Paradoxo de Monty Hall.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocando pontos em nossa vida.
Advertisements

Euler e a Análise Combinatória
3.
PROBABILIDADE Introdução
Probabilidades - 9º ano.
Uma resolução do problema do camelo e das bananas
Sistemas lineares.
VISÃO GERAL Profa. Fernanda Denardin Walker
Estatística Aula 11 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
Probabilidades 9º Ano probabilidades A. Linhares.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Métodos de Demonstração
Marco Antonio Montebello Júnior
Trabalho de Matemática
Endereços Úteis
Complementos e substitutos estratégicos
A Porta por Mia Couto Mia Couto.
Amadurecimento Mário Quintana.
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
Hui Han, Lee Giles, Hongyuan Zha, Cheng Li, Kostas Tsioutsiouliklis
Aula 07 – Limite e Continuidade
A mulher e a logomarca.
Tema: Característica e Mantissa
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
Fazendo a leitura correta da Matriz dentro do seu escritório virtual
pesquisa de um estagiário....
Teste para Inteligentes
Probabilidades - 9º ano Elaborado por Paulo Almeida.
Probabilidades 9º Ano probabilidades.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Física Chaban Como passar pela porta do banco sem ter que
Clique para mudar o slide
Jogos Tradicionais Portugueses.
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello
MUDA TUA CARA, CARA, CURA A FERIDA, ESTA É TUA CASA E TUA FAMÍLIA
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Desconhecemos o autor Melhor visualizado no Power Point 2000.
A face de cada carta apresenta dez expressões identificados por letras. A letra “A” é sempre uma adição, a letra “B” é sempre uma subtracção, a letra.
Jogos tradicionais portugueses
Educação física e as novas Tecnologias Cristiana Araújo Nº3 12º12.
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Matemática Matriz Inversa
JOVEM ONDE ESTÁ A TUA FORÇA?
Estudo para reunião de célula
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Aula prática 2 Operadores e Expressões Comandos de Decisão Comentários
Acha que esta pequena invenção é a causa de muitos acidentes?
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello Depto. de Economia, PUC-Rio Agosto, 2006.
Otimalidade de Pareto Prof. João Manoel Pinho de Mello
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 8 Página 45, 46, 47, 48 JUL/10.
Escolha sob Incerteza Prof. João Manoel Pinho de Mello Depto. de Economia, PUC-Rio Agosto, 2008.
A Roda Mágica André Santos & Bruno Martins Matemática 2011/ ºB

1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Promoção como motivador.
Teoria dos Jogos.
Como Importar Produtos da CHINA.
Para os Meus 3 amigos.
Depois do petróleo Iraquiano, quem sabe a flora e reserva da Amazónia, água potável, minérios...
PROBABILIDADE CONDICIONAL E INDEPENDÊNCIA 2015.
A Taxa de Desemprego e a Curva de Phillips
Introdução – Origens Em 1958 A. W. Phillips apresentou um gráfico que mostrava a taxa de inflação vis s vis a taxa de desemprego no Reino Unido entre.
Estatística Aplicada Larson Faber
Impulso e quantidade de movimento
PROBABILIDADE Profa. Ana Clara Guedes.
ESTATÍSTICA PROBABILIDADE Profª M. Sc. Ingrid Milléo
Fernando NogueiraAnálise de Decisão1. Fernando NogueiraAnálise de Decisão2 Introdução A Análise de Decisão envolve o uso de processos racionais para selecionar.
Transcrição da apresentação:

Paradoxo de Monty Hall

COMO SURGIU O PARADOXO? O paradoxo de Monty Hall é um problema matemático que surgiu a partir de um concurso televisivo dos Estados Unidos da América chamado Let's Make a Deal (“Vamos fazer um negócio”), exibido na década de 1970.

PARADOXO O jogo consiste no seguinte: Monty Hall (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo que atrás de uma delas estava um carro e que as outras tinham uma cabra.

