Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Elisa Andreoli
Advertisements

Avaliando os Estilos de Paternidade.
LIDERANÇA: UMA VISÃO HUMANISTA
Por Quê os Planos Falham?
FAMILIA 10 DESEJOS DOS PAIS
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Mediunidade na infância
RELAÇÔES PAIS E FILHOS : UM EXERCÍCIO DE AMOR E CRESCIMENTO
Pais com limites, Filhos com limites
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
Socorro: Meus filhos não obedecem!
Conceitos já conhecidos de Liderança
RELAÇÕES FAMILIARES E COMPORTAMENTO INFANTIL
Regras e limites na educação de crianças
FAMÍLIA: IMPORTÂNCIA DOS RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
ROTEIRO Conceito de sexo como energia criadora cuja utilização se enraíza no espírito; Educação sexual adequada, para o crescimento do espírito; Como educar.
Sinceridade Infantil 1) “Querido Jesus, em vez de você fazer as pessoas morrerem e aí criar novas pessoas, por que você não fica com as que já tem?”
SAÚDE DAS RELAÇÕES FAMILIARES
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Renovando Atitudes Francisco do Espírito Santo Neto ditado por HAMMED
Que pena essa Cena.
Limites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
EMEF PADRE REUS REUNIÃO DE PAIS/MAIO 2009 BEM-VINDOS!
Limites.
O PODER DOS PAIS: ECA E PRÁTICAS EDUCATIVAS
LimitesLimitesLimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Estilos educativos e comunicação
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
6. Para onde vai a Juventude A juventude na pós-moderna deve ser encarada dentro de um sistema orgânico, ou seja, ela é fruto de várias situações que a.
Liderança em Serviço da RCC
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
SÉRIE DA FAMÍLIA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Familia e ENERGIA SEXUAL
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Limites.
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
Os anos das grandes oportunidades
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Identidade da Pastoral
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
UM LUGAR PARA SORRIR.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
Disciplina Técnicas Projetivas
ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Centro Espírita Amor e Sabedoria Por Virginia Pontelo
Moral e Ética: uma leitura psicológica
Mãe Desnecessária Márcia Neder - Editora-chefe da Revista Claudia.
AMAR É VIVER EM FAMÍLIA.
Cada um de nós é mais ou menos talentoso num determinado aspecto da vida. Alguns vão muito bem como pais, outros como amantes. Tem gente que gosta de.
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
LimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Transcrição da apresentação:

Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos

Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família? (Q. 775) Um agravamento do egoísmo.

Missão da Maternidade e da Paternidade Simpatias terrenas Antipatias terrenas

“A tarefa dos pais na missão da paternidade responsável é colocar os filhos no caminho em que devem seguir para que se tornem homens de bem.”

Relação vertical consensual-amorosa Relação Saudável Relação vertical consensual-amorosa PAI MÃE FILHOS A verticalidade e natural na relacao pais e filhos. Os filhos estao em uma posicao de obediencia aos pais. A relacao vertical, para ser equilibrada e saudavel, devera ser consensual-amorosa. Na relacao consensual-amorosa, temos uma relacao em que o pai e a mae vao se unir para direcionar e orientar a formacao do carater dos filhos, com amor.

Relação vertical rígida-autoritária Relação Disfuncional Relação vertical rígida-autoritária PAI MÃE Relação vertical rígida-autoritária e centrada no autoritarismo. Essa relacao era muito comum no passado. Nesse modelo, o pai e a mae nao colocam alternativas para o filho. E aquilo que eles querem e os filhos nao tem direito nenhum. FILHOS

Relacionamento autoritário Relação do tipo dominador/dominado Os pais dominam e os filhos são dominados Os pais impõem decisões, soluções e vontades de modo arbitrário, enquanto as necessidades e os desejos dos filhos permanecem insatisfeitos Prática autoritária: limite rígido; excesso de ordens, ameaças, proibições e castigos.

Características de Pais autoritários Ligado ao excesso de controle! Medo de perder o controle dos filhos Desequilíbrio de poder: falta de exercício quanto ao desenvolvimento da autoestima, auto-confiança, auto-respeito e auto-responsabilidade. Gera filhos inseguros. Todo autoritário traz uma insegurança muito grande dentro de si.

Características de filhos de Pais autoritários Insegurança: temerosos e culpados, como se não pudessem cuidar de si mesmos Medo dos pais; se sentem impotentes e desamparados Submissivos, dependentes quando tendem a ter características mais passivas ou Hostis e agressivos quando tendem a ter características reativas Carecem de autovalor e autoestima!

