POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMANDO REGIONAL VIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
A escola e a prevenção ao uso de drogas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Curso de Difusão Cultural
Políticas de Segurança Pública
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
REDUÇÃO DE DANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
RECUPERAÇÃO - Assistência e Manutenção Fernanda M C Livani Médica do Trabalho Especialista em Dependência Química.
Cidadania Participativa nas
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
SÉCULO XX.
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Sociedade da Informação no Brasil
Colégio Imaculada Conceição-CIC
A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Planejamento Estratégico
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
A Indústria Cultural no Brasil
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP)
DROGAS – uma guerra perdida?. DROGAS – uma guerra perdida?
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
MOTIVANDO PARCERIAS FUNDAÇÃO NACIONAL DO CÂNCER DE PELE.
Narcotráfico e uso no Brasil
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Mídia e Violência Primeiros resultados Desafios para a cobertura policial ABRAJI 2008.
CICLO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM DEBATE CISED III PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NA SEGURANÇA PÚBLICA Belo Horizonte, abril de 2009.
DESENVOLVIMENTO DO TÓPICO FRASAL
“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
PRF Silvia Regina.
REUNIÕES REGIONAIS.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA G ABINETE DE G ABINETE DE G ESTÃO G ESTÃO I NTEGRADA I NTEGRADA.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Transcrição da apresentação:

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO COMANDO REGIONAL VIII PROGRAMA DE POLICIAMENTO CHOQUE DE ORDEM 2012

DROGAS: uma guerra perdida?

Fronteira Brasileira: 15 mil quilômetros de fronteiras Fiscalização deficiente/inexistente Países vizinhos: maiores produtores mundiais

Maior produtor mundial de cocaína, Colômbia Maior produtor mundial de cocaína, com 68 mil hectares de cultivo de coca.

Colômbia Peru Segundo maior produtor de cocaína, com 59,9 mil hectares. Seguida a tendência atual, deverá superar a Colômbia nos próximos anos. (68 mil hectares)

Terceiro maior produtor mundial de cocaína, Colômbia (68 mil hectares) Peru (59,9 mil hectares) Bolívia Terceiro maior produtor mundial de cocaína, com 30,9 mil hectares de cultivo de coca.

Segundo maior produtor mundial de maconha, atrás apenas do México. Colômbia (68 mil hectares) Peru (59,9 mil hectares) Bolívia (30,9 mil hectares) Paraguai Segundo maior produtor mundial de maconha, atrás apenas do México.

Três maiores produtores mundiais de cocaína respondem por praticamente 100% da produção mundial.

Grande parte da droga segue para: América do Norte e Europa. Parte da cocaína se destina ao mercado consumidor brasileiro

Fronteira E.U.A. X México

construção de um muro físico noite e dia vigiado por um forte esquema de segurança.

Túneis por onde passam volumosos carregamentos de drogas

Imagine a situação nas fronteiras brasileiras, com suas dimensões continentais...

Vamos refletir um pouco sobre a outra ponta do processo do tráfico: o usuário Duas categorias

... parcela “invisível”, excluída, esquecida e, ignorada da sociedade. Fome Frio Abusos Privações Humilhações Violência.

1980 e 1990 - cola de sapateiro era a principal droga de escolha. Solvente e inalante, cujas substâncias básicas são o tolueno e o benzeno, depressoras do Sistema Nervoso Central. causa euforia, desinibição, alteração das percepções, insensibilidade à dor, fome e cansaço.

Hoje, escravos de drogas muito mais devastadoras: o crack e o oxi. Crack/Oxi: subprodutos da cocaína são cinco vezes mais potentes que a cocaína

Não raro, tornam o usuário violento e suicida em potencial. sensação de confiança, poder e excitação, seguida por um período de depressão, paranóia, com alucinações e delírios. Não raro, tornam o usuário violento e suicida em potencial.

Tratamento - Reabilitação psicossocial: possibilidade bastante remota.

categoria de usuários: que tiveram condições sociais privilegiadas. A outra categoria de usuários: jovens que tiveram condições sociais privilegiadas.

e de tantos outros jovens, Diante das histórias de Adriana e Nelson, e de tantos outros jovens, talvez seja hora de refletirmos sobre os valores que norteiam a nossa sociedade.

Que sociedade é esta que construímos tão repleta de valores desvirtuados?

