Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mina de carvão - USA. INDÚSTRIA Conteúdos  Energia – Um bem essencial ao desenvolvimento industrial. Objectivos  Evolução do uso de energia.  As reservas.
Advertisements

Não renovável ENERGIA OVERVIEW Formas Fontes Conceitos Furukawa - IFUSP Yamamura - FUNDUNESP.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Tipos de energiaTipos de energia Nomes : Ana Carolina Fernandes e Marcia Silva Turma :501 Professora : Andrea Loureiro.
Business Unit or Product Name Confidential | Date | Other Information, if necessary © 2016 Martins Lopes Advocacia Apresentação A Quarta Revolução Industrial.
S. O. S. ENERGIA. S. O. S. ENERGIA. APRESENTA A CORRENTE PELA VIDA.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
Centrais Hidroelétricas Física 10.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
“Energia Eólica, Perspectivas Políticas e Técnicas” Prof. Dr. James R. Waterhouse Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Depto. de Engenharia dos Materiais,
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
ENERGIA E FONTES DE ENERGIA Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associado à capacidade.
ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instalações Elétrica de Alta Tensão I Energia Eólica.
Globalização e Meio Ambiente. Problemas Ambientais do séc. XXI Desmatamento.
PDEDS(Pesquisa & Desenvolvimento em Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável) Preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade, sem comprometer.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Rodrigo Duarte.
Clique para iniciar....
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Ciências da Natureza e suas
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Energia sustentável Instituto SENAI de Tecnologia MECATRÔNICA
Fontes alternativas de energia
A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável
Energia e sua conservação
Ciências da Natureza e suas ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS
PDISO(Pesquisa em Integridade, Sustentabilidade e Otimização)
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Energias renováveis em Portugal
Energia.
PROJETO P5 Clique para iniciar....
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
O que é energia solar ?.
Inovações científicas
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
TECNOLOGIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Professor: Régis Lopes Nogueira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Campus Apodi.
Energia eólica.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica
Inserção das Florestas Energéticas na Matriz Elétrica Brasileira
São Paulo, 09 de setembro de 2013
Universidade de Mogi das Cruzes
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Energia renovável HIGOR KAYWRYA CIBELY GIOVANA BIA MARIA ISAAC ERICA SUZANA MARIA CARVALHO.
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Biocombustíveis.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Analisando características distintas em geração distribuída e autoprodução de energia
Energias alternativas
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!
Energia nuclear e hidrelétrica
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Energia Termoelétrica
Energia e Recursos Naturais
ENERGIA NUCLEAR.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
ENERGIA ¹.
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco

DE ONDE VEM A ENERGIA ELÉTRICA? FONTES PRIMÁRIAS DE ENERGIA Fontes Renováveis Solar e eólica. Marés e Queda d´água. Fontes Não Renováveis Combustíveis Fósseis

Geração e consumo de energia elétrica Com o avanço tecnológico, o consumo de energia elétrica no mundo cresceu de maneira significativa, mudando os hábitos de vida da população; Toda geração de energia elétrica, seja a partir de fontes não renováveis ou renováveis, causam impactos ambientais com maior ou menor intensidade; Diante dessa realidade, a sociedade contemporânea está entre o dilema geração de energia x consumo. A questão energética de um país está intrinsecamente ligada às políticas socioeconômicas e ambientais empreendidas pela gestão pública.

Energia Elétrica Energia Elétrica ou Eletricidade - é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho através das cargas elétricas em movimento (corrente elétrica).

Consumo de energia elétrica Imagem: KoS / Domínio Público O kWh é a energia elétrica consumida durante uma hora de funcionamento por um aparelho cuja potência média é 1 kW.

