RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
SEMINÁRIO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Propósito, Estrutura e Dinâmica da Disciplina
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Técnicas de Negociação
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Técnicas da Intervenção Pedagógica
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
MEDIAÇÕES PARA LEITURA NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DOCENTES E DA BIBLIOTECA FERNANDO CRUZ LOPES MARCIO BONEZI.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Decisões.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Com um mercado cada vez mais competitivo e focado na contratação dos melhores profissionais, a NTR Cursos vivencia a mais de uma década o desafio de aperfeiçoar.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DO TREINAMENTO CORPORATE-CRM
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Resolução da Avaliação Docente CPA
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Engenharia de Software 1
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Universidade Federal de Uberlândia
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Planejamento Docente: Condição para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
PLANEJAMENTO na EDUCAÇÃO 10 NÍVEL FEDERAL - ESTADUAL - MUNICIPAL PLANEJAMENTO das INSTITUIÇÕES e dos CURSOS 20 NÍVEL PDI - PLANO de DESENVOLVIMENTO.
Sejam bem vindos!.
ENSINO MÉDIO ENSINO MÉDIO o objetivo principal é preparar o aluno para o vestibular/Enem sem a necessidade de cursinho ou aulas particulares extras.
Profª. Especialista Mirian Leite
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Diagnóstico do Curso de História 2º. Semestre Avaliação das Disciplinas.
Universidade Federal de Itajubá
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
Docência universitária: repensando a aula
Apresentação da Disciplina: Sistemas de Informação Prof. Gutierre Andrade.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Transcrição da apresentação:

RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2

Número de respondentes da Avaliação Institucional em 2005 e 2008

Alunos respondentes da Avaliação Institucional 2008/2

Professores respondentes da Avaliação Institucional 2008/2

Auto-avaliação dos acadêmicos e Avaliação da turma na ótica do professor

Cumpro com os horários das aulas?

No estudo, utilizo outras fontes além das anotações nas aulas?

Participo ativamente das aulas com questionamentos e contribuições?

Possuo conhecimentos e habilidades básicas, necessárias para acompanhar e entender a disciplina?

do meu processo de aprendizagem? Faço auto-avaliação do meu processo de aprendizagem?

Participo das atividades complementares promovidas pelo curso (palestras, seminários, simpósios, visitas, etc.)?

Desempenho dos professores na visão do aluno e Auto-avaliação do professor

Cumpre o horário de início e término das aulas, demonstrando respeito ao acadêmico e compromisso com a atividade docente?

Apresenta e discute, no início do semestre letivo, o PEA da disciplina?

Possui conhecimento atualizado da disciplina que leciona?

Faz uso de linguagem acessível aos alunos para a compreensão do conteúdo?

Relaciona teoria e prática na abordagem dos conteúdos?

Recomenda referências diversificadas para o aprofundamento dos conteúdos?

Desenvolve aulas dinâmicas, fazendo uso de diferentes estratégias, técnicas e recursos metodológicos compatíveis com os objetivos e conteúdos da disciplina?

Incentiva a participação, discussão e expressão de idéias durante as aulas?

Utiliza instrumentos diversificados para a avaliação da aprendizagem?

Apresenta de forma clara os critérios que serão adotados nas diferentes formas de avaliação?

Analisa com os acadêmicos os resultados da avaliação da aprendizagem?

Infra-Estrutura