GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

ABAV-RR e ICCABAV Parte 2: Turismo Rural: Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
A Teoria do Caos e as Organizações
Meio ambiente e desenvolvimento
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Teorias de Sistemas de Informação
Competências na Educação para a Hospitalidade
Programa e Plano de Ensino
Prof. Ms. Vagner Custódio
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Pós Gestão em Turismo Sustentável
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Gestão do Conhecimento
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
Referencial Rumo à Excelência
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
Apresentação da disciplina
Novas formas de turismo
MARKETING DE SERVIÇOS conteúdo programático
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
Fundamentos de Marketing
Julho de 2007.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Talentos para Inovação
Administração de Marketing I
Introdução à Teoria Geral da Administração
1º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental de Antonina: O desafio do Desenvolvimento Local em Territórios Costeiros Ambientalmente Vulneráveis Experiências.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
A Evolução do Ecoturismo
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Conceitos de Administração e Ética Empresarial
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Ilan Chamovitz - 3 REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR: ESTRATÉGICA, DE PROCESSO E SISTÊMICA Ilan Chamovitz Universidade Federal do Rio de.
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Planejamento Estratégico
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Segmentação em Turismo (Mtur)
GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque. Conteúdo Programático.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Carlos Visão Global Social
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Carlos Freire Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Perspectiva estratégica da qualidade
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
Revisão nos conceitos de atendimento ao cliente Qualificação dos funcionários e controle da gestão e da produção; Seleção de trigo de alta qualidade para.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Gestão Estratégica de Negócios
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
+ “Percepções e Segurança, o mercado de Grandes Eventos GRANDES EVENTOS.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
“O Turismo não é uma ciência social entendida como corpo de doutrina metodicamente ordenado”. “...constitui uma disciplina em desenvolvimento que emprega.
Entendendo a dinâmica do turismo
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO TURISMO Profa. Andreia Roque

Conteúdo Programático 1- Introdução ao Turismo: Gestão Local Conceitos Gerais : Entendendo o Turismo Histórico: Análise de Realidade Mundial e Local Atualidades: Levantamento de cases Turismo Local Análise e Perspectivas

Conteúdo Programático Conceitos Gerais : Entendendo o turismo TEMA GERAL : Abordagem sistêmica do fenômeno turismo. Inclui aspectos de mercado de trabalho, infra-estrutura e super-estrutura, tipologias de turismo aplicadas à situações atuais, crescimento do setor turístico, turismo sustentável, qualidade de vida e globalização, planejamento turístico, o papel do poder público no desenvolvimento do turismo.

Conteúdo Programático Conceitos Básicos: Vamos falar sobre o turismo? Definição de Turismo: Turismo é? Histórico do Turismo: Desde as grandes viagens de Marco Polo, existem atividades que envolvem viagens e conhecer novos destinos cultural e localidades Turismo e atualidades: Negócio do Turismo ( Olimpíadas Militares, Copa do Mundo, Olímpiadas e muito mais

TURISMO E MOBILIDADE: Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) o turismo é uma atividade especial que ocorre longe de seu espaço e por um período superior a 24 horas. Estamos redescobrindo o turismo. Em outras palavras, estamos olhando o turismo além das definições formais e encontrando novas dimensões que envolvem múltiplas relações, passando a fazer parte de nossas vidas e das expectativas cotidianas

ABORDAGEM: MITOS E REALIDADES O grande negócio do turismo mundial é internacional: (o turismo é predominantemente doméstico , aproximadamente 80% O turismo refere-se exclusivamente a lazer e férias ( turismo abrange várias finalidades de visitas incluindo negócios, eventos científicos, educação e outros) Trabalhar no turismo é viajar muito ( a maioria dos negócios encontra-se no setor de hospitalidade) O turismo é dominado pelas grandes empresas multinacionais( as empresas nos destinos são quase em sua totalidade de pequeno e médio porte) O turismo é um setor simples que requer pouco planejamento podendo ser uma segunda opção de trabalho ( turismo é uma cadeia produtiva multisetorial e complexa e para prosperar exige planejamento, dados de pesquisa e sensibilidade) ( TURISMO PRINCÍPIOS E PRÁTICAS- BOOKMAN)

