Center. Exemplo 2 – O que acontece na área de treinamento quando a empresa aumenta o seu nível de automatização? Exemplo 3 – O que acontece na parte de treinamento quando se implanta um sistema de aprovações de documentos ou um sistema onde é possível o acesso a informações confidenciais de clientes?

Viabilidades econômicas, financeiras e sociais de SI Exemplo 1 – Todas as empresas de comércio estão aderindo a loja virtual. Quanto custa para a empresa abrir e manter uma loja virtual? É viável economicamente e financeiramente? Exemplo 2 – Um empresário tem uma pequena loja de materiais de construção. Vale a pena financeiramente ter um sistema de controle de vendas e estoque? E para um pequeno supermercado de esquina? E para uma padaria? Exemplo 3 – Se ao implantar um sistema que automatiza vários processos atuais de uma empresa e esta tem que, ao implantá-lo, dispensar centenas de funcionários. Como fazer isso acontecer?

Trabalho opcional O objetivo deste trabalho é ajudar os alunos a investigarem todas as necessidades para poder fazer uma análise de viabilidade econômica de um projeto de TI. Este trabalho valerá até um ponto adicional na nota final dos componentes do grupo. Se for em grupo, no máximo 5 pessoas e no mínimo 2 pessoas. O objetivo é identificar todas as atividades e quais os custos envolvidos para abrir uma loja virtual e para mantê-la. Identificar também quais os impactos operacionais e financeiros que a nova loja virtual irá gerar em relação as existentes na loja física. Ao final estarei disponibilizando todos os trabalhos com comentários finais para todos os alunos da classe. Um trabalho de no máximo 5 páginas além da capa.

Conceitos Sistema Usuário final Dado Informação Sistema de Informação Tecnologia Tecnologia da Informação

Sistema Do grego sýstema, “reunião, grupo” Aurélio – 1. Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação. 2. Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada. O’Brien: “É um conjunto de componentes com limites bem-definidos, trabalhando juntos para alcançar uma série de objetivos comuns”

Dado Elemento de informação, ou representação de fatos ou de instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão por meios automáticos.

Usuário final O usuário final é a pessoa que vai usar o sistema de informação para a execução das suas atividades. Chamamos também de usuário final o responsável pela área que irá pagar pelo desenvolvimento e manutenção do sistema de informação. Mesmo que apresentado no singular, assume-se que são várias áreas e várias pessoas que utilizam o mesmo sistema de informação.

Informação Fonte: Aurélio Dados acerca de alguém ou de algo. 2. Conhecimento. 3. Notícia. 4. Instrução, Direção. 5. Informática: Coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de se objetivar um processamento. O’Brien – pág. 32 “Um dado colocado em um contexto útil e significativo para o usuário final” Significativo => que é importante neste momento para as atividades atuais do usuário final

Exemplos Por que ao preencher os dados para abrir uma conta bancária não são pedidos a cor da sua preferência ou que time você torce? Em que situação esses dois dados seriam úteis e significativos para o usuário final?

Sistema de Informação O’Brien: Um Sistema de Informação (SI) pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização. (Lembrando sempre que informações tratadas nos SIs são somente aquelas que são úteis e significativos para o usuário final.)

Utilidade da Informação Quanto maior a quantidade de informações tratadas maior é o custo e o tempo do seu processamento Quanto maior a quantidade de informações (úteis e com significado) maior a possibilidade de usar essas informações para aumentar o desempenho da empresa Pergunta: Qual é o ponto de equilíbrio para decidir quais informações estarão sendo tratadas nos sistemas de informação?

Tecnologia da Informação O’Brien: “Compreende o uso de vários hardwares, softwares, redes de computadores e componentes de gerenciamento de dados necessários para o sistema de informação funcionar.” Quando o Sistema de Informação usa TI para o seu funcionamento dizemos que é um Sistema de Informação Automatizado ou Baseado em Computador.

Exercício de “Informação” – Em grupo Suponha que você esteja abrindo uma videolocadora. Como você está começando agora o negócio, decidiu que vai montar um sistema de informação manual para apoiar as atividades da empresa. Quais dados constarão na ficha de cadastro? Quais dados constarão na ficha de locação do cliente? Tem mais alguma ficha que você acha importante criar? Qual é o procedimento do atendente quando o cliente alugar um filme?

Exercício de “Informação” – (Cont.) Qual é o procedimento para responder a uma consulta de disponibilidade de um filme? Qual é o procedimento para fazer uma reserva de filmes para o cliente? Quando for comprar fitas para abastecer a videolocadora, quais as informações que você precisa para decidir se compra uma determinado filme ou não e também qual quantidade comprar (Tomada de Decisão)?