CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Praça do Avião, Canoas, RS
Advertisements

Programa Estadual de Prevenção de Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde Divisão de Infecção Hospitalar.
Plano “VISA na Atenção Básica”
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Teresina / PI – de 01 a 04 de Julho de Teresina / PI – Julho de º FONAC EDIÇÕES 2006/2009 AÇÕES 2009.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - MA DIA:11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL DE
IV ENCONTRO NACIONAL DA RENAST – CONSTRUINDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS Brasília-DF NORDESTE I 30 de junho e 01 de julho de 2010.
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Selma Ramos de Cerqueira
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Cooperação Técnica para
Plano de Gerenciamento de Resíduos
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
DENGUE ABRIL 2008.
CBIS – Curso Básico de Investigação de Surto
FORTALEZA, CEARÁ. BRASIL DE JUNHO DE 2010.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
I Encontro Nacional da Rede de Comunicação na Vigilância e Investigação de Surtos em Alimentos Porto Alegre Abril de 2008 Ana Figueiredo
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Cobertura de competências da epidemiologia aplicada- em escolas de saúde pública selecionadas X - O curso cobre o tema, os estudantes devem ter bom entendimento.
As mais conhecidas são:
RCVISA: Uma iniciativa para o fortalecimento da investigação em surtos de alimentos no RS.
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL Proposta de Capacitação para os Conselheiros de Saúde no Paraná.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
WHO Global Salm-Surv Experiência da Rede no Brasil
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo A QUALIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRAS PARA ATUAÇÃO NA.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Transcrição da apresentação:

CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência WORKSHOP – Fortalecimentos das Capacidades Básicas do RSI (2005) e Certificados Sanitários de Embarcações Fortaleza / Brasil - 2010 CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Alexandre Menezes Gerente de Vigilância em Saúde – SMS – Jaboatão dos Guararapes/ Pernambuco / Brasil

Primeira versão (CBIS) Rio Grande do Norte /dezembro de 2008 CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Primeira versão (CBIS) Rio Grande do Norte /dezembro de 2008 equipe e montagem da proposta idéia de intersetorialidade, ênfase na prática de campo e entrega de produtos ao final – relatório descritivo da prática de campo Equipe 1º CBIS -Natal - 2008

CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Intersetorialidade

CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Ênfase na prática Aplicação de instrumento Discussão do trabalho e análises Apresentação dos resultados

CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Objetivos Geral - Capacitar pessoal da saúde e diferentes setores, com instrumentos de epidemiologia prática visando detecção, investigação e controle de surtos e eventos inusitados em saúde e estimulando a formação de redes para fortalecimento da capacidade de respostas coordenadas à emergências

Publico alvo pessoal da saúde e outros setores CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Publico alvo pessoal da saúde e outros setores Equipes da atenção a saúde (atenção primária e hospitalar) Equipes de Vigilâncias (epidemiológica, hospitalar, ambiental, sanitária e imunização) Equipes da rede CIEVS (estadual e municipal) Equipes da Vigilância de Portos, Aeroportos e Fronteiras Equipes de outros setores não saúde (Defesa civil, comunicação, educação)

Conteúdo e Método Teórico (aproximadamente 14 horas ou 35% do curso) CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Conteúdo e Método Teórico (aproximadamente 14 horas ou 35% do curso) Redes em saúde (Integração intersetorial) Passos em uma investigação de surto Epidemiologia descritiva (tempo, pessoa, lugar) Definição de caso Noções de diagnóstico laboratorial e biossegurança em situação de surto Noções sobre desenho de estudos epidemiológicos Rede CIEVS nacional Noções sobre o RSI* Georeferenciamento dos dados obtidos em campo* Comunicação de risco * Podendo não ocorrer em função da disponibilidade de instrutores

Conteúdo e Método Prático (aproximadamente 26 horas ou 65% do curso) CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Conteúdo e Método Prático (aproximadamente 26 horas ou 65% do curso) Pré-teste Trabalho em grupo – Atividade 1 Relato de experiências do grupo – escolha de uma dessas, obtenção dos aspectos descritivos dessa experiência e apresentação. (uma tarde) Trabalho em grupo – Atividade 2 Preparo para o trabalho de campo – informação às autoridades locais, discussão do tema, planejamento das atividades de campo, confecção, revisão e impressão do questionário de campo. (uma tarde)

Conteúdo e Método Prático (aproximadamente 26 horas ou 65% do curso) CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Conteúdo e Método Prático (aproximadamente 26 horas ou 65% do curso) Trabalho em grupo – Atividade 2 Organização da logística de campo – veículos, comunicação da equipe, exercício da liderança de grupo Aplicação do questionário com a população local necessidade das considerações éticas! Análise dos dados coletados Discussão dos resultados Apresentação e entrega do relatório final Pós - teste

Cursos já realizados entre 2008 e 2010 - Brasil CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Cursos já realizados entre 2008 e 2010 - Brasil Natal – RN (40 egressos) Salvador – BA (35 egressos) Rio de Janeiro – RJ (30 egressos) Curitiba – PR (ANVISA – 30 egressos) Jaboatão dos Guararapes – PE (35 egressos) Vitória – ES (30 egressos) Programados 2010: São Paulo, Fortaleza, Recife, Foz do Iguaçu

Ultima reunião em Brasília – Maio/2010 CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência Ultima reunião em Brasília – Maio/2010 Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência - CRISE Parceria SVS e ANVISA Fortalecimento da discussão sobre o financiamento dos cursos - orçamento Estruturação da programação, ementas das atividades e definição do staff de facilitadores,

Obrigado ! 55 081 3476-3068 jalexandremsilva@gmail.com