CMVM DSI-2000 Jornadas sobre Tecnologia y Mercado de Valores Supervisión de Mercados y Internet.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO NACIONAL DE PNEUMONIAS
Advertisements

Localização de Empresas
Técnicas de Manutenção industrial aplicadas em t.i
Pregão Eletrônico.
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Administração de Conflitos de Interesses. 2 Portaria nº , de Estabelece requisitos para a concessão de licença para tratar de interesses.
CMVM La Regulacion Y Supervisión De Los Mercados De Valores En Portugal:la actuación De La CMVM José Pedro Fazenda Martins Direcção de Supervisão de.
Associação Comercial, Industrial de Serviços de Gravataí
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
6. Sistemas de Informação & Logística
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
Ergonomia Métodos e técnicas
1 Sistemas Distribuídos - SDI Caracterização de Sistemas Distribuídos. Introdução. Exemplos de Sistemas Distribuídos. Desafios.
Equipe 4 Assunto: Apresentação e análise da Instituição “Home Broker”: ITAU CORRETORA DE VALORES Alunos: Luciano Marquetti Fabio Raiser Ranieri A. Luciano.
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
Manual de Organização do Sistema Financeiro SISORF
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Soluções para transporte inteligente
MONITORAMENTO E MOVIMENTAÇÃO LOGÍSTICA
Instituto Nacional de Saúde no Trabalho – CURSO SINDICAL DE FORMAÇÃO SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA.
A Contabilidade se caracteriza como um processo de comunicação;
A nova comunicação começa agora!
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
International.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
Business to Business – B2B
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Maneiras de classificar o mercado financeiro
T.I. - TECNOLOGIA INFORMÁTICA, S.A.. A evolução e estado actual do software de gestão de P.M.E. em Portugal.
Oferta de cargas online Rápido e fácil. Cadastro gratuito.
SOMOS UMA ASSOCIAÇÃO Trabalhamos com e para profissionais e empresas associadas. Disponibilizamos de consultorias e auditorias organizacionais em qualquer.
Qual a importância do Marketing Contábil
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
Gerenciamento  Adeilton Magalhães  Diego Moreira  Robson Carlos  Vanderson Oliveira.
i TIC 7/8 Comunicação e colaboração 8
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
SERVIÇO AVANÇADO DE LOCALIZAÇÃO E GESTÃO DE FROTAS ATRAVÉS DA INTERNET
Marketing Politico na Internet António Cardoso UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA.
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Professor Nelson Guerra Ano 2015 AUTORREGULAÇÃO BANCÁRIA.
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
AUTOMAÇÃO BANCÁRIA As instituições financeiras passaram, nos últimos trinta anos ou mais, investindo pesado em tecnologia avançada capaz de viabilizar.
Apresentação Surgimento nos EUA na guerra fria 1969; Em desuso após a guerra cientistas passaram a usar; Hoje em dia é o maior sistema de comunicação.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Sistema Financeiro Nacional
Abertura de Conta Bancária Direito Bancário e dos Seguros Ana Martins nº 1289 Margarida Ormonde nº1253.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato.
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Fundos de investimento
PERFIL DO INVESTIDOR > Antes do cliente subscrever uma aplicação financeira o banco deve: Conhecer o seu cliente, nomeadamente: Idade Habilitações literárias.
Ana Martins e Bruno Santos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Acadêmicos: Beatriz Pereira dos Santos Juliana Martins Clóvis
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
53° PAINEL TELEBRASIL. SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA RES. ANATEL 272/01 Evandro Zuliani Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal: O caso Brasileiro 1.A análise do actual mercado de remessas com destino ao Brasil 2.As oportunidades.
AUTORREGULAÇÃO NA INTERMEDIAÇÃO DE SEGUROS 22 de abril de 2016 Helena Mulim Venceslau Diretora de Fiscalização da Susep XXVI CONGRESSO PANAMERICANO DE.
Transcrição da apresentação:

CMVM DSI-2000

Jornadas sobre Tecnologia y Mercado de Valores Supervisión de Mercados y Internet

