Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
PLANO DE GESTÃO.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
Audiência Pública de Fiscalização
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Políticas Públicas.
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
As Políticas de Investimentos Públicos em Infraestrutura e os Desafios das Agências de Regulação no Brasil Contemporâneo Jadir Dias Proença Coordenador.
Seminário Agenda Nacional de Gestão Pública: velhos e novos desafios
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Os (10) desafios da regulação no Brasil
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
III Workshop de Planejamento de FMM – BRASIL
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
Gestão de Meios de Hospedagem
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Atuação dos agentes de Controle Social
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO PEDRO FARIAS BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SEMANA DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 2015 BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2015.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
1 O Papel dos Órgãos Regulatórios Seminário “Concessões, Regulação e Segurança Jurídica” Valor Econômico São Paulo, 09/11/2015 José Elaeres Marques Teixeira.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Perspectivas sobre Coerência Regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
Ministério da Fazenda 1 Julho 2008 O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social AUDIÊNCIA PÚBLICA – CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Transcrição da apresentação:

O Pro-Reg e a Análise do Impacto Regulatório como instrumento de melhoria da governança regulatória Jadir Dias Proença Coordenador Técnico do PRO-REG Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais Casa Civil Presidência da República Dezermbro de 2012 1

Roteiro O PRO-REG Análise do Impacto Regulatório - AIR Governança Regulatória.

Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação – PRO-REG Instituído em março de 2007 pela Casa Civil, em conjunto com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desenvolvido com o apoio do Banco do Desenvolvimento Interamericano (BID) – contrato firmado em dezembro de 2007. Proposta: aperfeiçoar a governança do sistema regulatório e a coordenação entre as instituições que participam do processo regulatório.

Estrutura Conceitual I -Fortalecer a capacidade dos ministérios Controle Social e Avaliação Formulação IV - Elevar a transparência e promover o controle social II - Alinhamento das políticas e a regulação Melhorar a qualidade da regulação III - Fortalecer a autonomia e o desempenho das agências Prestação de contas Regulação

Problemas mais comuns da regulação Falta de clareza Complexidade e inconsistência Demasiadamente prescritiva Cria incentivos perversos como corrupção e rent seeking Se não é atualizada, com o tempo oferece fraco retorno Não é comunicada efetivamente Administração regulatória pobre , sem transparência nem prestação de contas Implementação deficiente

Evolução da Regulação no Brasil Diagnóstico: Limitada participação social nos processos regulatórios devido ao uso deficiente dos instrumentos de transparência e consulta pública; Forte demanda por melhor infraestrutura, aliada à inadequação dos quadros de pessoal nas Agências e Ministérios, com baixa profissionalização; Processo decisório incompleto pela ausência de diretores em diretoria colegiada; Baixa accountability; Risco de captura ; Baixo nível de autonomia; Falta de cooperação entre órgãos do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC e as agências.; Falta de uma política regulatória para toda a administração brasileira; Complexidade dos marcos regulatórios.

PEER REVIEW OCDE (2008) O peer review discutiu com clareza as práticas correntes de regulação no Brasil, em termos de: melhorar a performance do sistema; alcançar os objetivos políticos estabelecidos; desmistificar o debate ideológico sobre a estrutura regulatória envolvendo ministérios e agências, e obter aprendizado a partir da experiência internacional. E enfatizou, entre outras medidas, a necessidade de adotar: uma unidade de supervisão da qualidade regulatória junto ao governo central e, a Análise do Impacto Regulatório (AIR). Disponível em www.regulacao.gov.br 7

Análise de Impacto Regulatório - AIR Mensura, por meio de análise econômica, o impacto de propostas regulatórias sobre o bem-estar social ou sobre segmentos da população Torna o processo regulatório mais transparente e responsável. Comunica maior racionalidade às escolhas regulatórias Apoia decisões políticas com base em critérios claros Envolve partes interessadas em processos sistemáticos de consulta Proporciona maior controle social

Projetos-piloto AIR Agências reguladoras participantes: ANVISA, ANEEL, ANS, ANCINE, ANTAQ, ANP, ANAC, PNPB, SDA e ARCE. Introdução da AIR em dois níveis: - trabalho com o(s) tema(s) piloto, e - desenho do sistema AIR para as agências participantes, de acordo com suas especificidades. Intenso programa de treinamento e capacitação.

