UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde
Universidade Federal de São Carlos
Avaliação de Egressos Dr. Nestor Schor UNIFESP
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Gestão e Organização do Ensino Superior (2002/2006) Criada pela Lei n° 6.034/69 e Decreto n° /70.
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Apresentação do Campus Porto Alegre
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
A Política Nacional de Educação: contexto,diretrizes e referenciais da educação profissional técnica de nível médio e especificidades para a área da saúde.
Universidade – Tecnologias – Articulação
Visão para a Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Pós-Graduação em Saúde
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Universidade Federal de Pernambuco
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊ NCIAS DE SAÚ DE
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Geraldo Brasileiro Filho Faculdade de Medicina XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO BELO HORIZONTE - 21/09/12 CONCEPÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE.
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Bacharelado em Administração
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Universidade Federal de Pernambuco
Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
UMC Local de produção e socialização do conhecimento
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Produção Científica da Pós-graduação na Área da Saúde e Destino dos Egressos: na Área da Saúde e Destino dos Egressos: Área da Farmácia I Encontro Nacional.
UFU Universidade Federal de Uberlândia "Compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade"
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Avaliação Institucional 2013/2 RESULTADOS. NOTAS DESEMPENHO DOCENTE.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Novas Tecnologias Baseadas em Realidade Virtual e Jogos para Educação em Engenharia: Usos e Oportunidades 29 de Outubro de 2010 Profª. Liliane Machado.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
PRESENÇA MARISTA.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Transcrição da apresentação:

UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO

HISTÓRICO 1895 – Escola Livre de Farmácia e Química Industrial 1896 – Escola de Engenharia 1899 – Curso de Agronomia e Veterinária 1898 – Escola Livre de Farmácia e Química Industrial funde-se com o Curso de Partos da Santa Casa constituindo a Faculdade Livre de Medicina e Farmácia 1898 – Curso de Odontologia anexo à Faculdade de Medicina 1900 – Faculdade de Direito 1908 – Instituto Livre de Belas Artes 1909 – Escola Superior de Comércio 1934 – Criação da Universidade de Porto Alegre 1947 – Transformação em Universidade do Rio Grande do Sul 1950 – Federalização, passa a chamar-se Universidade Federal do Rio Grande do Sul

COMUNIDADE Estudantes Docentes Técnicos-administrativos 2.460 Graduação (75%) 24.707 Pós-Graduação (25%) 8.415 Mestrado 4.694 Doutorado 3.290 Mestrado Profissional 431 33.122 Graduação/EAD 2.215 Ensino Fundamental, Médio, Tecnológico 1.588 Docentes Ensino Superior (77% doutores) 2.114 Ensino Fundamental, Médio e Técnico 133 Técnicos-administrativos 2.460

Em todas as áreas e em todos os níveis O ENSINO NA UFRGS Em todas as áreas e em todos os níveis 69 GRADUAÇÃO 68 MESTRADO 62 DOUTORADO 09 MESTRADO PROFISSIONAL Desenvolvidos em: 27 UNIDADES UNIVERSITÁRIAS 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS VETERINÁRIAS 5 CENTROS INTERDISCIPLINARES

PÓS-GRADUAÇÃO Cursos: 68 Mestrados 62 Doutorados 09 Mestrados Profissionais Discentes: 5.125 Mestrado/Mest. Profissional 3.290 Doutorado 4.447 Especialização Bolsistas Estrangeiros: 146

PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO 3 – regular 4 – bom 5 – muito bom 6 – excelente 7 – padrão internacional

PÓS-GRADUAÇÃO AVALIAÇÃO 2004/2006 CAPES Número Média % 5+6+7 <4   Número Média % 5+6+7 <4 NACIONAL 2.266 4,06 30,7 69,2 UFRGS 75 4,89 65,3 34,6 UFMG 67 4,83 64,1 35,8 UFRJ 85 4,81 56,4 43,5

ATUAÇÃO EM TODAS AS ÁREAS E EM TODOS OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO

TITULADOS 2007 TITULAÇÃO UFRGS BRASIL Graduação 3.188 - Mestrado 1.174 29.761 Doutorado 522 9.366 Mest.Profissional 39 2.519

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD UFRGS CARACTERIZADA PELO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SOBRETUDO NA INTERNET, PARA PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Modalidade incentivada pelo MEC – UAB Graduação: Administração, Pedagogia, Música e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – 2.353 vagas Pós-Graduação / Especialização: Administração, Informática na Educação, Escola de Gestores e TIC promoção aprendizagem REGESD: UFRGS,UFSM,FURG,UCS, UFPEL,CEFET/RS – 1.800 vagas licenciatura Cursos de Especialização – 1.000 vagas Disciplinas presenciais – 700 vagas

PESQUISA COMUNIDADE ENVOLVIDA EM PESQUISA 2.021 DOCENTES 500 TÉCNICOS 3.476 ALUNOS DE GRADUAÇÃO (43% BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) 7.984 ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (Mestrado e Doutorado)

ESTRUTURA DE PESQUISA 500 Laboratórios (pesquisa e ensino) 37 Bibliotecas ligadas ao sistema SABI Centro Nacional de Supercomputação - uma das sete unidades denominadas Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho - CENAPAD Centro de Microscopia Eletrônica Centro de Processamento de Dados 70 km de enlaces de fibra ótica Rede de dados Giga Ethernet ligando os 4 campi Sedia o Ponto de Presença da RNP no Estado: 2 enlaces de 2,5GB com a RNP 1 enlace de 1GB para Ponto de Troca de Tráfego do Estado

GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NO CNPq 543

2007 PERFORMANCE RANKING OF SCIENTIFIC PAPERS FOR WORLD UNIVERSITIES PESQUISA 2007 PERFORMANCE RANKING OF SCIENTIFIC PAPERS FOR WORLD UNIVERSITIES 500 UNIVERSIDADES 9 UNIVERSIDADES AMÉRICA LATINA 6 UNIVERSIDADES BRASIL UNIVERSIDADE POSIÇÃO USP 94 UFRJ 331 UNICAMP 332 UFRGS 462 UFMG 478 UNESP 485 CRITÉRIOS PRODUTIVIDADE IMPACTO EXCELÊNCIA

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO É CONSEQÜÊNCIA DE UM SÓLIDO SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DE PESQUISA QUALIFICADA

REDE DE INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DA UFRGS EMPRESAS INCUBADAS GRADUADAS - BIOTECNOLOGIA (IE-CBIOT) - INFORMÁTICA (CEI) - ALIMENTOS (ITACA) - ENG. E FÍSICA (HÉSTIA) - MEDICAMENTOS (ITM) 05 03 05 09 03 02 04 02 ZERO ZERO - RECICLAGEM - TECNOLOGIAS LIMPAS - ENERGIA 01 INCUBADORA EM PROCESSO DE RE-ESTUDO 01 INCUBADORA EM ESTUDO

PATENTES, CULTIVARES, MARCAS E SOFTWARES TIPO NÚMERO DETALHES PATENTES 65 Licenciadas: KATAL, AQUAFLOT, THYSSEN-KROUPP, PETROBRÁS, BIOLAB, BRASKEN CULTIVARES 8 registrados MARCAS 11 SOFTWARES 13

PARCERIAS INSTITUCIONAIS Protocolos,convênios,contratos Instituições Estrangeiras 128 Instituições Públicas sendo 109 com a Petrobras 253 Instituições Privadas 212 Total 593

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudantes estrangeiros na UFRGS Alunos Internacionais – Gradução (semestral) 80 PEC-Grad. (todo Curso) 60 Portug. Para estrangeiros 90 Dupla Diplomação 10 Pós-Graduação (PEC.PG +avulsos) 260 Total 500

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudantes da UFRGS no exterior Avulso + Convênios (semestral) 90 Dupla diplomação 10 Pós-Graduação (sanduíche) 150 Total 250