Anúncios que associam a felicidade e o bem-estar ao consumo de bebidas alcoólicas. (uma droga tão ou mais nociva que as ilícitas)

Programas que massacram a subjetividade e anulam o senso crítico,

Forças Policiais X Causas reais que alimentam o tráfico e o vício

forças policiais isoladamente heróica tarefa de “enxugar gelo” ...entupindo cada vez mais as já desumanas e superlotadas prisões

DROGAS Violência Programação Televisiva Consumo de Bebidas Alcoólicas Corrupção Política Materialismo e Consumismo Desigualdades Sociais Baixa Qualidade da Educação Pobreza Moral e Cultural DROGAS Violência

Problema muito mais amplo – origem no grave descaso com a Educação e a Infância no país.

“Só a participação cidadã é capaz de mudar esse país.” FILTRO SOCIAL “Só a participação cidadã é capaz de mudar esse país.” Betinho

PROGRAMA DE POLICIAMENTO CHOQUE DE ORDEM

DADOS DA CIRCUNSCRIÇÃO DO CR VIII MUNICÍPIO POPULAÇÃO ÁREA TERRITORIAL ELEITORES JUÍNA 39.255 22.395,845 28.858 JUARA / PARANORTE 32.791 22.641,187 23.470 ARIPUANÃ / CONSELVAN 18.656 24.612,987 13.296 COLNIZA / GUARIBA 26.381 27.924,534 17.574 CASTANHEIRA 8.231 3.703,671 5.459 COTRIGUAÇU / NOVA UNIÃO 14.983 9.460,472 8.988 JURUENA 11.201 3.222,650 5.998 NOVO H. DO NORTE 3.749 879,662 2.953 PORTO DOS GAUCHOS 5.449 6.993,810 3.916 TABAPORÃ / AMERICANA N. 9.932 8.317,062 6.505 TOTAL 170.628 hab 130.152,88 km² 117.017 eleitores Fonte: IBGE/2010 TSE/2010

Porque o ppco foi criado? Fortalecer a identidade da Instituição; Valorizar o trabalho realizado pelo policial militar; Planejar e sistematizar as ações de polícia; Recuperar o comprometimento e motivar os policiais; Aproximar o PM da comunidade, reconquistando a sua confiança; Exercer com propriedade a sua missão principal;

P p c o Valorar todos os regramentos sociais com a aplicação de várias ações proativas de polícia.

AÇÃO Operacional nº 01 ADMINISTRATIVO OPERACIONAL CENTRALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NO CR-VIII. AUMENTO DO EFETIVO NAS RUAS. OFICIAIS CUMPRINDO EXPEDIENTE OPERACIONAL.

OFICIAIS e subordinados nas ruas O COMANDO ESTRATÉGICO SAI DO QUARTEL PARA IR JUNTO DA TROPA E DA SOCIEDADE, PARA COMBATER O CRIME.

GESTÃO DE PESSOAS = mais policiais nas ruas

SUPERVISIONAR A APLICAÇÃO DO PPCO EM TODA A CIRCUNSCRIÇÃO DO CR-VIII AÇÃO Operacional nº 02 GERENCIAL SUPERVISIONAR A APLICAÇÃO DO PPCO EM TODA A CIRCUNSCRIÇÃO DO CR-VIII

AÇÃO Operacional nº 03 POLICIAMENTO POR AGENDAMENTO EFETIVA INTERAÇÃO CR VIII/SOCIEDADE CONTATO DIRETO COM OS COMANDANTES DA REGIONAL MAIOR CONTROLE DOS PROBLEMAS DA COMUNIDADE PALESTRAS DIFUSÃO DO NUMERO DO CELULAR FUNCIONAL DENÚNCIAS REALIZAÇÃO DO POLICIAMENTO CONTRIBUI PARA O MAPEAMENTO CRIMINOLÓGICO

AÇÃO Operacional nº 04 ABORDAGEM, BUSCA E CONDUÇÃO ABC PROCEDIMENTO REALIZADO POR TODAS AS GUARNIÇÕES DE SERVIÇO AUMENTANDO A POSSIBILIDADE DE DETENÇÃO DE INFRATORES DA LEI a) CUMPRIMENTO DA PORTARIA JUDICIAL DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. b) FISCALIZAÇÃO EM BARES e LANCHONETES (ALVARÁ, TASEG) c) CONTROLE DE SOM: AUTOMOTIVO; RESIDENCIAL ; BARES E LANCHONETES; SHOWS E EVENTOS.

