Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Especializando: Alexandre Luís Pereira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Atenção aos Pacientes Hipertensos e Diabéticos da Vila Governaço –
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Melhoria da Atenção à Hipertensão e Diabetes Mellitus na USF do Bairro Santo Antônio, Vitória/ES Lilian Bertanda Soares Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura Pelotas, 2014

Caracterização do Município INTRODUÇÃO Caracterização do Município Caracterização da USF USF de Santo Antônio; Atende uma população de 14.825 pessoas - 4.558 famílias; A equipe escolhida para a intervenção é responsável por 2.183 pessoas e 653 famílias; 01 Enfermeira, 01 Médico, 04 ACS, 01 Téc. e 02 Auxiliares de Enfermagem; Equipe de apoio; Aspectos físicos (equipamentos/estrutura física). População estimada: 348.265 habitantes (Prefeitura de Vitória/ES, 2013) Capital do Espírito Santo Serviços ofertados pelo Município

INTRODUÇÃO Objetivo Geral Análise situacional Usuários hipertensos e diabéticos sem cadastro; Falta de Protocolos para o atendimento ao usuário hipertenso e diabético; Registro de dados em prontuários inadequados; Não existência de grupos de Hiperdia; Falta interação entre equipe, usuário e comunidade em geral.

OBJETIVO GERAL Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos; Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde; Melhorar o registro das informações; Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular; Realizar promoção da saúde.

METODOLOGIA Metodologia Ações Realizadas Cadastramento dos usuários; Registro dos dados no prontuário eletrônico; Avaliação dos equipamentos utilizados, Fluxograma de atendimento ao usuário; Levantamento das medicações disponíveis na farmácia; Realização de grupos de Hiperdia, ações de educação em saúde; Treinamento da equipe. Logística  Materiais disponíveis: folders, banners, faixas e cartazes, equipamentos para avaliação dos usuários, computadores, recursos humanos da USF, Manuais do MS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas não alcançadas Figura 2: Cobertura do programa de atenção ao diabético na Unidade de Saúde da Família. Vitória/ES, 2014. Figura 1: Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na Unidade de Saúde da Família. Vitória/ES, 2014.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Meta não alcançada Figura3: Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa na Unidade de Saúde da Família. Vitória/ES, 2014.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Metas não alcançadas Figura 5: Proporção de diabéticos com avaliação odontológica. Vitória/ES, 2014. Figura 4: Proporção de hipertensos com avaliação odontológica. Vitória/ES, 2014.

Metas Alcançadas Exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos; Realização de exames complementares em dia em 100% dos hipertensos e diabéticos de acordo com o protocolo; Prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos e diabéticos; Ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos e diabéticos; Estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos; Orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática de atividade física regular e os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e diabéticos.

REFLEXÃO CRÍTICA Reflexão Crítica Expectativas sobre o curso; Mudanças implementadas na USF; Pontos positivos da Intervenção; Continuação das ações na USF.

REFERÊNCIAS Reflexão Crítica BRASIL. Caderno de Atenção Básica nº36, 2013. 162 p. Disponível em:<http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab36>. Acesso em: 17 jun. 2014. MINISTERIO DA SAUDE. Caderno de Atenção Básica nº37, 2013. 130 p. Disponível em:<http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab37>. Acesso em: 17 jun. 2014. COSTA, Roberta Kaliny de Souza; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes. Sistema Único de Saúde e da Família na formação acadêmica do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. Brasília, p. 300 – 304. mar. – Abr. 2009. SECRETARIA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO. Protocolo de Atendimento em Hipertensão e Diabetes, 2011. 105 p. Disponível em: <http://ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/hipertensao/prot-hipertensao.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2014.   SIMÃO, Manuel et al. Doenças cardiovasculares: perfil de trabalhadores do sexo masculino destilaria do interior Paulista. Revista Eletrônica de Enfermagem, vol. 4, n. 2, 2002. Disponível em: ˂http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/759/830˃. Acesso em: 28 dez. 2010.

OBRIGADA! Reflexão Crítica “Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados.” (Florence Nightingale)