Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
MEIOS DE PAGAMENTO.
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MACROECONOMIA.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
CAP. 10 ECONOMIA INTERNACIONAL
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Movimentos Internacionais de Fatores
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Aula 20 Fluxos de renda e tendência ao desequilíbrio
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
BP Considere as seguintes operações entre residentes e não residentes em um país, num determinado período de tempo, em unidades monetárias: - exportações.
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Anos 1980: Rumo perdido.
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Curso Contabilidade Social –Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO DE CÂMBIO (Taxa de Câmbio)
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Questão Cambial Prof. Paulo Adani
Economia Internacional CEAV Parte 7
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Parte II: Determinantes do Produto
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
Macroeconomia Política Fiscal
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula de Economia Política
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2014
POLÍTICA CAMBIAL.
Contabilidade Nacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país. Documento.
O Setor Externo da Economia
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
CONTAS EXTERNAS GRUPO: Charlot Clarissa Flávio Henrique Polianne.
BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
Introdução à Macroeconomia
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Déficit Público e Dívida Pública
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
SETOR EXTERNO
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 07 Fundamentos do Comércio Internacional, Taxa de Câmbio e Estrutura do Balanço.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
O setor externo Aula 11.
Amaury Gremaud HEG II Sistema Monetário Internacional: conceitos e definições.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Baseado na Obra: Economia – Micro e Macro Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Macroeconomia: O Setor Externo
Transcrição da apresentação:

Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira IEC - PUC - MINAS

Estrutura do Balanço de Pagamentos Registro estatístico - contábil das transações econômicas realizadas entre residentes de um país com os residentes dos demais países. Transações Autônomas: Motivadas por interesses de empresas,consumidores ou governo Compensatórias: Financiamento pelo Governo do Saldo das Autônomas

Contas do Balanço de Pagamentos Balanço de Transações Correntes - Somatório dos Balanços Comercial, de Serviços e Transferências Unilaterais. Déficit: Gera necessidade de Investimentos e/ou Empréstimos Externos e Redução de Reservas Internacionais

Contas do Balanço de Pagamentos Balança Comercial - Comércio de Mercadorias . Se exportações FOB > Importações FOB, superávit. Balanço de Serviços e Rendas - Registra serviços pagos e recebidos - fretes, seguros, viagens internacionais(serviços) e lucros, juros, royalties e assistência técnica (rendas). - Transferências Unilaterais - Registram doações interpaíses

Contas do Balanço de Pagamentos Conta de Capital e Financeira Conta de Capital - Transferências unilaterais de capital e Bens não financeiros não produzidos (maarcas e patentes) Conta Financeira – Variações no Ativo/Passivo externo do país: Transações financeiras puras - ações, empréstimos, Movimentos Autônomos de Capital - Investimentos diretos de empresas, empréstimos e financiamentos e capitais de curto prazo. Movimentos Induzidos de Capital - Financiamento do Saldo do Balanço de Pagamentos

Contas do Balanço de Pagamentos Conta Haveres da Autoridade Monetária: Atrasados Comerciais (quando não paga obrigações) e Empréstimos de Regularização do FMI( problemas de liquidez). Erros e Omissões - Diferença entre Financiamento do Resultado e a soma de Transações correntes e Movimentos de Capitais

Mercado Cambial e Taxa de Câmbio Taxa de Câmbio: Medida de Conversão da Moeda Nacional em Moeda de Outros Países. Determinação:Institucionalmente (decisão de autoridades econômicas) - Funcionamento do Mercado - Flutuam automaticamente, de acordo com demanda e oferta de divisas

Mercado Cambial e Taxa de Câmbio Política Cambial : alterações nas Taxas de Cambio. Regime de Taxas Fixas de Cambio: BACEN fixa antecipadamente a taxa de Cambio Regime de Taxas Flutuantes: Determinada pelo mercado. Bandas Cambiais: BACEN fixa limites inferior e superior de flutuação.

Mercado Cambial e Taxa de Câmbio Políticas Comerciais - Mecanismos que interferem no Fluxo de Mercadorias e Serviços. Tarifas sobre Importações/ Exportações Aumento- Proteção da produção interna Redução - Abertura externa. Regulamentação do Comércio externo estabelecimento de quotas, proibições ou entraves às importações e estímulos às exportações.

Mercado Cambial e Taxa de Câmbio Fatores Determinantes do Setor Externo: Preços Externos em moeda Estrangeira Taxa de Cambio - Aumento da taxa de Cambio estimula exportações, redução estimula importações. Renda Mundial - Aumento estimula exportações nacionais - Subsídios e Incentivos às Exportações

Fundamentos do Comércio Internacional: Teoria das Vantagens Comparativas Teoria Clássica - Especialização na produção dos bens de menor custo relativo e de maior eficiência. Importa bens em que é menos eficiente. Limitação : Estática, não considera mudanças nas estruturas de oferta e demanda ,nas relações de preço entre produtos negociados no mercado internacional em função do aumento de renda dos países

Estruturalista produtos manufaturados têm elasticidade-renda maior que um, e os produtos primários menor que um. Crescimento da renda favorece o aumento da demanda de produtos manufaturados Subdesenvolvidos ficam com pequena parte do mercado (produtos primários). Resultado: déficit crônico no balanço de pagamentos.