A B B C Paradoxo de Monty Hall Na 1ª etapa o concorrente escolhe uma porta, suponhamos que é B C A B B

A B C Paradoxo de Monty Hall De seguida Monty abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, sabendo à partida que o carro não se encontra aí. Suponhamos que é A A B C

? Paradoxo de Monty Hall Quer mudar da porta? Ou permanece na B B C

Quando o apresentador revelou uma porta não premiada, o concorrente teria à frente um novo dilema com apenas duas portas e um prémio. A probabilidade deveria ser de ½. ERRADO B C

Quantos casos possíveis de sair carro e cabra é que temos à partida? Porta A Porta B Porta C Caso 1 Carro Cabra Caso 2 Caso 3 P(sair o carro)=3/9=1/3 P(sair cabra)=6/9=2/3 Lei de Laplace

Probabilidade de o apresentador escolher esta porta DIAGRAMA DE ÁRVORE 1/3 1/3 1/3 Concorrente escolhe: Cabra 1 Carro Cabra 2 Probabilidade de o apresentador escolher esta porta 1 1 1/2 1/2 Apresentador mostra: Cabra 2 Cabra 1 Cabra 1 Cabra 2 Troca? S N S N S N S N Carro Cabra1 Carro Cabra2 Cabra2 Carro Cabra1 Carro 1/3 1/3 1/3 1/3 1/6 1/6 1/6 1/6 Mudar Não Mudar Carro: 1/3 +1/3=2/3 Carro:1/6+1/6=1/3 Cabra1:1/6 Cabra1:1/3 Cabra2: 1/6 Cabra2:1/3 1/3 2/3

Explicação Existem três portas, a porta 1, 2 e 3. Quando se escolhe uma das portas, a hipótese de que ela seja a premiada é de 1/3. Como consequência, as hipóteses de que se tenha errado é de 2/3. Pode-se comprovar isso somando a probabilidade de cada uma das outras portas sabendo-se que terá de ser igual a 1.

  Sabendo isso, o apresentador abrirá sem a possibilidade de erro uma dessas duas portas, que contêm uma cabra, talvez a porta A. Ao fazer isso, o apresentador está a dar uma informação muito importante ao concorrente: Pois se o prémio estava nas outras portas que não tinham sido escolhidas necessariamente as portas B ou C, agora só pode estar na porta que o concorrente não escolheu e que não foi aberta, isto é, a porta C. Se o concorrente errou ao escolher uma porta, as hipóteses de isso vir a acontecer são de 2/3. Então, ao abrir uma das outras portas que não tenham o prémio, o apresentador está a dizer onde se situa o prémio.

Então o concorrente está perante 3 situações: 1- Inicialmente ao escolher a porta com a cabra 1. No entanto o apresentador escolhe a outra cabra. Mudando, o jogador ganha o carro. 2- Inicialmente escolhe a porta com a cabra 2. No entanto o apresentador escolhe a outra cabra. Mudando, o jogador ganha o carro. 3- Inicialmente escolhe a porta com carro. O apresentador escolhe uma cabra. Mudando, o jogador fica com uma cabra.

É assim visível que é mais vantajoso trocar de porta! Como as hipóteses de que se tenha errado, ao escolher inicialmente, são de 2/3, se trocar-se as hipóteses de ganhar serão de 2/3. Por conseguinte a probabilidade que o concorrente tem de ganhar, e se no entanto este não trocar de porta, é de apenas 1/3. É assim visível que é mais vantajoso trocar de porta! É assim visível que é mais vantajoso trocar de porta!

Sabia que podemos aplicar a LEI DOS GRANDES NÚMEROS?? Imagine que existem 1000 portas. Suponhamos que escolhe a 446. A probabilidade de acertar da 1ª vez é de 1/1000, é pouco provável que acerte logo a 1ª. O apresentador elimina 998 portas. Sobraram : 446 ( que escolheu ) e a porta 8. Se ficar na porta 446 ,tem 1/1000 de ganhar Se mudar para porta 8 , tem 999/1000 de ganhar O que precisamos levar em consideração é que o apresentador, sabe onde está o prémio . E isto é a chave do problema .Tendo essa informação, ele jamais eliminará a porta que contém o prémio, e sim somente as que NÃO contem o prémio , restando apenas a porta premiada . Quando ele deixa apenas 1 das 1000 portas, esta praticamente aponta onde está o prémio.

Simulação virtual http://people.hofstra.edu/Steven_R_Costenoble/MontyHall/MontyHallSim.html http://www.grand-illusions.com/simulator/montysim.htm http://math.ucsd.edu/~anistat/chi-an/MonteHallParadox.html http://translate.google.pt/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=http://www.cut-the-knot.org/hall.shtml&sl=en&tl=pt

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall http://enigma.weblog.com.pt/arquivo/085543.html http://hugosilva.wordpress.com/2009/05/10/o-paradoxo-de-monty-hall/

O trabalho foi realizado por: Kamal Miriam Nadiya Nuno

Para a disciplina: Matemática A pedido do professor: Rui Pedro Pereira