Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M. Cunha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Farmácia I.F.F./FIOCRUZ
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
NOVA ANDRADINA.
A Qualidade na Estrutura Organizacional
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Etapa Quantitativa - Fase 1
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Essa é minha escola.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Glauce-Mônica Vilela Souza
Faculdade de Tecnologia
Workshop “Atuação Internacional da Embrapa”
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
A Importância da Educação Continuada
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida,
Atribuições do Farmacêutico
Auxiliar em saúde bucal
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Marketing para o cliente interno
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
NME – Novos Modelos de Empresas
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Laboratório de Ensino a Distância
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Antonia Maria Coelho Ribeiro
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Educação permanente Prof Rodrigo Bueno.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Apresentação Diagnóstico Social
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Rio do Sul, 24 de setembro de Contador Marcello Alexandre Seemann Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
CONSELHOS DE DIREITOS DA PESSOA IDOSA E SEU FINANCIAMENTO YÉLENA MONTEIRO ARAÚJO Recife, 2016.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde -LIRES/EPSJV/Fiocruz Autora: Claudete Vilche Fonseca Orientadora: Elenice M. Cunha Colaboração de Estatística: Márcio Candeias Marques Colaboração DATASUS : José Vargens Marina Moreira - Estagiária

Finalidade: levantar as modificações no processo de trabalho dos Serviços de Registros e Informações em Saúde- (SRIS), visando identificar os requisitos atuais para um profissional atuar em tal área. Objetivo: Subsidiar as reformulações necessárias aos cursos de Registros e Informações em Saúde (RIS) Setores investigados: Arquivo, Admissão/Matrícula, Estatística, Sistemas de informações/Faturamento, Informática.

CONTEXTUALIZAÇÃO A necessidade de pessoal capacitado para produzir e utilizar as informações em saúde é vista como estratégica pelo nível gerencial do SUS. “a força de trabalho lotada nos serviços de RIS vem sendo tradicionalmente requisitada entre funcionários desviados de função, sem formação ou treinamento específico” (Perrone, 1983) A clareza dessa situação, aliada a preocupação das instituições de saúde com a formação desses profissionais tende a modificar o quadro apresentado.

A qualificação na área de registros de saúde visa: criar condições favoráveis para facilitar a continuidade do tratamento ao paciente; Permitir a investigação e a pesquisa científica; Possibilitar a avaliação da qualidade da assistência; Subsidiar as atividades de planejamento das ações de saúde e a aplicação de recursos. Habilitação em Registros e Informações em Saúde reconhecida pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 353/1989)

Metodologia Estudo transversal Amostra estratificada (por região de saúde e tipo de unidade) Base para seleção das unidades: CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)

Metodologia: Amostra: 314 unidades de todas as regiões de saúde do Estado  

Tópicos do questionário: Estruturação organizacional do SRIS; Atribuições de cada setor, quantitativo de pessoal; Qualificação dos profissionais por setor; Dificuldades inerentes às funções desempenhadas Conhecimentos específicos na área de Informação e Informática em Saúde

O que é o FormSus? O formSUS foi desenvolvido para atender a finalidade do SUS e dos órgãos públicos parceiros. Assim qualquer profissional ou técnicos de instituições podem criar formulários. Não podem ser utilizados para fins privados ou pessoais, mesmo sob a responsabilidade dos funcionários dessas instituições.

Logística Envio do formulário ao Diretor (autorização) Contato telefônico – anotação do e-mail Envio do formulário ao Diretor (autorização) Retorno da autorização Envio do questionário eletrônico ao funcionário

Resultados preliminares

“O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer novas coisas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram – homens criativos, inventivos e descobridores....” Piaget Obrigada