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet A CMVM não interpreta a proliferação da Internet, as corretoras on-line ou a denominada nova economia como elementos provocadores de rupturas em termos de supervisão

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Supervisão entidades autorizadas Detecção de intermediação não autorizada Chat rooms

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Segurança e fiabilidade Segurança e fiabilidade Supervisão de entidades autorizadas As Normas Confidencialidade e integridade dos dados Confidencialidade e integridade dos dados Informação disponível no site Informação disponível no site Forma e modo de estabelecimento da relação Forma e modo de estabelecimento da relação contratual com os clientes angariados na contratual com os clientes angariados na Internet Internet

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet CMVM Supervisão de entidades autorizadas Informação disponível no site: Menção ao registo na CMVM Menção ao registo na CMVM Serviços a prestar e preçário Serviços a prestar e preçário associado associado Meios de comunicação alternativos Meios de comunicação alternativos

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Supervisão de entidades autorizadas Verificação do cumprimento das normas Verificação do cumprimento das normas de disponibilidade de informação no site de disponibilidade de informação no site Verificação da inexistência de conteúdos Verificação da inexistência de conteúdos ambíguos ou não autorizados ambíguos ou não autorizados Verificação do cumprimento das normas Verificação do cumprimento das normas operativas operativas

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Supervisão de entidades autorizadas Dificuldade O processo de verificação do cumprimento das O processo de verificação do cumprimento das normas é consumidor de tempo e de recursos normas é consumidor de tempo e de recursos humanos humanos

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Intermediação não autorizada Formas mais usuais Promessas de ganhos elevados com risco diminuto ou controlado: Investimento em off-shores Investimento em off-shores Negociação em bolsas virtuais Negociação em bolsas virtuais Mercado cambial e produtos colaterais sobre divisas (da competência do Banco de Portugal) Mercado cambial e produtos colaterais sobre divisas (da competência do Banco de Portugal)

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Intermediação não autorizada Processos de detecção Motores de pesquisa com palavras chave Motores de pesquisa com palavras chave Automatização do processo de identificação Automatização do processo de identificação de situações anómalas de situações anómalas Resultados das pesquisas são pouco precisos Resultados das pesquisas são pouco precisos

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Intermediação não autorizada Tratamento manual dos resultados dos Tratamento manual dos resultados dos motores de pesquisa : motores de pesquisa : - Apenas entre 5% a 10% dos hits - Apenas entre 5% a 10% dos hits merecem análise mais cuidada merecem análise mais cuidada Existência de solicitação implícita aos Existência de solicitação implícita aos investidores investidores

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Intermediação não autorizada Fichas dos sites detectados: Tipos de produto ou serviço e respectivos Tipos de produto ou serviço e respectivos destinatários destinatários Dados da empresa e responsáveis Dados da empresa e responsáveis Mercados específicos referenciados Mercados específicos referenciados Matéria susceptível de acompanhamento Matéria susceptível de acompanhamento

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Intermediação não autorizada Explorar a informação dos investidores Explorar a informação dos investidores acerca de sites suspeitos acerca de sites suspeitos Divulgação de informação sobre situações Divulgação de informação sobre situações anómalas detectadas anómalas detectadas Melhoria dos motores de pesquisa Melhoria dos motores de pesquisa

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Chat Rooms Difíceis de controlar Difíceis de controlar Anonimidade dos intervenientes Anonimidade dos intervenientes A informação não é diferente da trocada A informação não é diferente da trocada pelo telefone ou num café pelo telefone ou num café

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Chat Rooms Alertar os investidores para o real Alertar os investidores para o real valor da informação veiculada valor da informação veiculada Acompanhar sem intervir Acompanhar sem intervir

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Problemas da supervisão na Internet Motores de pesquisa pouco precisos Motores de pesquisa pouco precisos Localização dos sites Localização dos sites Identificação dos infractores Identificação dos infractores

CMVM DSI – Madrid 09/05/2000 Supervisión de Mercados y Internet Numa economia global não é possível uma supervisão dos mercados eficiente sem cooperação internacional