A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
História em quadrinhos
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
Renascimento Cultural
Professor Vander História Idade Moderna
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
O Antigo Regime No absolutismo o poder central sobrepunha ao local (nobres) e ao universal (Igreja). O rei detinha a totalidade do poder político, valendo-se.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
EDUCAÇÃO RELIGIOSA 25 De março de 2013.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
Fatores que originaram a Reforma:
REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
Anna Lavínia Mirella Larissa
A Reforma Religiosa do século XVI
REFORMAS RELIGIOSAS, ANTIGO REGIME e ABSOLUTISMO
CORRIDA MALUCA.
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
HISTÓRIA.
Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
Reforma Religiosa.
O papel da Igreja na Idade Média As Igrejas Reformadas.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
ABSOLUTISMO.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE LIBERAL Prof. Vilmar Carvalho
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Antigo Regime – parte I.
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
Transcrição da apresentação:

A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns desses religiosos deixaram de obedecer ao papa e separaram-se da Igreja de Roma . Vaticano.

•. Causas de ordem religiosa • Causas de ordem religiosa. Os ricos davam dinheiro à Igreja, procurando desse modo ‘‘comprar sua entrada no céu, conforme a Igreja ensinava. Os papas, bispos e abades viviam em grande luxo, interessando-se apenas pelos seus ganhos e negligenciando as obrigações religiosas.

usura • Causas de ordem econômica. A Igreja condenava as atividades burguesas — o comércio e, principalmente, a usura (o empréstimo de dinheiro a juros) — como pecados. Condenava também o lucro, assumindo um pensamento tipicamente feudal que desagradava os burgueses. Além disso, havia muitos reis e príncipes feudais que eram contra a Igreja porque tinham interesse em se apoderar de suas terras. Finalmente, o fato de a Igreja Católica cobrar impostos provocava ressentimentos.

Causas de ordem política Causas de ordem política. O papa exercia grande poder nas regiões sob influência do catolicismo. Com o desenvolvimento do sentimento de nacionalidade, em diversos países começou a surgir forte oposição à interferência estrangeira, e portanto ao papa.

Para João Calvino a salvação é obtida pela predestinação divina. Os predestinados são pessoas bem-sucedidas. O calvinismo espalhou-se pela França, Inglaterra e Holanda.

As principais conseqüências da Reforma foram as seguintes: • Enfraqueceu o poder político da Igreja Católica. • Aumentou o poder dos reis, que deixaram de sofrer a interferência do papa nos assuntos nacionais. • Fortaleceu os burgueses, principalmente com a difusão das idéias calvinistas que justificavam os seus lucros. • Deu origem a conflitos religiosos entre os católicos, que queriam manter seu poder, e os protestantes, que pretendiam aumentar sua influência. JOÃO CALVINO

A Igreja Anglicana na Inglaterra. O rei Henrique VIII era contra; A igreja recolher muitos impostos que levava para Roma. Ele queria se separar de sua esposa, e o papa não permitia.

CONCILIO DE TRENTO Fez surgir a Contra Reforma, que foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante. As principais iniciativas da Contra Reforma foram a convocação do Concilio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e a intensificação das atividades do Tribunal da Inquisição.