Conteúdo Programático 1- Introdução ao Turismo: Gestão Local Histórico: Análise de Realidade Mundial e Local Indústria turística no contexto da gestão Turismo globalização e cultura Turismo atualidade Utilização da internet como ferramenta de mercado; Mercado de trabalho em Turismo; Responsabilidades sociais das atividades turísticas; Política e planejamento turístico estratégico e operacional no Brasil e mundo;

Visão Geral da Gestão do Turismo Planejamento é organizar o futuro de forma a atingir certos objetivos Os planos devem ser elaborados para um período de tempo definido de forma que haja uma estrutura de tempo. Via de regra por 10 anos ( acordo de decisão poder público e privado) Abordagem contínua e flexível ( suscetível a circunstância variável)

Abordagem abrangente: todos os aspectos devem ser considerados para a gestão.”Não se trabalha somente o que queremos mas sim o que temos na realidade para transformar no que queremos” Abordagem integrada: estar inserido nos planos nacionais, regionais necessita promoção. Abordagem ambiental e sustentável: satisfação do turista seja possível com a manutenção do estar bem da sociedade

Abordagem implementável: seja possível ser implementada, não deixando de ser contemporâneo Visão de gestão estratégica: resolução de situações imediatas e ao mesmo tempo abrangente

O TURISMO HOJE : SEGMENTAÇÃO A diversificação da oferta turística mundial em relação ‘as tendências da demanda, ocasiona a expansão do mercado. A segmentação é entendida como uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. Em 2010 Mtur define Brasil( Aventura, Rural, Ecoturismo,Negócios e Eventos, Naútico, Estudos e Intercâmbio, Cutural, Pesca e Sol e Praia) Os estudos de turismo de luxo e de massa identificam índices sem precedentes. Aumento da atividade do turismo do século XXI, com a falta de maturidade empresarial sobre o tema manifesta-se sobre muitas maneiras, especialmente na falta de consenso sobre o que de fato é nossa oferta e nossa demanda e sua importância A transformação para uma atividade pública e de todos leva a latente necessidade de desenvolvimento sustentável e gerenciamento do turismo

http://www. world-tourism http://www.world-tourism.org ( definições estatísticas e abordagens do turismo em prol do desenvolvimento e comunidades) http://www.ttc.org ( empresas privadas que lidam com o turismo)

Conteúdo Programático Turismo Local Análise e Perspectivas Princípios de Gestão parte do entendimento Dados fundamentais Análises sistemáticas Proposições a serem feitas Exercício Prático: Ilhabela

Conteúdo Programático Atualidades: Levantamento de Cases Barcelona : Caso de remodelação urbana Portugal: Docas de Portugal hoje Oceanário Japão : Reconstrução do produto Dubai: Construção de um produto África do Sul: Destino de experiências São Paulo: Eventos de sucesso São Luiz do Purunã Outros

Conteúdo Programático 1- Introdução ao Turismo: Gestão Local BIBLIOGRAFIS DE APOIO ANDRADE, J.V. 1995. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Editora Ática. ANSARAH, M.G.R. 2000. Turismo: segmentação de mercado. São Paulo: Editora Futura. BARRETO, M. 1999. Planejamento e organização do turismo. São Paulo: Editora Papirus. BENI, M. C. 1998. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora SENAC, 427pp. BURNS, P.M & HOLDEN, A. 1995. Tourism: a new perpective. London: Prentice Hall, 239pp. COOPER, FLETCHER, GILBERT E WANHILL 1999. Tourism principles and practice. Logman. kRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989 LAGE, B.H.G. e MILONE, C.M. 2000. Turismo: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas. LINDBERG, K. & HAWKINS, D.E. 1995. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: SENAC, 292pp. MOLINA, E.S. Planificacion integral del turismo: um enfoque para Latinoamérica. México; Trillas. 1991. PELLEGRINI FILHO, A Ecologia, cultura e turismo. São Paulo: Papirus, 1993. PETROCCHI, M. 1998. Turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Editora Futura. REJOWSKI,M. Turismo e pesquisa científica: Pensamento Internacional X Situação Brasileira. São Paulo: Papirus, 1996. RUSCHMANN, D. Turismo e Planejamento Sustentável. A proteção do meio ambiente. São Paulo: Papirus, 1996 TRIGO,.G.L A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. São Paulo. Papirus, 1998 YAZIGI, E. ET ALLI. Turismo, espaço, paisagem e cultura. São paulo. Hucitec, 1996.