RENASCIMENTO Classicismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os períodos literários
Advertisements

Influências na Lírica Camoniana.
Aspectos do Renascimento cultural
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Profa. Karen Neves Olivan
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
RENASCIMENTO Séculos XV e XVI. Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido.
RENASCIMENTO PROFESSOR ROMILDO TAVARES. RENASCIMENTO  Novas formas de pensar e de representar o mundo por meio das artes.  Novas formas de saber (intelectual.
Renascimento foi um período na historia do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da idade media.
Síntese da unidade 4.
Nicolau Maquiavel.
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
ÉPOCAS DA LITERATURA PORTUGUESA
Capítulo 3 – O Renascimento
Renascimento Italiano:
RENASCIMENTO PARTE 2.
Renascimento Cultural
Renascimento Séculos XIV - XVI.
Faces do Renascimento Capítulo 13.
Modernidade: conceito chave para as ciências sociais.
crimideia Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
Preparatório EsPCEx História Geral
“Ciência da Sociedade” (Comte)
RENASCIMENTO Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
RENASCIMENTO Movimento cultural, nascido em Itália, que se alarga a praticamente todos os países da Europa nos séculos XIV a XVI. - Período que está ligado,
Evangelismo e Missões Aula 10 – sujeito pós-moderno - INTRODUÇÃO
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento Humanista
Renascimento cultural Parte - I
HUMANISMO.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Humanismo Período literário.
A estruturação da personalidade
Renascimento cultural
Renascimento.
CUCA – LITERATURA – TEMA 5
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
CLASSICISMO século XVI
Renascimento Cultural e Científico
A ciência na Idade Média
RENASCIMENTO CULTURAL
Preparatório EsPCEx História Geral
RENASCIMENTO CULTURAL
O RENASCIMENTO CULTURAL
RENASCIMENTO CLASSICISMO.
Classicismo: Contexto histórico e sociocultural
Sumário: -Visualização de um documentário sobre o Renascimento.
Absolutismo e mercantilismo
LUÍS DE CAMÕES.
As bases do Renascimento
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
Preparatório EsPCEx História Geral
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Classicismo e Quinhentismo
Renascimento cultural Parte - I
Aula: Renascimento e Modernidade
O Renascimento Humanista
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A época dos Grandes Mestres
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
Transcrição da apresentação:

RENASCIMENTO Classicismo admiração pela cultura da antiguidade greco-romana busca da beleza universal, da perfeição cultura profundamente antropocêntrica e racionalista exaltação do poder do homem domínio da natureza através da razão oposição à cultura teocêntrica da Idade Média nova atitude em todos os aspetos da vida Leonardo da Vinci (Séc.XV) grande génio do Renascimento italiano, versado em múltiplas áreas do saber e do conhecimento: .«Tudo (…) servirá para engrandecer o artista»

RENASCIMENTO antropocentrismo afirmação do sujeito humano como medida da realidade objetiva humanismo racionalismo celebração do ser humano enquanto centro da criação a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência

AUTORES DO RENASCIMENTO ITALIANO Giovanni Boccaccio Séc.XIV Dante Alighieri Séc.XIII-Séc.XIV Francesco Petrarca Séc. XIV autor da obra Decameron, que expressou a crise dos valores da época autor da Divina Comédia que descreve uma viagem através do Inferno, Purgatório e Paraíso «Dolce stil novo» : soneto modernidade na poesia de cunho amoroso

AUTORES DO RENASCIMENTO PORTUGUÊS Francisco Sá de Miranda António Ferreira Luís de Camões um dos primeiros a utilizar as formas clássicas, dando início ao Renascimento. escritor e humanista português, um dos mais importantes do Renascimento, conhecido como "o Horácio português” expoente literário do Renascimento português

LUÍS DE CAMÕES Camões e sua obra: símbolos da nação portuguesa e da união do mundo lusófono