SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
Advertisements

Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Sistema de Informação notificação e rotinas
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Sistema de Informações
Contribuição da Tecnologia da Informação
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
SIGES Gestão da Saúde Pública.
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
MARINGÁ.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO Rose Miranda da Silva Residente de Administração – Gestão Hospitalar no HU/UFJF.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Foco de Atuação: Atenção Básica
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Lílian Rodrigues de oliveira
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Sistemas de Informação em Saúde
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Sistema de Informação em Saúde
Gestão da Saúde Pública
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
O Sistema único de saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Sistemas de Informação em Saúde
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Hiperdia Tarsila Cunha.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Violência Sexual Em agosto de 2013, o governo brasileiro publicou a Lei considerando violência sexual como qualquer forma de atividade sexual não.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)

Definção A Lei 8080/1990 prevê no artigo 47, a organização pelo Ministério da Saúde (MS), em articulação com os níveis estaduais e municipais do SUS, um Sistema Nacional de Informação em Saúde – SIS, integrado em todo território nacional abrangendo questões epidemiológicas e de prestação de serviços.

Definição A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde –SIS como: Um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.

São funções do SIS: − Planejamento; − Coordenação; − Supervisão dos processos de seleção; − Coleta; − Aquisição; − Registro; − Armazenamento; − Processamento; − Recuperação; − Análise e difusão de dados e − Geração de informações.

Objetivos A coleta de dados deve ser racional e objetiva visando a construção de indicadores epidemiológicos ou operacionais que atendam ao objetivo de cada programa ou instituição, evitando-se descrédito do sistema e desperdício de tempo e recursos.

SIM ∞ SIM – Sistema de Informação de mortalidade; ∞ Coleta dados sobre óbitos; ∞ Fornece informações sobre o perfil de mortalidade nos diferentes níveis do SUS, Vigilância de Óbitos; ∞ O documento de entrada do sistema é a Declaração de Óbito – DO.

SINASC ∞ SINASC- Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos; ∞ Identifica os nascidos vivos em todo território nacional; ∞ Está diretamente relacionado à saúde da mulher e da criança em todos os níveis do SUS; ∞ O documento de entrada do sistema é a Declaração de Nascido Vivo - DNV

SINAN ∞ SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; ∞ Notifica e investiga os casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de notificação de agravos, em determinada área geográfica; ∞ É facultado aos estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região. ∞ A comunicação das SES com a SVS(Secretária de Vigilância em Saúde) deverá ocorrer quinzenalmente.

SIH ∞ SIH – Sistema de Informação Hospitalar; ∞ Tem com principal objetivo capturar as informações referentes aos atendimentos realizados no âmbito hospitalar, executar o processamento da produção referente às internações hospitalares, assim como a gestão das informações relacionadas à atenção ambulatorial;

SIH ∞ É operacionalizado pelos gestores locais; ∞ O SIH contém informações que viabilizam efetuar o pagamento dos serviços hospitalares prestados pelo SUS, através da captação de dados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH);

SIH ∞ Dispõe de informações sobre recursos destinados a cada hospital que integra a rede do SUS; As principais causas de internações no Brasil; A relação dos procedimentos mais frequentes Quantidade de leitos existentes para cada especialidade; Tempo médio de permanência do paciente no hospital; Além de subsidiar estudos epidemiológicos utilizando os dados disponíveis.

SIA ∞ SIA - Sistema de Informação Ambulatorial; ∞ Tem como principal objetivo capturar as informações referentes aos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial, executar o processamento da produção ambulatorial, assim como a gestão das informações relacionadas à atenção ambulatorial; ∞ É operacionalizado pelos gestores locais;

SIA ∞ O documento básico é o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), preenchido mensalmente pelas unidades ambulatoriais, contendo dados do número de atendimentos realizados por tipo de procedimento e, dependendo deste, por grupo populacional.

SIAB ∞ SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica; ∞ O SIAB foi implantado em 1998 em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – SIPACS; ∞ Acompanha as ações e os resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família – PSF;

SISPRÉNATAL ∞ SISPRÉNATAL - Sistema de Acompanhamento da Gestante; ∞ Tem por objetivo o desenvolvimento de Ações de Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde de Gestantes e Recém-Nascidos; ∞ Cadastra dados diversos sobre os procedimentos envolvidos na assistência pré-natal, desde a primeira consulta, exames, vacinas, acompanhamentos e consulta de puerpério;

SISPRÉNATAL ∞ Permite acompanhamento de gestação de alto-risco; ∞ Gera fatura para o SIA-SUS, para posterior pagamento extra-teto (Cadastro e Conclusão);

SIS - HIPERDIA ∞ SIS – HIPERDIA Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos; ∞ Permite o acompanhamento e a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos; ∞ Poderá definir o perfil epidemiológico desta população; ∞ Pode melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e reduz o custo social.

