Premissas e Políticas do Programa de Voluntariado Corporativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Projecto FORMAR EM REDE POEFDS – Medida
Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
COOPERAÇÃO TÉCNICA BRASIL – ESPANHA Brasília, 23 e 24 de abril de 2009 PROJETO DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO.
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
• Vorlei Guimarães Formação: - Bacharel em Marketing
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Vera Lúcia Regina Maria
Conquista e Manutenção de Associados. SITUAÇÃO/ DIAGNÓSTICO.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
"O PAPEL DO RI NO CRESCIMENTO DA EMPRESA" Agosto, 2013.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Arlon Cunha Eduardo Moschetta Felipe Varga Giovani Facchini Renato Frederico V. da Costa Rossana Queiroz Gerência de Projetos – 2005/2 Professor: Cândido.
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
XVIII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: Estratégias para Implantação de Sistemas de Qualidade e Discussão sobre Implementação de Requisitos Local: Motorola.
dos serviços/processos
EMENTA DO CURSO Desenvolvimento do termo de abertura do projeto;
Boas Práticas de Gestão Aplicadas na Prática – Visão Empresarial
COMITÊ TEMÁTICO MBC REDE DE COMPETITIVIDADE Ricardo Motta Coordenador do Comitê Sexta Reunião São Paulo, 01 de dezembro de 2006.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
22ª Reunião do ConPI 27 de setembro de 2005 NATURA – SÃO PAULO/SP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Premissa Encomenda do MCTEncomenda do MCT Necessidade de mobilização das micro e pequenas empresas, para utilização dos instrumentos de apoio a inovação.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Tudo que você queria saber sobre PMA mas tinha medo de perguntar
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
1. O INSTITUTO 20 ANOS DE AÇÕES SOCIAIS.
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Orientações Gerais.
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
10 DE AGOSTO - 19h COCKTAIL DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA MESA DE ABERTURA COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
Rio Mulher.
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Governança em Tecnologia da Informação
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Reunião mensal Centro Franciscano. Pauta 1. Informes: Eventos (Lembrar: Pré-FSM Porto Alegre, evento UNB- Brasilia) 2. Deliberações: Documento.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
CURSO GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL PETRÓPOLIS - RJ
Rio Verde - Goiás - Brasil
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
RPPS: ASPECTOS DE GOVERNANÇA
Semana de Planejamento FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas Comissão de Planejamento da FACE Slide : 1/18 Agosto/2014.
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
QUALIDADE DE SOFTWARE Apresentação da Disciplina
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Rede Temática GIFE 1º encontro Desenvolvimento Local São Paulo, 18 de maio de 2015.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Local: Auditório da Sede da Anvisa
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Transcrição da apresentação:

Premissas e Políticas do Programa de Voluntariado Corporativo 13 de junho de 2012

AGENDA 8h 8h30 Welcome Coffee 9h Apresentação do Encontro 10h Case OHL Perguntas 10h30 Intervalo 11h30 Dinâmica em Grupo 12h Apresentação dos Grupos 12h30 Encerramento

Alinhamentos conceituais Premissa objetivos/diretrizes/ informações básicas Uma proposição que ajuda a chegar numa conclusão. Fato que serve de base para a conclusão. Procedimentos / Normas maneira de agir Sequência de ações ou instruções a serem seguidas para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Políticas conjunto de princípios conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições para a solução de problemas ou governança de programas. Manual do Voluntário

Case OHL

Case OHL Flávia Tâmega, advogada com 11 anos de experiência na área de concessões de serviços públicos, com MBA em Direito Empresarial e especialização em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas – GVLaw. Gerente Jurídico Corporativo do Grupo OHL Brasil desde 2006 e uma das Coordenadoras do Programa de Voluntariado do Grupo OHL Brasil.   Alessandra Lazarin, formada em Secretariado Executivo Bilíngue, pela Universidade FIEO de Osasco-SP, com especialização em Responsabilidade Social Corporativa pela FGV Rio de Janeiro, Secretária Executiva da OHL Brasil desde 2000, uma das Coordenadoras do Programa de Voluntariado do Grupo OHL Brasil.

Perguntas aos apresentadores

Intervalo

Dinâmica em Grupo Divisão dos participantes em 3 grupos de trabalho Facilitadores: Mesa 1: Claudia e Érica Mesa 2: Renata Macedo e Arthur Mesa 3: Clau Tema para discussão: O que é essencial para a construção das premissas e políticas do programa  de voluntariado corporativo, considerando:   Forma: como apresentar Conteúdo: o que não pode faltar Participantes: quem envolver na elaboração do conteúdo

Dinâmica em Grupo Tema para discussão: O que é essencial para a construção das premissas e políticas do programa  de voluntariado corporativo, considerando:  Forma: como apresentar? Lúdico, colorido, impresso, com textos inspiradores, vídeos convidativos, mais explicativo ou mais mobilizador Conteúdo: o que não pode faltar Lei, regras, direitos, deveres, conceitos, benefícios Participantes: quem envolver na elaboração do conteúdo Jurídico, equipe de comunicação interna? RSA? MKT( a causa esta ligada ao MKT?) e os institutos e fundações,  e as ações sociais? E o serviço social da empresa??? Ferramentas modelo te termo de adesão, ou uma ficha para escolha de ONGs parceiras, ou um modelo de pesquisa junto a funcionários, ou  ficha de inscrição para participar do PV, instrumentos de reconhecimento como certificados bottons, camisetas    

Apresentação dos Grupos O que é essencial para a construção das  premissas e políticas do programa  de voluntariado corporativo

FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: Uma questão estratégica Encerramento e Próximo Encontro A sistematização da dinâmica em grupo será publicada no BLOG: http://grupodevoluntariadoempresarial.wordpress.com/ Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial no Facebook. Participe! Próximo Encontro 15 de agosto FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: Uma questão estratégica

Acontece 28 de agosto DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO Curso CVSP: 24 e 25 de junho GESTÃO DE PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO www.voluntariado.org.br Curso de Férias ESPM: 16 a 19 de julho VOLUNTARIADO EMPRESARIAL:FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E AÇÕES SOCIAIS NAS EMPRESAS Inscrições abertas - www.espm.br 28 de agosto DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO (Lei n° 7.352, 28/08/1985)

FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: Uma questão estratégica OBRIGADA! Até 15 de agosto FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS: Uma questão estratégica