Multiculturalismo e a influencia da comunicação social
Multiculturalismo Reconhecimento da diversidade das culturas e da pluralidade cultural.
Princípios do multiculturalismo:
Principio da autonomia cultural: respeito pelo direito à afirmação de uma cultura própria desde que tal direito não interfira na cultura dos outros povos.
O principio da autenticidade: cada grupo ou cada povo tem o direito de ser reconhecido por aquilo que faz parte da sua identidade.
Principio da comunicação: a partilha de valores culturais faz-se pela aceitação da diferença.
Outras posições relativamente à diversidade cultural: Etnocentrismo Relativismo Cultural Interculturalismo
Etnocentrismo: posição que considera as culturas diferentes como culturas inferiores, partindo do principio de que os usos e costumes normais são os da sua cultura e os outros são anormais ou inferiores
Aculturação: processo pelo qual um grupo assimila os valores e padrões culturais de uma outra cultura e que pode resultar de uma adaptação pacifica e consentida ou ser resultado de uma imposição por parte da cultura dominante (pode levar a destruição da diversidade cultural)
Interculturalismo: posição que defende o diálogo intercultural como solução para os problemas decorrentes da diversidade cultural através da procura de valores universais.
UNIÃO EUROPEIA A União Europeia elegeu 2008 como o ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Intituições e pessoas envolvidas
Comunicação social
Diversos meios de comunicação social Rádio Internet Jornais Telefone Cinema Televisão (entre outros)
Televisão
Rádio
Jornais
Internet
Análise do inquérito
Porque é que o multiculturalismo pode ser influenciado pela comunicação social?
(...) Através da criação de uma consciência colectiva da aceitação da diversidade cultural. Pode acelerar os processos de aculturação e potenciar a uniformização cultural e a destruição da diversidade cultural
Cátia Fernandes Daniela Estanqueiro Joana Cardoso Joana Abreu Rita Féteira