INSTITUCIONALIZAÇÃO E REORIENTAÇÃO DAS POLITICAS E PROGRAMAS 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
A implementação da PNPS e o desafio
Programa de Formação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Saúde e Prevenção nas Escolas
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Prefeitura Municipal de Pedreira
A experiência de Curitiba
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
1.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Introdução:   A adolescência se caracteriza como uma etapa da vida em que o ser humano apresenta significativas transformações necessitando de apoio integral.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Avaliação Institucional da UFPA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 4 Relator: Erasmo Maia GESTÃO DE PESSOAS.
Escolas Promotoras de Saúde
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Atenção Básica em Saúde
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Introdução Em Campo Grande/MS, foi implementado a Equipe Móvel de Prevenção (EMP). O atendimento móvel proporciona a assistência e a realização de atividades.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Departamento de Nutrição
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
A experiência com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos Cooperação Social/FIOCRUZ.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Promoção da Saúde: discutindo problemas de efetividade Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

INSTITUCIONALIZAÇÃO E REORIENTAÇÃO DAS POLITICAS E PROGRAMAS 2

AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A EFETIVIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA COMUNIDADE DO PARQUE OSWALDO CRUZ, MANGUINHOS, RJ Autores:Maria de Fátima Alencar; Natacha Handam; Simone Cynamon; Antonio Henrique Moraes Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

AVANÇOS E DESAFIOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA SEXUALIDADE E SAÚDE REPRODUTIVA DE JOVENS DO SEXO MASCULINO Autores: Maria Rita Macedo; Regina Bodstein Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

CONSTRUÇÃO DO PLANO DISTRITAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM BRASÍLIA/DF Autores:Edisa Brito; Sarah Gama Tinoco Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

COORDENAÇÃO DAS AÇÕES REGIONAIS E MUNICIPAIS PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA VIVA E DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ESTADO DE SP Autores:Marco Moraes; Vilma Pinheiro; Claudia Vieira; Míriam Matsura; Dalva Oliveira; Eva Skasufka; Adriana Rebouças. Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

DESAFIOS NA CONSOLIDAÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DO TABACO EM UMA IES DE CURITIBA Autores: Denise Machado; Katia Yumi Uchimura; Juliana Londero Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

EFEITOS DA ADESÃO A PROGRAMAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE, PREVENÇÃO E CONTROLE DO DIABETES MELLITUS TIPO 2 Autores: Julia Devide; Guilherme Falcão; Gisele Balbino Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

ENCONTRO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO – AVALIAÇÃO DO ROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Autores: Daniele Nigro; Elisabete Agrela; Marcia Westphal Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NA AMERICA LATINA: UMA REVISÃO DO PERÍODO Autores: Carmelinda Monteiro; Maria de Fátima Lobato; Vera Lucia Luiza Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?

ESTRATÉGIA AVALIATIVA NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA PARA EDUCAÇÃO EM DIABETES MELLITUS Autores: Heloisa Carvalho; Regina Bodstein; Marta Amaral; Gisele Vieira Quais as dificuldade encontradas no processo avaliativo? Quais as estratégias de sustentabilidade utilizadas na proposta? Em que medida a intervenção ou programa implementado favoreceu ou poderia vir a favorecer a equidade? Como assegurá-la?