Governança Regulatória Uma Governança regulatória efetiva maximiza a influência da política regulatória na formulação de regras que terão impacto positivo na economia e na sociedade, estando em linha com objetivos básicos de políticas públicas. Preocupa-se com a concepção e implementação da regulação, bem como assegura o seu cumprimento. Isso implica em uma abordagem integrada na implantação de políticas, ferramentas e instituições de regulação. Governança regulatória está fundamentada nos princípios da governança democrática e envolve um amplo domínio de atores, incluindo o Legislativo, o Judiciário, os níveis subnacionais e supranacionais de governo e atividades de normatização internacional, além do setor privado. Políticas de regulação, ferramentas e instituições formam os elementos do arcabouço analítico que a OCDE tem defendido para uma abordagem bem sucedida de governança regulatória. TRATA-SE DE DEFINIÇÕES QUE CONSTAM DE DOCUMENTO RECENTE DA OCDE “RECOMENDAÇÃO OCDE SOBRE POLÍTICA REGULATÓRIA E GOVERNANÇA”

Governança Regulatória Ambiente institucional: - É o contexto legal e institucional que norteia a organização do sistema regulatório: a existência de mecanismos que assegurem princípios, regras, direitos e garantias para o funcionamento da atividade regulatória, bem assim a segurança, estabilidade e qualidade na implementação do modelo regulatório. Arranjo Institucional - As questões estruturantes, operacionais e de conduta que determinam as linhas mestras de governança do órgão, seja no aspecto normativo, programático ou de gestão, que guardam relação com a qualidade regulatória: determinam o nível de adequação a princípios e condutas tendentes a gerar qualidade na regulação. 1) Sistema regulatório: Marco legal: Existência de diretrizes ou parâmetros legais para atuação regulatória atualizados e coerentes entre si. Política regulatória: Existência de diretrizes ou parâmetros gerais editados pelo Poder Executivo para observância na atuação regulatória de órgãos ou entidades reguladoras federais; Existência de órgão de coordenação de política regulatória; Marcos regulatórios setoriais: Existência de leis, políticas e programas setoriais explícitos, atualizados e coerentes estabelecidos para atuação regulatória; Nomeação de dirigentes: Existência de critérios previamente estabelecidos para nomeação de dirigentes. 2) Estrutura organizacional; Capacidade técnica; Prestação de contas, acessibilidade e comunicação;

Governança Regulatória Formulação regulatória e processo decisório - Estruturação interna das instituições, e é relacionada com a estabilidade e explicitação de regras para a composição dos atos regulatórios; - Inclui o estabelecimento de prioridades de forma compartilhada, como suporte ao processo decisório e à exigência de análise sistêmica prévia da efetividade da atuação da regulação, por meio de análise de impacto sistematizado e abrangente, submetido à participação pública, como ingrediente fundamental e determinante da qualidade regulatória. - Previsibilidade Regulatória - Existência de instrumento divulgado periodicamente que estabelece e antecipa as propostas de prioridades de atuação regulatória; agenda regulatória, Pacto com agentes, etc.; - Análise de Impacto Regulatório (AIR); - Instrumentos regulatórios: (i) Sistematização Regulatória Geral - Padrões administrativos homogeneizados para preparar normativos; (ii) Coesão Interna - Previsão de mecanismo de consulta interna no processo de preparação de normativos.

