SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PLANO DE GESTÃO.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
COMO FUNCIONA – QUEM FAZ
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
SÉCULO XX.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Cidade Educadora, Cidade Saudável
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
O COMIN coordena e gestiona a política indigenista da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) através do Departamento de Assuntos.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Perfil do Profissional
Propostas de Nelson Pelegrino para Educação.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Formação Profissional IV
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
O SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
MISSÃO Propiciar o desenvolvimento de programas e projetos, com o olhar integral sobre o ambiente em suas dimensões sociais, econômicas e culturais, favorecendo.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
TRABALHO INFANTIL.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Capacitação Profissional e inserção da pessoa com deficiência no mercado de Trabalho: desafios e possibilidades Cristina Seibert Agente de Treinamento.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO DE LIDERANÇA PARA COOPERAÇÃO Barbára Barrachi Gabriela Leonardo Scalon Gabriela Souza Giovanna Ricci Lellis Isabella Bolsonaro.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR - foi criado pela Lei 8.315 de 23 de dezembro de 1991, nos termos do Artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que determinou sua criação nos moldes do SENAI e SENAC e regulamentado pelo Decreto nº 566, de 10 de junho de 1992.

MISSÃO O conhecimento da missão e dos objetivos do SENAR é aspecto fundamental para o desenvolvimento do processo de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS). A missão é a de desenvolver ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas para o "Homem Rural", contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.

OBJETIVOS 1 - Organizar, administrar e executar Formação Profissional Rural e a Promoção Social do Trabalhador Rural; 2 - Assistir as entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego; 3 - Estabelecer e difundir metodologias de Formação Profissional Rural; 4 - Coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução dos programas e projetos de Formação Profissional Rural e Promoção Social; 5 - Assessorar o governo federal em assuntos de Formação Profissional Rural e Promoção Social; 6 - Assistir o pequeno produtor rural, ensinando novos métodos para a execução de seu trabalho; 7 - Estimular a permanência do homem no campo, e incentivando-o a produzir mais, trabalhando melhor.

Atividades: Formação profissional rural; Promoção social; Desenvolvimento de talentos humanos; Programas especiais.

Formação profissional rural A Formação Profissional Rural – FPR é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que possibilita a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes ao indivíduo, para o desempenho de uma ocupação.

Conteúdos trabalhados devem ter: Validade; Flexibilidade; Significação ; Utilidade.

Linha de Ação:

Promoção social A Promoção Social - PS é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que visa ao desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e de sua família, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.

Natureza das atividades: Educativo; Preventivo; Complementaridade com as ações de FPR; Publico; Local.

DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS HUMANOS Desenvolvimento de talentos humanos é um conjunto de ações sistematizadas, realizadas pelo SENAR para aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos seus funcionários e parceiros no que tange à metodologia do ensino da FPR e da PS, bem como a questões de ordem técnica e administrativa.

PROGRAMAS ESPECIAIS Agrinho Apoena Alfabetização de Jovens e Adultos Aprendizagem Rural Campo Futuro Cana Limpa Projeto Cidadania Rural Cidadão Rural Ciranda Esporte e Lazer

Despertar Navega Pantanal Proleite Promovendo Saúde no Campo Sanidade Sem Fronteiras Semeando Turismo Rural Gestão Com Qualidade em Campo

NOVOS PROGRAMAS Útero é Vida Ciranda da Cultura Mãos que Trabalham Terra Adorada Empreendedor Rural Inclusão Digital Programa Terra Adorada