Política Nacional de Humanização

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Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Humanização

Política Nacional de Humanização PNH não é um programa, e sim uma Política que atravessa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS. Visa fortalecer o SUS como política pública de saúde.

Política Nacional de Humanização Humanização → valorização e envolvimento dos diferentes sujeitos: usuários, trabalhadores e gestores Valores → autonomia e protagonismo dos sujeitos → co-responsabilidade entre eles → estabelecimento de vínculos solidários → construção de redes de cooperação e participação coletiva no processo de gestão

Política Nacional de Humanização Princípios norteadores ● Valorização da dimensão subjetiva, coletiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS (fortalecimento dos direitos do cidadão, respeito a reivindicações de gênero, cor/etnia, orientação/expressão sexual etc); ● Fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional com atuação transdisciplinar; ● Apoio a construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e produção de sujeitos;

Política Nacional de Humanização ● Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS; ● Co-responsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção; ● Democratização das relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando processo de educação permanente; ● Valorização da ambiência, com organização de espaços de trabalho saudáveis e acolhedores.

Política Nacional de Humanização Dispositivos da PNH A PNH está comprometida com a alteração dos modos de fazer e se relacionar em saúde. Os dispositivos a seguir são entendidos como “tecnologias” ou “modos de fazer”. ● Acolhimento com classificação de risco ● Ambiência ● Equipes de referência e de apoio matricial → Clínica Ampliada ● Projeto singular e projeto de saúde coletiva → Clínica ampliada

Política Nacional de Humanização ● Colegiados de gestão ● Contratos de gestão ● Sistema de escuta qualificada (Ouvidoria, gerência de “portas abertas”) para usuários e trabalhadores → pesquisa de satisfação ● Visita aberta, direito a acompanhante e envolvimento no Projeto Terapêutico ● Programa de qualidade de vida para o trabalhador ● GTH com plano de trabalho definido

Política Nacional de Humanização Parâmetros para implementação da PNH hospitalar (nível B): ● Existência de GTH com plano de trabalho definido; ● Garantia de visita aberta e presença do acompanhante; ● Mecanismos de recepção com acolhimento dos usuários; ● Mecanismos de escuta para usuários e trabalhadores;

Política Nacional de Humanização ● Equipe multiprofissional (minimamente médico e enfermeiro) de referência para cada paciente, com horário pré agendado para recebimento dos familiares; ● Existência de desospitalização /cuidados domiciliares ● Garantia de continuidade da assistência, com ativação de redes de cuidado para viabilizar a integralidade;; ● Garantia de participação dos trabalhadores em atividades de educação permanente;

Política Nacional de Humanização ● Atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores, contemplando ações voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho; ● Organização do trabalho com bases discutidas coletivamente e com definição de eixos avaliativos, avançando na implementação de contratos internos de gestão.

Política Nacional de Humanização Parâmetros para o Nível A: Os mesmos do nível B, acrescidos de: ● Ouvidoria funcionando; ● Equipe multiprofissional completa como referência; ● Conselho de gestão participativa; ● Acolhimento com classificação de risco na sua porta de Urgência; ● Projeto de educação permanente, com atividades sistemáticas de capacitação que contemple a PNH.

Política Nacional de Humanização Fátima da Silva Alves Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização