CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Instituições Escolares
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Projeto Professor Diretor de Turma. Gilmar Dantas Coord. Reg. do PPDT – 10ª CREDE Haidé E. G. Ferreira Leite Consultora do PPDT na SEDUC Por dentro do.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Semana Pedagógica - Julho/2011
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Legislação.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
Curso Técnico em Meio Ambiente
Prefeitura municipal de Imperatriz
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Progressão Continuada
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto de Recuperação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Uma proposta de mudança
Avaliação Educacional
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
A Função do Professor Articulador
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Resolução da Avaliação Docente CPA
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Plano de Gestão da Escola
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Professor Coordenador de Apoio
PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Lei de Diretrizes e Bases
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Termo de Terminalidade
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

CONSELHO DE CLASSE

PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo a aprendizagem dos alunos, fazendo as possíveis intervenções específicas às necessidades para dar suporte a novos meios de ensino”. Cruz (1995, p.113).

CAPÍTULO I - DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS SEÇÃO III - DO CONSELHO DE CLASSE Art. 11. O Conselho de Classe, órgão colegiado, consultivo e deliberativo da direção para assuntos de natureza pedagógica, didática e disciplinar, tem como finalidade o acompanhamento do rendimento escolar na garantia do direito à aprendizagem, assegurando a participação dos segmentos da comunidade escolar.

Art. 12. O Conselho de Classe possui os seguintes componentes: I - os professores dos componentes curriculares de cada série; II - um representante dos estudantes de cada classe; III - um representante de pais e responsáveis de cada classe; IV - um coordenador pedagógico; e V- um representante da direção da unidade escolar. §1º O professor articulador de área do ensino médio, quando houver na unidade escolar, poderá ser chamado a participar das reuniões do Conselho de Classe para assessoramento a respeito de temas específicos.

§2º Nos cursos de educação profissional, o professor articulador do curso ou de estágio, quando houver na unidade escolar ou Centro, poderá ser chamado a participar das reuniões do Conselho de Classe para assessoramento a respeito de temas específicos. §3º Nos Conselhos de Classe dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional terão assento um representante do Conselho Escolar, escolhido entre os representantes listados no inciso II do Art. 10 deste Regimento.

Art. 13. O Conselho de Classe reunir-se-á regularmente e de acordo com o número de classes existentes: I - ao final de cada unidade didática para avaliar o desempenho acadêmico de cada classe e subsidiar o planejamento e as intervenções necessárias para a unidade seguinte e recuperação; e II - ao final dos estudos obrigatórios de recuperação para avaliar o desempenho acadêmico e a dinâmica pedagógica e os resultados do ano letivo, à luz do projeto político-pedagógico. §1º O Conselho de Classe reunir-se-á extraordinariamente, sempre que convocado pela direção da unidade escolar.

§2º A reunião do Conselho de Classe será lavrada em ata com os resultados de cada estudante, aprovado e reprovado, que deverá ser assinada pelos professores, coordenadores e demais participantes presentes. Art. 14. Compete ao Conselho de Classe: I - dar informações à família e emitir parecer para a direção acerca dos aspectos psicopegdagógicos referentes ao processo de aprendizagem dos estudantes;

II - opinar sobre organização, adequação e aplicação de planos e programas relacionados com os componentes curriculares; III - opinar sobre os processos relativos a questões disciplinares previstas neste regimento; IV - decidir sobre a situação escolar de cada estudante que não tenha atingido nota satisfatória para promoção, na forma deste regimento;

V - identificar os estudantes de aproveitamento insuficiente e discutir sobre as prováveis causas desta situação e suas respectivas soluções; VI - analisar o comportamento da classe, confrontando o seu relacionamento com os diferentes processos, propondo procedimentos ou medidas pedagógicas para superação das dificuldades identificadas; e VII - participar dos atos de classificação, reclassificação e avanço de estudos, conforme legislação especifica.

Art. 15. Para fins de avaliação, o Conselho de Classe levará em conta os seguintes aspectos relacionados à conduta do estudante: I - assiduidade; II - conduta geral dentro e fora da sala de aula; III - notas obtidas nos componentes curriculares em que for aprovado; IV - circunstâncias diversas que tenham interferido na aprendizagem; e V - participação e desempenho em atividades socioculturais, técnicas, científicas, esportivas e recreativas. Fonte: Regimento Escolar 2011