BARROCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A arte e a mentalidade barroca
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
Rembrandt (vídeo – Slides)
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
“A arte dos contrastes”
Pintura barroca Temas favoritos: sacros ou mitológicos (grego-romano)
ARTE BARROCA.
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA Escultura.
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
ARTE BARROCA.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
No tempo, espaço, características e seus representantes.
ALEIJADINHO.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Arte Gótica.
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco Profª Patricia.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A ARTE BARROCA NA EUROPA
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
Arte das Minas: o Barroco
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
Períodos Musicais na Idade Moderna
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
BARROCO.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
BARROCO ERA DO ORNAMENTO
O BARROCO.
Barroco.
Arte Barroca O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, 09/05/ º ano . Professora : Lourdinha Batista.
Profa.: Consuelo Holanda
CONTEXTO HISTÓRICO BARROCO
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

BARROCO

Características O Barroco surgiu na Itália, mas espalhou-se pelo restante da Europa e continente americano; Rompeu o equilíbrio entre sentimento e razão e entre arte e ciência; EMOÇÃO predomina sobre a RAZÃO; Reforma Protestante influenciou esta nova visão;

Michelangelo: O precursor do Barroco - O Juízo Final O Juízo Final – Michelangelo

Pintura: Itália Composição em diagonal; Acentuado contraste de claro-escuro, que intensificava a expressão dos sentimentos; Temas: religiosidade, vida da nobreza e do povo simples. Principais pintores: Tintoretto, Caravaggio e Andrea Pozzo.

Tintoretto: Intensidade da luz e da cor Pintou temas: Religiosos; Mitológicos; Retratos: o corpo das figuras é mais expressivo que o rosto, e a luz e a cor têm grande intensidade

TINTORETTO: Cristo em casa de Marta e Maria 134

Caravaggio: a beleza não é privilégio da aristocracia Procurava seus modelos entre os as pessoas do povo; Usa a luz de modo revolucionário, não utilizando-a como reflexo da luz solar, mas de forma intencional para dirigir a atenção do observador. “Luminista”.

Caravaggio: Tocador de Alaúde 135

Caravaggio: Ceia em Emaús

Caravaggio: Vocação de São Mateus

Andrea Pozzo: os tetos das igrejas abrem-se para o céu - A glória de Santo Inácio

Escultura Barroca Exaltação dos sentimentos; As formas procuravam expressar o movimento e recobrem-se de efeito decorativos; Prodominam as linhas curvas, drapeados das vestes e o uso do dourado; Gestos e rosto das personagens revelam fortes emoções e atingem dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Bernini: Algumas de suas obras serviram de decoração em igrejas: Baldaquino

Bernini: Êxtase de Santa Teresa

Arquitetura Barroca Realizou-se principalmente nos palácios e nas igrejas; Igreja católica queria proclamar o triunfo da sua fé, por isso realizou obras que impressionam pelo seu esplendor; Efeitos decorativos

Cercanias imediatas: importantes para a beleza da construção: Colunata Basílica de São Pedro Bernini

Canteiro do Jardim de Versalhes

Barroco nos Países Baixos Bélgica: Rubens: utilização das cores quentes; Holanda: Hals, Vermeer e Rembrandt; Reembrandt: Um dos maiores artistas no domínio da luz; Gradação da claridade, meios-tons e penumbras

Rembrandt: A Lição de anatomia do Doutor Tulp

Vermeer: a beleza delicada da vida cotidiana Trabalha os tons expostos à claridade Seus temas são os da vida privada e costumes da Holanda

Vermeer: A Moça do Brinco de Pérola

Vermeer: A Rendeira

Vermeer: Mulher Lendo uma Carta

Barroco espanhol - El Greco: verticalidade na pintura

Velázquez: Retratou as pessoas da corte espanhola do séc Velázquez: Retratou as pessoas da corte espanhola do séc. XVII e os tipos populares do seu país – A Velha Cozinheira

Velázques: As Meninas

O Barroco no Brasil Desenvolveu-se do séc. XVIII ao início do séc. XIX; Associado à religião católica; Construção de inúmeras igrejas por todo país; Duas linhas diferentes do Barroco: regiões enriquecidas pelo comércio do açúcar e mineração (MG, RJ, BA e PE). Igrejas com relevo em madeira e portadas decoradas com esculturas em geral feitas de pedra sabão.

Igreja São Francisco - MG

As construções jesuíticas no Sul No séc. XVIII desenvolveram-se uma arquitetura e escultura de caráter religioso, associadas ao trabalho de catequese que os padres jesuítas realizavam com os indígenas; Edificada no séc. XVIII, a igreja de São Miguel é a construção que representa traços do Barroco

Ruínas da igreja de São Miguel

Igreja São Francisco

Interior da igreja São Francisco

Pernambuco: Igreja de São Pedro dos Clérigos - Recife

Paraíba: Igreja do Convento Franciscano

Arcos da Lapa

Aleijadinho A integração entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em MG a partir dos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho;

Igreja de São Francisco de Assis

Mestre Ataíde: Igreja São Francisco de Assis

Santuário Bom Jesus de Matosinhos - MG