TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.

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Transcrição da apresentação:

TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006

Trabalho de Projecto É UMA METODOLOGIA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO. ABERTA À REALIDADE DO MUNDO (E DO TRABALHO). QUE VISA UMA APRENDIZAGEM GLOBAL. COM PROCEDIMENTOS INTERDISCIPLINARES. ONDE OS INTERVENIENTES TÊM PAPEIS DISTINTOS DOS DO ENSINO TRADICIONAL.

Diferenças entre Ensino Tradicional e Aprendizagem baseada em Projectos

Diferenças entre Ensino Tradicional e Aprendizagem baseada em Projectos (cont.)

FINALIDADES a atingir pelo ALUNO Do domínio do Saber Teórico e do Saber Fazer Capacidade de resolver problemas através de: -encontrar, seleccionar e tratar dados -adquirir, analisar, sintetizar, estruturar, aplicar e avaliar conhecimentos/ situações -diversificar fontes, instrumentos e técnicas, nomeadamente as TIC -produzir de forma original e criativa Do domínio do Saber Ser Autonomia e iniciativa Diálogo, respeito e aceitação do Outro Responsabilidade no cumprimento do assumido Capacidade de trabalhar em grupo e de integração Capacidade de comunicação Colaboração e partilha de funções, conhecimentos e competências vvvvvvv

Funções do aluno/grupo e do professor Escolher o problema/tema Organizar/planificar o projecto, bem como as reformulações Investigar, explorar recursos Colaborar com os colegas Cumprir as tarefas a que se proponha Expôr as conclusões/produto final Avaliar-se, a si e aos outros, quanto ao processo e quanto ao produto Professor Informar problemas/temas possíveis Divulgar ou ajudar a encontrar fontes e recursos Ajudar a organizar/ planificar Esclarecer dúvidas Colaborar na busca de soluções para as dificuldades encontradas Avaliar os alunos e o processo em si

Etapas do Trabalho de Projecto Planificação

Etapas do trabalho de Projecto Concretização

AVALIAÇÃO

Instrumentos de Avaliação Do processo Listas de verificação Fichas de Observação Relatórios Fichas de avaliação intermédia (auto e hetero) Do resultado Fichas de avaliação (auto e hetero) do produto, da apresentação do mesmo ou/e relatórios

BIBLIOGRAFIA Apresentação da Profª Rosa Guedes, formadora. Aprendizagem baseada em Projectos, Buck Institut of Education, in www.bie.org/pbl/overview Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas, in www.cord.org/ lev2.cmf/65 Castro, Lisete e outros, Gerir o Trabalho de Projecto, Texto Editora ESE de Lisboa, Trabalho de Projecto Educativo, formação FORJA, DEF-GEP (ME) Kilpatrick, The Project Method, in Teachers Collegered Lawry, J.R., The Project Methode, in the International Encyclopedia of Curriculum Leite e outros, Projectos Curriculares de Escola e Turma, Edições ASA Leite, Elvira e outros, Trabalho de Projecto, Edições Afrontamento Monteiro, Mª Cecília, Trabalho de Projecto e Utilização das TIC, acção de formação de formadores, Projecto Minerva Ponte, J. Pedro, O Computador, um instrumento da Educação, Texto Editora Reforma do ensino secundário, documento orientador da revisão Curricular, 2003 Teodoro, Victor Duarte, Educação e Computadores, in Informática na Educação