PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ENCONTRO SARESP JULHO 2009.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Linguagem, alfabetização e letramento
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
Concepção de alfabetização
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
O que é ensinar história?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
A apropriação do sistema ortográfico
Profa. Cristina Araújo de Farias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Organizando o trabalho pedagógico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
MEDIAÇÃO.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Ponto de partida Capítulo 3
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Receitas Alunas: Ana Beatriz Caprioli Carolina de Moura Barbati
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
PROFª Leila de Souza Ganem
FOLCLORE.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Novo programa Língua Portuguesa
Reflexões sobre Produção Textual
PROFª. Leila de Souza Ganem
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Didática da Alfabetização
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
ALFABETIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa

É pela mediação da linguagem que a criança aprende.

As atividades de aprendizagem de Língua Portuguesa ganham muito quando se realizam num contexto de cooperação.

Intervenção Pedagógica do Professor Deve constantemente observar para organizar o trabalho pedagógico. Deve constantemente observar para organizar o trabalho pedagógico. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Levar em consideração o comportamento e o conhecimento dos alunos. Professor deve contribuir para o convívio escolar solidário e democrático. Professor deve contribuir para o convívio escolar solidário e democrático.

O que ensinar nas Séries Iniciais Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo. Os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de modo eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para necessidades diárias quanto para participação plena do mundo.

Falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir e compreender textos. As escolas devem tratar da expressão oral.

Conteúdos de Língua Portuguesa para o Primeiro Ciclo Tratamento de Didático

Deve-se propor aos alunos que leiam e escrevam, ainda que não façam conhecimento da linguagem escrita. Organizar situações de aprendizagem que possibilitem a discussão e reflexão sobre a escrita alfabética. A produção de textos no início da escolarização merece bastante atenção, é uma tarefa bastante difícil para um aprendiz.

A seleção deste material deve ser bastante criteriosa. É fundamental que os alunos comecem a aprender a utilizar a língua para aprender.

O primeiro ciclo deve favorecer situações formais de comunicação; deve-se desenvolver atitudes que contribuam para o convívio no espaço público, desenvolvendo cada vez mais sua autonomia.

Conteúdos Constituem-se em conteúdos de Valores, normas e atitudes e Gêneros discursivos, e sua aprendizagem não é possível a não ser em relação à aprendizagem dos demais.

Valores, Normas e Atitudes Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões. Fazer-se entender e procurar entender os outros. Respeito diante de colocações de outras pessoas. Valorização da cooperação. Reconhecimento da necessidade da língua escrita.

Valorização da leitura. Interesse por ler ou ouvir a leitura. Atitude crítica diante de um texto. Preocupação com a escrita. Respeito aos diferentes modos de falar.

Gêneros Discursivos Serem adequados para o trabalho com a linguagem oral:

contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares; contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares; poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas; poemas, canções, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, piadas; saudações, instruções, relatos; saudações, instruções, relatos; entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão); entrevistas, notícias, anúncios (via rádio e televisão); seminários, palestras. seminários, palestras. Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita: Gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita: receitas, instruções de uso, listas; receitas, instruções de uso, listas; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; textos impressos em embalagens, rótulos, calendários; cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal, etc.), convites, diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.); diários (pessoais, da classe, de viagem, etc.);

quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis: títulos, lides, notícias, classificados, etc.; lides, notícias, classificados, etc.; anúncios, slogans, cartazes, folhetos; anúncios, slogans, cartazes, folhetos; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, piadas; contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, contos (de fadas, de assombração, etc.), mitos e lendas populares, folhetos de cordel, fábulas; folhetos de cordel, fábulas; textos teatrais; textos teatrais;

Linguagem Oral O aluno deve ser capaz de ouvir com atenção. O aluno deve ser capaz de ouvir com atenção. Fazer uma exposição oral. Fazer uma exposição oral. Narrar fatos registrando as relações de causa e efeito. Narrar fatos registrando as relações de causa e efeito. Contar histórias. Contar histórias. Descrever cenários, objetos e personagens. Descrever cenários, objetos e personagens. Relatar experiências, sentimentos, idéias, e opiniões de forma clara e ordenada. Relatar experiências, sentimentos, idéias, e opiniões de forma clara e ordenada.

Linguagem Escrita Os alunos devem fazer a correspondência dos segmentos falados com os escritos. Os alunos devem fazer a correspondência dos segmentos falados com os escritos. Separar as palavras. Separar as palavras. Dividir o texto escrito em frases. Dividir o texto escrito em frases. Conhecer as regularidades ortográficas. Conhecer as regularidades ortográficas.

Usar dicionários Usar dicionários Devem substituir o uso excessivo de e, aí, daí, então por outros conectivos. Devem substituir o uso excessivo de e, aí, daí, então por outros conectivos. Saber separar o discurso direto do indireto. Saber separar o discurso direto do indireto.

Assim, os alunos devem terminar o 1º ciclo dominando a linguagem de maneira eficaz. Devem ser capazes de produzir e interpretar textos tanto para sua cultura como para suas necessidades diárias