Relação vertical invertida Relação Disfuncional Relação vertical invertida FILHOS Enorme inversao de valores. Os filhos estao em uma posicao superior a do pai e da mae. Nesse padrao, os filhos mandam nos proprios pais, ditam as normas de tudo aquilo que querem e como desejam que as coisas acontecam. PAI MÃE

Características de Pais permissivos Baseada na prepotência dos filhos sobre os pais que se tornam impotentes Necessidades/Desejos/Vontades dos filhos estão sempre em primeiro plano. Desequilíbrio de poder: os filhos tem um poder ilimitado e os pais não tem poder Insuficiência de limites e falhas, na tentativa de encontrar soluções que satisfaçam as necessidades de ambas partes

Características de Pais permissivos Os pais anulam as suas próprias vontades em um esforço vão de evitar conflitos com os filhos, Causa: comodismo dos pais que não querem ter o trabalho de acompanhar o desenvolvimento dos filhos Outra causa: sentimento de culpa (pode estar ligada ao fato de que os pais trabalham fora de casa o dia inteiro)

Características de filhos de Pais permissivos Dificuldades em lidar com limites Insegurança: eles anseiam por limites Desenvolvem pouca autodisciplina, pois esta é realizada a partir de regras estabelecidas, para serem cumpridas. Não desenvolvem auto-responsabilidade: para desenvolvê-la, se pressupõe um aprendizado das consequências em agir dessa ou de outra maneira.

Relação Disfuncional Relação Horizontal PAI FILHOS MÃE E a relacao dos chamados pais modernos que se consideram amigos dos seus filhos. Nesse tipo de relacionamento, nao ha direcionamento nem orientacao pois o pai, a mae e os filhos estao no mesmo nivel.

Características da Relação Horizontal Pais agem como colegas e amigos dos filhos Amigos e colegas não colocam limites como devem colocar os pais para os filhos Adultecente: adulto-adolescente (aberração) Pais pedem demissão da função de paternidade e maternidade, de colaborarem com Deus na formação do caráter dos filhos

O que é ser um bom pai ou uma boa mãe? Presença emocional: não importa quanto tempo, mas a qualidade do tempo que passamos com os nossos filhos Os filhos querem pais presentes; não presentes Limites são importantes: o problema são os extremos (excesso ou falta de)

Relação vertical consensual-amorosa Relação Saudável Relação vertical consensual-amorosa PAI MÃE FILHOS A verticalidade e natural na relacao pais e filhos. Os filhos estao em uma posicao de obediencia aos pais. A relacao vertical, para ser equilibrada e saudavel, devera ser consensual-amorosa. Na relacao consensual-amorosa, temos uma relacao em que o pai e a mae vao se unir para direcionar e orientar a formacao do carater dos filhos, com amor.

Praticando a Relação vertical consensual-amorosa Exercitar a capacidade de pensar por si mesmo – estimular nos filhos A prática da Lei de Amor vai ser exercitada o tempo todo, dentro das possibilidades dos pais na lida com os filhos.

Latim: potere; significa ‘ser capaz de’ Poder Latim: potere; significa ‘ser capaz de’ O poder é essa capacidade que trazemos e que os pais são convidados a exercitar na relação com os filhos Paternidade e maternidade saudáveis são um processo de uso e também de concessão de poder

Poder Onipotência & Prepotência – abuso do poder Impotência – falsa ausência de poder Poder real amoroso – relação de poder equilibrada: objetivo de realizar ações de transformação da própria vida e para aprimoramento da relação

Poder real amoroso Os pais exercem um poder relative sobre os filhos, resultado do compromisso que eles receberam do Criador para auxiliar na formação dos irmãos em humanidade, momentaneamente como seus filhos Auxiliam os filhos a exercitar o poder do livre-arbítrio com responsabilidade Levar sempre em consideração as várias fases do desenvolvimento dos filhos

“A vida espiritual é a vida normal do Espírito: é eterna; a vida corporal é transitória e passageira: não é mais do que um instante na eternidade.” Por mais dificuldades que tenhamos nas relacoes em familia, tudo e transitorio visto que somos Espiritos imortais que aqui viemos para passar um determinado periodo de tempo relativamente curto na carne. Como Chico Xavier nos dizia: isso tambem passa. Que nos possamos aproveitar a bendita oportunidade que temos para auto-desenvolver, nos auto-conhecer e nos auto-superar

Obediência: movimento da pessoa que se esforça para se disciplinar Lembretes Obediência: movimento da pessoa que se esforça para se disciplinar Disciplina: virtude que surge a partir da autoconsciência; não da coerção A independência psicológica começa a ser construída na própria infância, através da forma como os pais agem com os filhos Isso também passa: as dificuldades nos oferecem uma oportunidade e auto-superação Lembrar o recurso do evangelho no lar, semanal.

Palestra montada por: Carolina von Scharten; Spiritist Society of London – Inglaterra; Reino Unido