Como a matemática participa da informática?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitor de Vídeo.
Advertisements

Como a matemática participa da informática?.
Criptografia & Hashing no PHP
8/7/ /7/2016 Visualização 3D.
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Engenharia Unificado Prof. Leonardo Bacelar Lima Santos Departamento de Matemática
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Aluno: Maicon Feldhaus Orientador: Prof. Paulo César Rodacki Gomes.
Criptografia: uma Introdução. ● Definição: Criptografia é o estudo de técnicas matemáticas relacionadas a aspectos da segurança da informação tais como:
Segurança em Redes de Computadores VI Semana de Informática Carlos de Castro Goulart Departamento de Informática Universidade Federal de Viçosa
SyncEasy – Aplicativo para sincronização de arquivos entre dispositivos móveis e computadores utilizando metadados Acadêmico: Bernardo Marquardt Müller.
Sistemas de Computação Curso: Sistemas de Informação Tópico 3.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL Os computadores são formados por circuitos digitais A informação e os dados são codificados em zeros e uns (linguagem.
Programação em Assembly Introdução e Revisão Prof. Luiz Antonio Rodrigues Prof. Luiz Antonio Unioeste - Cascavel Jpanel e Diagramadores.
Lógica de Programação Aula 25 Prof. Auler Gomes. Introdução - subrotina Muitos problemas grandes ou nem tão grandes, mas de solução mais complexa podem.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Projeto Integrador Número Binários Professor: Charles Leite.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
IFAC1 Hardware e software.
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS NUMÉRICOS
Outros sistemas de numeração
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Aplicações Informáticas
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Computação Gráfica Professora: Janaide Nogueira
Tecnologias da Informação e Comunicação
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores
Sistemas de Controle III N8SC3
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Arquitetura de Computadores
Prof. Wellington Franco
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Análise combinatória Profª Juliana Schivani
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução à programação orientada por objetos
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Introdução à Computação
Níveis de Abstrações TANENBAUM:
Aula 2: Representação de dados
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Introdução à Computação
Organização de Computadores
ELEMENTOS DE ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES :
Linguagem de Programação
Unidades de Medidas na Informática
PROCESSAMENTO DE IMAGENS
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Introdução à Programação Apresentação da Disciplina 1º Semestre 2011 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Prof. M.Sc. Rogério Eduardo da Silva
Organização de um Computador
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL
Transcrição da apresentação:

Como a matemática participa da informática?

Números binários Os números binários são utilizados pelos computadores para processar dados. É um sistema de numeração que, em vez de utilizar 10 algarismos, utiliza apenas 2 (0 e 1). São feitos muitos cálculos para resultar em algo de melhor compreensão.

Editores gráficos vetoriais Programas que criam ilustrações por meio de cálculos matemáticos (vetores) e que podem ser livremente modificados , tendo como base objetos e curvas, a estes podem ser aplicadas cores de contorno e preenchimento de acordo com o programa.

Editores 3D Engenheiros utilizam, e muito, softwares para desenvolverem estruturas complexas. NASA e outras empresas, tanto ONG’s ou não, buscam soluções para seus produtos com estes softwares.

Linguagens de Programação A matemática entra em linguagens de programação muito frequentemente. Um exemplo: muitas vezes é necessário checar se um numero atingiu um determinado limite que o próprio programador colocou e usa-se lógica da matemática para isso. código PHP de exemplo

Cores, matemática e informática RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. A matemática entra na utilização da escala de 0 à 255. Um exemplo e a cor BRANCA no formato RGB: R = 0 | G = 0 | B = 0 E um tom de cor verde: R = 12 | G = 152 | B = 2 R G B

Algoritmos Um algoritmo é uma seqüência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita. Nestas instruções ocorrem muitos números e operações matemáticas.

Hashes Um hash é uma seqüencia de bits geradas por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando 1/2 byte cada. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações".E tudo isso ocorre por variáveis e cálculos matemáticos

Criptografia Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia [1].