Unidade de energia elétrica

Principais Matrizes Energéticas para geração de Energia Elétrica Em nível mundial, a geração de energia elétrica apresenta uma matriz energética baseada principalmente na energia mecânica (hidrelétrica) e energia nuclear; Em grandes centros consumidores de energia elétrica do mundo como França, Inglaterra e Japão entre outros, a matriz energética é proveniente de usinas Termonucleares; A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia entre os países desenvolvidos ou países centrais. É uma das alternativas menos poluentes, permitindo a geração de uma grande quantidade de energia e instalações de usinas perto dos centros comerciais, minimizando o custo de distribuição de energia; As hidrelétricas por sua vez têm parcela significativa em países como Brasil e China.

Matriz Energética Brasileira

Matriz Energética Brasileira Hídrica O Brasil possui uma matriz de energia elétrica que conta com a participação de 64,0% da hidroeletricidade. O Brasil usa energia hidrelétrica desde o final do século 19, mas as décadas de 1960 e 1970 marcaram a fase de maior investimento na construção de grandes usinas. Devido a essas opções feitas no passado, o País abriga hoje a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. Inaugurada em 1984 depois de um acordo binacional com o Paraguai, a Usina de Itaipu tem hoje potência instalada de 14 mil MW, com 20 unidades geradoras. Essa capacidade é suficiente para suprir cerca de 80% de toda a energia elétrica consumida no Paraguai e de 20% da demanda do sistema interligado brasileiro.

Matriz Energética Brasileira Biomassa A bioeletricidade, fonte limpa de geração de energia, assume a segunda posição na matriz elétrica brasileira, oriunda basicamente do gás natural, petróleo e carvão mineral.  Derivados de Petróleo o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP,  querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Matriz Energética Brasileira Carvão e derivados O combustível fóssil é utilizado, especialmente, no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química (produção de corantes), na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos, fertilizantes e na produção de energia elétrica nas termoelétricas. O carvão mineral teve seu uso difundido bem antes do descobrimento do petróleo como fonte de energia. A baixa qualidade do carvão brasileiro, juntamente com o fato de ser altamente poluente e apresentar elevados custos de transporte, determinou seu aproveitamento como fonte energética apenas em épocas de crise.

Matriz Energética Brasileira Nuclear É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Gás Natural Dentre os combustíveis fósseis, é a opção mais barata e “limpa”. Representa 21% da matriz energética mundial e 13% da brasileira. Pode ser utilizado tanto na fabricação de energia elétrica quanto na indústria, porém, principalmente no Brasil, é mais utilizado no setor de transportes.

Matriz Energética Brasileira Solar Sem causar danos ao ambiente,a energia solar pode ser convertida diretamente em energia elétrica através de painéis solares e células fotovoltaicas. Os custos para a construção destes painéis e o baixo rendimento fazem com que esta fonte, embora promissora, seja pouco utilizada no cenário atual. Eólica É a energia produzida pelo vento; funciona mediante o processo de transformação da energia cinética das massas de ar em energia mecânica ou elétrica. Apesar de ser uma energia limpa, ela apresenta impossibilidades, pois se limita às regiões em que venta e tem um custo relativamente alto. Os países que mais utilizam esta fonte são: Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia.

Você viveria sem energia elétrica? O blackout (apagão) é o corte ou colapso temporário de energia elétrica, que provoca o maior prejuízo econômico se ocorrer com frequência em grandes centros econômicos do mundo. Imagem: Peter Louiz / Domínio Público

Por que economizar energia? Economizar energia é muito importante, porque é muito caro e danoso para o meio ambiente gerar energia da forma que fazemos hoje. Está em vigor uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) que pretende tirar, até 2017, todas essas lâmpadas incandescentes do mercado. Uma lâmpada de LED é capaz, por exemplo, de economizar até 90% de energia sem que isso influa na sua eficiência luminosa.

Eficiência Energética A Eficiência Energética deve ser considerada na hora de comprar um eletrodoméstico? O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, possui uma etiqueta chamada de Selo Procel, que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo CEE – Coeficiente de Eficiência Energética. A classificação é divida em A, B, C, D e E. Quanto maior o CEE, mais eficiente será o aparelho.

FIM