Avaliação Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

PARECER CEE Nº 1132 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1997
Projeto: Coleta seletiva do lixo
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Programa aluno pesquisador
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Progressão Continuada
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Organização do Planejamento com os professores
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
NRE Paranavaí. Objetivos * Fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios; * Proporcionar aprofundamento teórico - metodológico acerca.
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Indicadores sociais e educacionais
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Plano de Gestão da Escola
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Currículo e diversidade
A ORGANIZAÇÃO DOS CICLOS E A PROGRESSÃO CONTINUADA
Professor Coordenador de Apoio
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Revisita ao PPP.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Ciclo ou Séries Luiz Carlos de Freitas - FE-UNICAMP
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
Projeto Pedagógico.
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Avaliação Educacional CURSO: PEDAGOGIA Avaliação Educacional Profª Ms.: Solange Brito

Tema: Procedimentos avaliativos Conteúdo: - Medidas no processo de progressão continuada e recursos para atender as diversidades dos estudantes

= REPROVAÇÃO DESEMPENHO ESCOLAR INSATISFATÓRIO EVASÃO ESCOLAR DESPERDÍCIO DE RECURSOS FINANCEIROS As Políticas Públicas surgem para resgatar este problema.

Em algumas ocasiões determinados projetos vêm mascarando a real situação, tornando inaceitável a promoção em massa, a expulsão dos reprovados e a promoção por idade cronológica (solução na Inglaterra) como medida isolada. O QUE FAZER PARA MUDAR ESSE QUADRO???????

melhoria nos cursos de formação de professores; aperfeiçoamento docente contínuo; Políticas Públicas voltadas à qualificação dos programas e critérios de promoção (cumprimento da escolaridade no tempo etário adequado , deixando de aceitar a reprovação como um processo seletivo).

deverá haver compromisso com a programação a ser desenvolvida A Progressão Continuada nos estudos e o atendimento à diversidade favorecerão aos melhores resultados no desempenho. A Unidade Escolar deverá dar ciência aos estudantes e responsáveis da programação específica da proposta de recuperação para os estudos daqueles que necessitem, conscientizando-os de que: a frequência é obrigatória deverá haver compromisso com a programação a ser desenvolvida

a avaliação ocorrerá de forma contínua a avaliação ocorrerá de forma contínua. Serão registrados os avanços ocorridos na aprendizagem dos alunos, os quais serão notificados aos pais bimestralmente (ou de acordo com a programação da escola). É importante que durante todo o processo de recuperação dos estudantes aconteçam registros para que o acompanhamento avaliativo seja mais eficaz. Estes registros poderão ser realizados através do ontrole de frequência, atividades, avaliações, intervenções do professor no processo de aprendizagem e avanços da aprendizagem do aluno.

O projeto e os registros da frequência e das intervenções pedagógicas do professor durante o processo de aprendizagem deverão ser sistematicamente acompanhados pelos orientadores pedagógicos o educacional e estarem disponíveis na unidade para a Supervisão de Ensino.

A progressão continuada é uma das mudanças propostas pela nova Lei de Diretrizes e Base, LDB 9394/96, e está alterando a rotina das escolas e fazendo com que os professores repensem seu trabalho e mudem suas estratégias de ensino. A progressão continuada prevê três quesitos: 1. não-prejuízo da avaliação do processo de ensino e aprendizagem 2. obrigatoriedade dos estudos de recuperação para os alunos de baixo rendimento 3. possibilidade de retenção, por um ano, no fi nal do ciclo.

Se retirarmos estes três itens da progressão continuada, teremos a promoção automática, ideia bastante desgastada no meio educacional, devido às formas de sua implantação no Brasil e dos resultados insatisfatórios, na maioria dos casos. A nova LDB dá autonomia aos Estados e Municípios para organizarem o ensino em ciclos, de acordo com as necessidades regionais. Rompe-se assim com as concepções rígidas e ultrapassadas de ensino e aprendizagem que faziam com que as crianças que não tivessem dominado todos os conteúdos e habilidades ao fi nal de cada série repetissem no ano seguinte tudo o que já tinha sido ensinado.

Segundo Camargo (1999), a progressão continuada é uma estratégia para resolver a universalização da escola básica, garantir a permanência das crianças na escola, manter o fluxo dos alunos e também a adequação idade/série. É a substituição da pedagogia da repetência, da exclusão, pela pedagogia da promoção, da inclusão, não punitiva e excludente.