Culturas Virtuais e possibilidades reais para a cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunidades de Aprendizagem
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Curso Informática Básica
AS TICS E A ESCOLA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Reunião de Pais 2012.
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
A Educação Mediada pela Tecnologia
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 15
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Evolução da Mídia Audiovisual
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
O Uso Pedagógico do Blog
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Profa. Reane Franco Goulart
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Educomunicação Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Curso de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Constituição de Grêmios Estudantis
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
A Revolução da Internet.
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Alfabetizando com informática
Definição A lousa digital é um dispositivo de interface humana usado para comandar o computador diretamente na área de projeção focando a atenção do espectador.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Culturas Virtuais e possibilidades reais para a cidadania

Como ponto de partida Democratização do conhecimento, da comunicação e da informação Produção de conhecimentos favorecidos pela rede mundial de computadores Conhecimentos livres e compartilhados coletivamente Apoio da comunidade local como alternativa para a construção da cidadania Educação Popular

Definindo o foco O uso da Informática aplicada a educação Recurso para escrita colaborativa Projeto de Alfabetização Acelerada apoiada por informática e multimídia Biblioteca, fotografias, quadros, digitalizados Free Screen Video aulas e tutoriais Yellowtail – estimulação motora e sensorial Método de comunicação utilizado com autistas Leitor de tela para deficientes visuais

São possibilidades reais Intuitivos Lúdicos Enriquecem o conteúdo Dinamizam o aprendizado Estão na rede Familiar para o aluno Baixa curva de aprendizado

Porém, na prática:

? Mas...

Não raro, o educador é considerado culpado !

Como, então, fazer frente a cultura do espetáculo,o apelo mercadológico e a massificação da mídia?

Imagem é tudo!

O que não está no Google não existe Orkut é que é informação, e não se discute mais!

Qual o uso que a sociedade vem fazendo das novas tecnologias? Modernos armamentos para guerra Patentes genéticas Sensacionalismo Midiático Degradação do planeta Aprofundamento da cisão entre os que detém os recursos e os que nada tem

Esta preocupação não é recente... Em março de 2000, o Serviço de Observação da Internet, sob a inspiração do Conselho Pontifício para a Comunicação Social, do Vaticano, apoiou o nome de Santo Isidoro de Sevilha para ser o patrono da Internet. Foi indicado por ter escrito uma enciclopédia em 20 volumes,as “Etimologias”, que tratam de tudo que se conhecia em sua época (século VI AD), desde gramática até pássaros, de animais e medicina, de construção de estradas a moda e mobília, bem como meditações teológicas sobre a Divindade.

Uma nova ordem de organização, produção e compartilhamento do saber O Santo foi um teólogo, matemático e doutor da Igreja, além arcebispo de Sevilha, considerado um dos grandes eruditos e o primeiro dos grandes compiladores medievais. A obra influenciou largamente toda a produção intelectual na Espanha medieval.

Para que e quem? Que conhecimentos? E no século XXI: Qual a nova ordem? Que conhecimentos? Para que e quem?

Referencias Software Livre Ciberativismo Copy Left Mobile active Paulo Freire Software Livre Vygotsky Ciberativismo Gilles Deleuze Copy Left Manuel Castelar Mobile active Pierre Levy

Culturas Virtuais e possibilidades reais para a cidadania Professora Denise Flores profidenise@gmail.com http://.ensinandoeaprendendo.wordpress.com

Outras Informações: Slides elaborados para a Formação Integrada de Professores Municipais da Restinga Slides revisados para diálogo com CPIJ – Restinga Outras Fontes: Blog do Quemel www.modro.com Campanha publicitária de empresa de telefonia reeditada www.mobileactive.org Porto Alegre, julho de 2010