Industrialização brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
A República Populista ( )
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
Industrialização TIPOS DE INDÚSTRIAS.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
História da GM Fonte: Revista Zap
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
A SUPERPRODUÇÃO DE CAFÉ
A indústria no Brasil Cap. 07- p. 99 a 102 Cap. 31
A globalização Econômica até os anos 1940
A indústria no Brasil Cap. 44
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Industrialização Prof. Renato dos Santos.
Industrialização.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A industrialização brasileira
Região Sudeste Profª Milena Monteiro.
Prof. Jeferson C. de Souza
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
Prof. Jeferson C. de Souza
Economia Mundial G5.
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Indústria Brasileira Aula B.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
A INDUSRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Fordismo.
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
DO DIREITO E DA ORDEM ECONÔMICA NO SISTEMA JURÍDICO PÁTRIO
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
GEOECONÔMICA - INDÚSTRIA
Região Sudeste Cap. 34.
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O processo de Industrialização do Brasil
Empresas Multinacionais
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Sudeste.
Geografia Econômica III
Governo Juscelino Kubitscheck ( )
Atividade Industrial no Brasil
Produção Econômica da América Latina – parte II
Cap. 7 – Indústria e sociedade
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I Aula 20- Políticas de atração de empresas multinacionais e promoção da inovação tecnológica Professor.
PROCESSO INDUSTRIAL BRASILEIRO
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
INDÚSTRIA NO BRASIL.
Histórico da indústria no BR Até 1808 – proibição 1844 – Tarifa Alves Branco (protecionismo) Cafeicultura –Imigrantes: mão-de-obra e mercado consumidor.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Cultura Cafeeira e economia brasileira
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Industrialização brasileira
A indústria Brasileira
Industrialização Brasileira
A Industrialização Brasileira:
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Industrialização Brasileira
Transcrição da apresentação:

Industrialização brasileira Prof. Jeferson C. de Souza

Se você fosse montar uma fábrica, que fatores levaria em consideração Se você fosse montar uma fábrica, que fatores levaria em consideração? Por quê?

Brasil Colônia Com a decadência da Cana de açúcar, qual foi bem de consumo que passou a ser produzido no Brasil para exportação? Onde passou a ser produzido?

Mas, sobrevivemos sem beber café? Com isto, por que a crise da bolsa de Nova York, interferiu na industrialização brasileira? E se não tivesse acontecido a crise?

Tarsila do Amaral: Operários

Crise da bolsa de Nova York 1929 Crise do café - principal produto exportado do Brasil - São Paulo - 2/3 das exportações de café no mundo. - a saca caiu na bolsa de Nova York, em torno de 60%, de 4,70 libras para 1,80.

Redução das exportações... "socializar” os prejuízos: comprando e queimando ou jogando em alto-mar - café Se você fosse um “Barão do café”, investiria em uma nova plantação de café, ou não?

Infraestrutura deixada pelo café Sistemas ferroviário e hidroviários; Capital: deixaram de investir no café; Mercado consumidor; Mão de obra: imigrantes, principalmente italianos; Energia elétrica; muitos rios de planaltos.

”. a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil ”...a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: “O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação”...

Fábrica da GM São Caetano do Sul Em 1930 - inaugura oficialmente sua primeira fábrica. Hoje produzem nesta mesma fábrica as linhas Astra, Vectra, Classic e Corsa.

Segunda Guerra Mundial Cenário!!! - dificuldades de comércio internacional - as fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças Segunda Guerra Mundial - proíbe a importação de veículos montados e cria obstáculos à importação de peças. - o governo investindo na indústria de base: – a C.S.N. em 1946 - a Petrobrás em 1953 - a FNM Reação do governo Getúlio Vargas “ é preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro” Qual é a diferença para a industrialização chinesa atual???

Desenvolvimentismo - JK Nacionalismo - Vargas Desenvolvimentismo - JK atraindo o capital estrangeiro estimulou o capital nacional implantou a indústria de bens de consumo duráreis ampliou os serviços de infraestruturas, como transporte e fornecimento de energia elétrica diversificação da economia nacional criou o G.E.I.A - Grupo Executivo da Indústria Automobilística - para coordenar os planos de produção da indústria automobilística, de auto-peças e produtos básicos

Três fábricas de caminhões Década de 60 até 90 Quatro fábricas de automóveis Três no ABCD GM; Ford e Volkswagen Uma em Betim/MG Fiat - 1973 Três fábricas de caminhões Duas no ABC, Scania Vabis do Brasil e a Mercedes-Benz Uma em Curitiba Volvo Candango Isto sem contar os caminhões da brasileiríssima FNM, os carros da Vemag e a Romi-Isetta, o 1º carro brasileiro

Capitalismo Financeiro Desafio!!!

“O F18 é a melhor proposta de jato para o Brasil” “O pacote de tecnologia é semelhante aos pacotes oferecidos aos parceiros e aliados do mundo” Obama 21/03/2011 F-18 Rafaele Capitalismo Informacional! Por quê? E se...calma, somos Amigos!!!

Muito Obrigado pela atenção!!!