Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Direitos e deveres da criança
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Maria Helena Barros de Oliveira
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
A essência dos Direitos Humanos
DIREITOS FUNDAMENTAIS
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
A QUÍMICA E O HOMEM… e a MULHER!
Dercides Pires da Silva Auditor-Fiscal do Trabalho
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Direito humano a alimentação adequada
ENVELHECIMENTO E CIDADANIA: AVANÇOS COM CONTINUIDADE Ana Amélia Camarano (IPEA) Outubro de 2010.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Declaração Universal dos Direitos da Criança
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Declaração dos Direitos da Criança
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
“Os Incríveis”.
Os direitos da criança.
Evolução Social do Trabalho
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Rio Mulher.
PowerPoint realizado por: -Daniel Sousa; -Pedro Duarte; -Pedro Silva
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigos: 20 à 25
A disposição de um Pai Mateus
Declaração Universal dos Direitos do Homem
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
LIBERDADE SINDICAL.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Ministério Público do Trabalho
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Efeméride de 10 de dezembro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Projeto Eleições 2010 Projeto Eleições 2010 Propostas 8ª B Ação Interdisciplinar – Informática Educativa e Língua Portuguesa.
DIREITO À SAUDE.
1ºF Jaqueline Cardoso 15, Ricardo Vieira 37, Sabrina Simão 38, Cássio Rinaldo 47, Débora Eloise 49, Isabella Oliveira 50 23/10/2013.
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
 Este trabalho foi realizado no âmbito da area curricular não disciplinar de formação cívica.  Pretendemos estudar uns dos vários artigos dos direitos.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Artigo 1.º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Declaração Universal dos Direitos Humanos
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
3G Alexandre 01 Aline 42 Bruna 04 Cassia 07 Fernanda 46 Gabriel 12 Giovana 43 Leandro 20 Orlando 28 EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba disciplina.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
#vaidarcerto :).  Comumente nos deparamos com fatos sociais relacionados a um grupo de pessoas que se unem em prol de uma reivindicação pautando-se por.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU) Lilian 32 Aline Grilo 08 Aline Cristina 05 Luanna 40 Ana Carolina 45 Juliana 48 Nátale 36 Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU) artigos 20 a 25

Artigo 20 I. Todo o homem tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas. II. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo 21 I. Todo o homem tem o direito de tomar Parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos. II. Todo o homem tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país. III. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; essa vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo 22 I. Todo o homem, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e Culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.

Artigo 23 I. Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. II. Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. III. Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. IV. Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo 24 I.Todo o homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

Artigo 25 I. Todo o homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. II. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

Artigo 20 – Toda pessoa tem o direito de se reunir ou associar - se com quem ela quiser sem ser obrigada por ninguém e sem qualquer tipo de conflito. Cada pessoa tem o direito de fazer suas próprias escolhas. Exemplo: Um trabalho de escola em grupo, como este, de acordo com os direitos humanos cada aluno pode escolher com quem quer fazer o grupo sem ser obrigado pelo professor, ou colegas; Um político ou qualquer outra pessoa pode se associar a um partido político de livre escolha sem ser forçado por ninguém. Artigo 21 – Todo cidadão tem o direito de intervir na política de sua cidade, estado ou país, diretamente ou por meio de representantes escolhidos pelo povo em uma eleição aberta, com voto secreto ou por meio de manifestações. Esse mesmo governo escolhido pelo povo, tem que atender as necessidades da população oferecendo serviços básicos gratuitos e de qualidade. Exemplo: saúde, segurança e educação.

Artigo 22 – Toda pessoa tem o direito de ter ao seu alcance segurança pública, investimentos em cultura e lazer que contribuam para a formação de sua personalidade, sendo que alguns desses serviços devem ser oferecidos gratuitamente, pois nem todo mundo pode pagar por eles. Artigo 23 – Todos têm direito a um emprego justo, que possa sustentar a si próprio e a sua família. As condições de trabalho devem ser favoráveis ao ser humano sem ferir seus direitos, a remuneração deve ser igualmente proporcional a sua função, todos têm o direito também de se associar a um sindicato para que possa fazer valer seus direitos como trabalhador.

Artigo 24 – Toda pessoa precisa de um tempo para descansar, tendo o direito de pegar parte do seu horário de trabalho para isso (férias), nesse período pode dedicar seu tempo para o repouso, lazer, cultura ou qualquer outra atividade que queira. Artigo 25- Todo homem tem direito a um padrão de vida que lhe assegure coisas essenciais, como saúde, educação, alimentação, entre outras indispensáveis a sua sobrevivência e a de sua família, e um auxílio caso esteja impossibilitado de garantir estas coisas pelo próprio esforço, seja por qualquer razão. Todas as mães devem ter auxílio e cuidados especiais durante a maternidade bem como os seus filhos depois de nascidos, seja fora ou dentro de um casamento.

Bibliografia http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/onu3.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_Humanos http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/onu3.htm