SISPACTO ∞ SISPACTO É um instrumento virtual para preenchimento e registro da pactuação de prioridades, objetivos, metas e indicadores do Pacto pela Saúde, com resultados alcançados no ano anterior e a proposta de meta para o ano em curso; ∞ Produz relatórios dos dados inseridos pelo usuário do SISPACTO por meio da internet garantindo a agilidade na transmissão das informações bem como a credibilidade das mesmas.

SI-PNI ∞ SI - PNI - Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações; ∞ Possibilita o controle do estoque de imunobiológicos necessário as unidades de saúde, que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

SI-PNI ∞ Controla as indicações de aplicação de vacinas de imunobiológicos especiais e seus eventos adversos, dentro dos Centros de Referências em imunobiológicos especiais;

SISREG ∞ SISREG - Sistema Nacional de Regulação; ∞ É composto por dois módulos independentes, a Central de Marcação de Consultas (CMC) e a Central de Internação Hospitalar (CIH); ∞ É operado, de um lado, por profissionais das secretarias municipais e estaduais de saúde, e de outro, por profissionais das unidades de saúde.

CNES ∞ CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; ∞ O CNES é uma obrigatoriedade instituída a TODOS os estabelecimentos que se dizem prestadores de serviços de saúde no Brasil; ∞ É a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente;

CNES ∞ O cadastramento nada mais é do que uma prestação de informações completas e precisas, relacionadas aos aspectos de recursos humanos, área física, equipamentos e serviços ambulatoriais e hospitalares sobre cada uma destas unidades de saúde;

CNES ∞ Visa disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal.

FUNIVERSA -2011 / MÉDICO / SESDF Os sistemas de informação em saúde devem fornecer o suporte necessário para que o planejamento de ações e as decisões dos gestores sejam baseados em dados objetivos. Assinale a alternativa correta acerca dos sistemas de informação disponíveis no Brasil. (A) O Sistema de Informações de Agravos de Notificação(SINAN) é o sistema mais importante para a vigilância epidemiológica, sendo mantido, operado e alimentado pelo Ministério da Saúde. (B) O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) tem como instrumento de coleta de dados a declaração de óbito, que deve ser preenchida por qualquer profissional de saúde que presencie o óbito. (C) A declaração de nascido vivo é o instrumento de coleta do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e deve ser emitida somente no hospital ou na maternidade de ocorrência do nascimento. (D) O Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) foi criado com o objetivo de operar o sistema de pagamento de internações pelo Governo Federal. (E) O Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) é um excelente sistema de Informação epidemiológica, tendo sido criado para este fim.

FUNIVERSA 2011/ENFERMEIRO/ SES-DF Com relação aos sistemas de informação em saúde utilizados no SUS, assinale a alternativa correta. (A) O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). (B) O Programa Nacional da Infância (PNI) permite o gerenciamento do processo de vacinação infantil. (C) O Sistema de Cadastro de Mortalidade (SISCAM) objetiva dar suporte ao controle de mortalidade no Brasil. (D) O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Portadores de AIDS (HIPERDIA) destina-se ao cadastramento e ao acompanhamento de pacientes HIV positivo atendidos na rede ambulatorial do SUS, permitindo a geração de informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos, de forma regular e sistemática, a todos os pacientes cadastrados. (E) O Sistema de Acompanhamento do Recém-nascido (SISPRENATAL) permite o cadastramento e o acompanhamento de todos os recém-nascidos no âmbito do SUS.

FUNIVERSA 2007/AUXILIAR DE ENFERMAGEM/ SES-DF Os programas de saúde são subsidiados pelas Unidades Básicas de Saúde ao Sistema de Informações e Vigilância Epidemiológica (SIS). Tem por objetivo facilitar a formulação e a avaliação de políticas, planos e programas de saúde. Com relação a esse assunto assinale a alternativa que associa corretamente o Sistema e sua obtenção. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM) – obtidos por meio do código internacional de doenças. Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) – obtido por meio da declaração de óbito. Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) – obtido por meio do prontuário da gestante. Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) – obtido por meio das fichas de internação dos hospitais universitários. Sistema de Informação de Internações Hospitalares (SIH) – obtido por meio das fichas de atendimento do pronto socorro.