FISCALIZANDO ALVARÁS DE BARES E LANCHONETES

AÇÃO Operacional nº 05 RESPONSABILIDADE SOCIAL APRIMORAR O AMBIENTE ONDE VIVEMOS E TRABALHAMOS, OPORTUNIZANDO POSSIBILIDADES EFETIVAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO PÚBILCO INTERNO E EXTERNO ADEQUAÇÕES DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO QUARTEL FISCAL DE EVENTOS FORMAÇÃO DE FANFARRA ACISO INCLUSÃO DIGITAL CAPOEIRA CHOQUE DE CIDADANIA NOS COLÉGIOS PALESTRAS VISITAS COMUNITÁRIA E SOLIDÁRIA

FISCALIZAÇÃO EM CARROS COM SOM POLUIÇÃO SONORA É CRIME AMBIENTAL Lei 9.605/98

AÇÃO Operacional nº 6 POLICIAMENTO ESCOLAR PROPORCIONA A INTEGRAÇÃO DA PM COM A COMUNIDADE ESCOLAR DIMINUINDO A OPORTUNIDADE DO COMETIMENTO DE DELITOS 1) IDENTIFICA A VULNERABILIDADE E OS PROBLEMAS NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO; 2) RETIRA PESSOAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR; 3) ORIENTA O CORPO DISCENTE E DOCENTE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA; 4) INDICA UM POLICIAL COMO GUARDIÃO ESCOLAR;

POLICIAMENTO ESCOLAR CREDIBILIDADE .

AÇÃO Operacional nº 07 TRÂNSITO LIVRE PROMOVER OPERAÇÕES EDUCATIVAS E REPRESSIVAS VOLTADAS AO CONTROLE DA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NA CIRCUNSCRIÇÃO DO CR VIII 1) FISCALIZAR O CUMPRIMENTO DAS LEIS: (CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO); 2) REDUZIR OS ÍNDICES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO; 3) REGULARIZAR TODA A FROTA VEICULAR; 4) INIBIR, PREVINIR E COIBIR A AÇÃO CRIMINOSA.;

AÇÃO Operacional nº 08 LUZ E SOM DIMINUI A OPORTUNIDADE DA AÇÃO CRIMINOSA AUMENTA A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA PRESENÇA DA PM NA COMUNIDADE

AÇÃO OPERACIONAL Nº 09 PATRULHAMENTO RURAL ATUAR DE FORMA SISTÊMICA NA PREVENÇÃO CONTRA OS SEGUINTES DELITOS: Conflitos agrários; Roubos e furtos de madeiras; Roubos e furtos de gados; Trafico de animais silvestres e drogas; Roubos a bancos e caixas eletrônicos; Crimes ambientais; Fonte: - SPP/FUSVAG

AÇÃO Operacional nº 10 apoio ao sistema sócio educativo e prisional A. op nº 09 - SISTEMA SÓCIO EDUCATIVO E PRISIONAL 1) APOIO Á SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS QUANDO OCORRER SITUAÇÕES DE CRISES ENTRE OS REEDUCANDOS NAS CADEIAS PUBLICAS DA REGIONAL.

REVISTA NA CADEIA Pública

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NÃO AS DROGAS AÇÃO Operacional nº 11 não as drogas PROERD PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA

PROERD – RESISTINDO ÀS DROGAS

AÇÃO OPERACIONAL nº 12 COMUNICAÇÃO SOCIAL CRVIII/PMMT

COMUNICAÇÃO SOCIAL CRVIII/PMMT PROCESSO INTEGRADO EM TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO (INTERNET, RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAL, ETC); DIFUSÃO DE TODAS AS AÇÕES POLICIAIS DO CRVIII; FATOR MOTIVADOR PARA O PM;

AÇÃO Operacional nº 13 PARCERIAS - PODER JUDICIARIO - MINISTERIO PUBLICO - PREFEITURA - CÂMARA MUNICIPAL - DELEGADOS - CONSELHO TUTELAR - CONSELHO DE SEGURANÇA - LIDERES COMUNITARIOS - INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS - SOCIEDADE EM GERAL

COMANDANTE COMANDO REGIONAL VIII PARTICIPE LIGUE : TENENTE CORONEL PM SANTOS COMANDANTE COMANDO REGIONAL VIII 65 – 99875312 MAJOR ARRUDA COMANDANTE 20º BATALHÃO 66 – 96329249

ESTÁ ENCERRADO O PRESENTE ATO NOSSO CORDIAL MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO AS NOSSAS PALAVRAS E CONTAMOS COM TODOS VOCÊS “FAZENDO A SUA PARTE, COLABORANDO EM PARCERIA,VALORANDO TODOS OS REGRAMENTOS, SÓ ASSIM O BEM PREVALECERÁ, ESTAMOS FAZENDO NOSSA PARTE, PARTICIPE CONOSCO.” TEN CEL PM SANTOS