Governança Regulatória Implementação e aprimoramento do estoque regulatório - É a existência de metas de simplificação e redução dos custos administrativos e a criação de instrumentos que possibilitem a atualização tempestiva e eficiente das normas: 1 - revisão do estoque normativo e da produção normativa, a organização do estoque regulatório, e a utilização de clausulas de revisão nas normas editadas; 2 - controle e fiscalização e cumprimento da norma; recursos humanos dedicados à atividade de fiscalização; mecanismos extra-judiciais de resolução de conflitos e participação social no planejamento da atividade de fiscalização; - Revisão do estoque normativo: Monitoramento da produção normativa; Avaliação do estoque normativo; Utilização de cláusulas de revisão: Edição de normas que contenham período máximo de tempo para serem revisadas; Organização do estoque regulatório: Utilização de técnicas legislativas para a organização do estoque normativo, tais como consolidação, compilação e codificação; Controle e Fiscalização: Elaboração de normas que contenham metodologia/indicador para aferição de seu nível de cumprimento; Quanto da força de trabalho da instituição está alocada na atividade de fiscalização; A instituição promove o uso de formas alternativas de recurso ao sistema judiciário para resolução de conflitos entre agentes regulados ou destes com consumidores? Simplificação administrativa: Mensuração dos custos administrativos: Utilização de medição de custos administrativos (internos e externos); Participação social no processo de simplificação administrativa: Existência de práticas de simplificação administrativa com a participação dos interessados (setor regulado, consumidor, usuário); metas de simplificação administrativa.

Governança Regulatória Eficácia e efetividade regulatória - Trata-se de atividade mais finalística, e pondera se os recursos são suficientes e adequados para a realização das ações estabelecidas e alcance dos resultados esperados. - Estabelece e mensura o grau de alcance das metas programadas, em um determinado período de tempo, independentemente dos custos/impactos implicados, bem assim o grau de modificação da situação problema (desafio) que deu origem a uma determinada ação estratégica. A instituição deve ter capacidade de fazer o monitoramento normativo – acompanhamento pós-implementação; - Avaliação ex-post de impacto: (i) Retroalimentação da área de mediação/fiscalização para aprimoramento dos processos e (ii) Revisões decorrentes de anormalidades observadas por consumidores ou pelos entes regulatórios, em decorrência da atividade fiscalizatória/total de revisões;

Governança Regulatória Participação e controle social - Disponibiliza material institucional de orientação para facilitar a participação social das partes interessadas; - Analisa e propõe correções na assimetria de participação entre os diferentes segmentos no processo regulatório; - Leva em conta a proporção de utilização, entre as propostas regulatórias e as estratégias de promoção da participação dos interessados na fase de formulação; - Estimula a utilização do mecanismo de consulta pública e de audiência pública presencial; - Acolhe as contribuições de diferentes segmentos participantes, e avalia a medida da satisfação dos atores participantes no processo regulatório. Participação institucionalizada: Existência de mecanismo formal para que os interessados participem do processo regulatório; Material de apoio à participação: orientação aos interessados para participação no processo regulatório; Assimetria de participação; qualidade da participação.

Desafios e oportunidades Fazer melhores escolhas no momento de intervir; Entender melhor as vantagens e as desvantagens da intervenção regulatória; Capacitar os especialistas em regulação; Melhorar o processamento de dados; Aprimorar as técnicas de pré-consulta, consulta e audiência públicas, e Reduzir discrição nas decisões regulatórias.

Um entendimento coerente e comum para os reguladores Papel dos Reguladores Como Regular Desempenho dos Reguladores Promover competição Promover inovação Proteger consumidores Benchmarking Supervisão de mercados Cooperação regulatória internacional (questões transnacionais) Organização e Administração Estratégia Estrutura e organização Financiamento Melhores práticas (ferramentas) Administração de recursos escassos Capacitação - Proteção dos consumidores - Facilidade de utilização - Acesso ao mercado - Confiança dos investidores - Ligação entre o desempenho de mercado e reguladores - Mensuração/indicadores de impacto Relacionamentos - Centro de governo e reguladores - Entidades reguladas e reguladores - Reguladores e reguladores DEIXO COMO UMA RECOMENDAÇÃO ESSE ÚLTIMO SLIDE QUE DEVERIA SER ELE MESMO OBJETO DE UMA OUTRA APRESENTAÇÃO, BEM MAIS DETALHADA. - Responsabilização - Quem julga falhas regulatórias - Quem julga o controle regulatório

Obrigado! JADIR DIAS PROENÇA Jadir.proenca@presidencia.gov.br www.regulacao.gov.br 18