Resolução de sistemas pelo método de substituição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução de Problemas
Advertisements

RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES Equações do 2º grau
Resolução de sistemas pelo método de substituição
Resolução de equações EQUAÇÕES DO 1º GRAU AMML.
AULA DE MATEMÁTICA 1 Prof.: Fábio Barros CAPÍTULO 1 REVISÃO.
8ª Série Prof. Arthur Bernd
Equações do sem grau. Professor :Emanuel Silvio Santos Limeira Anjos Andrade Oliveira.
Equações de primeiro grau com uma variável.
Amintas engenharia.
Autores: Miguel Pereira 9ºB nº11 e Sofia Figueiredo 9ºB nº15
Agrupamento de Escolas drª Laura Ayres
Resolução de inequações
Equações do 2º grau.
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
Equações do segundo grau.
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
SISTEMAS LINEARES II Prof. Marlon.
Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Correcção da Ficha de Avaliação
Unidade 6: Equações Do 2º Grau a uma incógnita.
Equações do 1º grau a 2 incógnitas
Escola EB23 de Alapraia Laboratório de Matemática
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
Professor João Gilberto
Teoria da Demanda Tratamento Algébrico.
Intervalos de números reais
Equações Matemática 7º ano.
Professor: Rosivaldo C. Silva
Programação Linear.
Unidade 3 EQUAÇÕES DO 2.º GRAU
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Sistemas lineares Prof. ª: CATIA CILENE VOSS.
Prof. Wellington D. Previero
1ª) Estude atentamente o texto inicial, lendo-o mais de uma vez; 2ª) Resolva as questões propostas; 3ª) Volte à leitura do texto, caso necessite, quando.
Sistema de Equação de 1° grau com duas incógnitas.
Campus de Mal. Cdo. Rondon - PR. SISTEMAS ESCALONADOS – FORMA ESCADA.
Equações (1ºgrau) Uma equação é uma igualdade em que figura pelo menos uma incógnita.
Equações x² + 3x -12 = 0 x +2 = -20 a + 5 = 8 - 5a x + y = 15.
AULA 3_Equação de Primeiro Grau
Equações.
EQUAÇÕES DO 1º GRAU (REVISÕES).
EQUAÇÕES.
Revisão do conceito de matrizes
Equações do 2º grau.
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
Sistemas Lineares Métodos de Resolução Algébrico Produto de Matrizes
Funções e Equações Exponenciais
Interpolação.
FUNÇÃO DO 2.º GRAU.
Resolução de Equações Equações do 2º grau.
ÁLGEBRA – AULA 2 Equações.
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir.
Prof. André Aparecido da Silva
´ FÁCIL Hist da América lucas e adriana EQUAÇÕES DO 1º GRAU.
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
EDO’s de 2ª ordem lineares não homogêneas Método dos coeficientes a determinar Cálculo 2 A – Turma H
Equações do 1o grau com uma incógnita
FUNÇÃO EXPONENCIAL.
EXEMPLO:  1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação. 2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação.
Prof. Disney Douglas Sistemas de Equações Lineares e Operações Elementares.
1) Determine o valor da expressão
Professor: Jailson Domingos-2012
Unidade 3 – sistemas lineares
Equações de primeiro grau com uma variável.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
REGRAS PARA A RESOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Resolução de sistemas pelo método de substituição

Escreve as equações correspondentes a cada uma das balanças. Traduz, por meio de um sistema de equações do 1ºgrau a duas incógnitas, a situação representada.

Vamos tentar determinar o peso de cada maçã e de cada pêra.

Substituímos a pêra da balança B por uma maçã mais 100 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

Tiramos 100 g de cada um dos pratos da balança B. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

Como as duas maçãs da balança B pesam 320 g, cada maçã pesa 160 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

Substituímos na balança A a maçã por 160 g. A situação figurada pode ser representada pelo sistema:

Qual é a solução do sistema? O par ordenado (160, 260) é a solução do sistema. A ordem dos elementos do par ordenado respeita a ordem alfabético das incógnitas.

Método de substituição: 1º Resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. 2º Substituir, na outra equação, essa incógnita pela expressão obtida. 3º Resolver a equação que ficou só com uma incógnita. 4º Substituir o valor encontrado na primeira equação.

O 1º passo para a resolução de sistemas é resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. A escolha da equação deve ser feita de modo a facilitar a resolução. Se existir uma incógnita com coeficiente 1 ou -1 dá jeito escolher essa incógnita.

Resolve o sistema pelo método de substituição: Resolver uma das equações em ordem a uma das incógnitas. Substituir, na outra equação, essa incógnita pela expressão obtida. Resolver a equação e determinar o valor de x. Substituir o valor encontrado na primeira equação. Determinar o valor de y. A solução do sistema é par ordenado (1, 4) .

Sistemas equivalentes são aqueles que têm a mesma ______. Todos os sistemas que escrevemos ao longo da resolução do sistema são equivalentes. Sistemas equivalentes são aqueles que têm a mesma ______. solução

Resolve: Exercício 16 - pág.112

onde as constantes são a, b, c, a’, b’ e c’ e as incógnitas são x e y. A forma canónica de um sistema é do tipo onde as constantes são a, b, c, a’, b’ e c’ e as incógnitas são x e y. Por exemplo: está na forma canónica. não está na forma canónica.

Resolve: Exercício 19- pág.114

Obrigada pela atenção… Fim