Educação para o Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da

Pilares do Desenvolvimento
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
AS TICS E A ESCOLA.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Desafios do Ensino Médio
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
SISTEMAS DE ENSINO.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Ciclo Presupuestario, Recursos suficientes y Control Ciudadano Os desafios para o financiamento de uma educação de qualidade José Marcelino de Rezende.
Os indicadores da população
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
A Comunicação Social e o Desenvolvimento Infantil
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
Desafios e Oportunidades: como anda a Educação no Brasil?
Indicadores sociais e educacionais
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
PRODUTIVIDADE DO TRABALHO E COMPETITIVIDADE: BRASIL E SEUS CONCORRENTES Eduardo Augusto Guimarães Maio 2012.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA
As avaliações e bases de dados do INEP
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Educação básica de qualidade para todos
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
Índice Parte I. Programa de Competitividade Global
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
EDUCAÇÃO Base do Desenvolvimento Sustentável 1. Por que investir em educação? 2.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: Alguns elementos para discussão CESAR CALLEGARI* * Presidente da Câmara de Educação Básica.
Rafael Felipe Sawitzki
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cenários e necessidades para a melhoria da qualidade.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
EDUCARH Promover a escolaridade, a qualificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores e lideranças para a indústria Educação Ser indutor.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Maurício Fernandes Pereira PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA PRESIDENTE DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
Qualidade da Educação e Desenvolvimento Agosto de 2013 Ricardo Paes de Barros (SAE)
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

Educação para o Desenvolvimento FIESC Jornada pela Inovação e Competitividade Florianópolis, 19 de julho de 2012 gustavo.ioschpe@g7investimentos.com.br gioschpe

A Educação no Brasil 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples (INAF, 2011) Em 2001: 74% 24% de nossas crianças repetem a 1a série do ensino fundamental. Nível africano (UNESCO, 2005) Europa e EUA: perto de 0 México: 7% Chile: 2,5% Índia: 4%

A Educação no Brasil Teste PISA 2009: entre 65 países, Brasil em: 57º em Matemática 53º em Linguagem 53º em Ciências Sempre atrás de: México, Uruguai, Chile, Rússia, China

A Educação no Brasil Fonte: UNESCO

Educação como Ativo Estratégico Produtividade do trabalhador brasileiro: 77º do mundo. 4,9 brasileiros produzem o mesmo que 1 americano. Era 49º em 2002. (OIT, 2010) Competitividade: 56º lugar no ranking de Global Competitiveness Index 2009. Igual a 2004. (World Economic Forum 2010) Brasil: 22º lugar entre 23 no quesito aumento de produtividade no período 2000-2005. Foi 4º no período 1996-2000 (CNI, 2006)

Competitividade do Brasil Brasil no ranking de TI: de 46º lugar em 2004 para 61º em 2010. Atrás de Chile, Tunísia, Porto Rico e outros (WEF, 2010) Indústria no Brasil: investe 0,6% do faturamento em P&D contra 1,8% da OCDE. Só 9,9% das nossas firmas têm alta intensidade tecnológica. Seu peso no PIB vem caindo (IBGE, 2005) Ou seja: Baixa produtividade, especialmente nas áreas de ponta Viés de queda Necessidade de melhora profunda e rápida

Fonte dos problemas educacionais Qualidade. Especialmente dos primeiros anos do ensino fundamental. Soluções não são simples: Problema não é falta de investimento: nosso setor público gasta 5% do PIB em educação, próximo dos países da OCDE Gasto é mal feito: demais no ensino universitário, pouco no básico Professor brasileiro não é mal pago (no fundamental, salário de 1,56x o PIB per capita vs. 1,31 na OCDE e 0,85 na Argentina) Chave do problema está na sala de aula

Como Melhorar Ação necessariamente em 2 níveis: Macro: Micro: Convencer a sociedade que educação é importante e estamos mal Mostrar que debate nacional está equivocado Gerar pressão social por educação de qualidade Micro: Implementação de práticas eficientes, fact-based, em salas de aula e em casa

O que o setor privado pode fazer? Cobrar do poder público Não tentar substituí-lo Fazer ações conjuntas e fact-based Educação não é investimento social, é estratégico Peitar sindicatos Vocês podem ser populares ou relevantes. Não ambos.

Ação Macro – “IDEB na Escola” O que É Divulgar, em escala gráfica criada pela equipe de Nizan Guanaes, o IDEB de cada escola pública, em sua porta de entrada Não é ranking, nem comparativo entre escolas: apenas nota da escola e média local

IDEB na Escola Como É Pode ser implantado por decisão do Executivo Ideal é aprovação via lei estadual e municipais Escola/rede de ensino recebe material completo para implementação: Layout da placa, em jpg e cdr Manual de instalação Sugestão de materiais baratos para confecção Mais detalhes, materiais e acompanhamento: www.idebnaescola.org.br

IDEB na Escola A placa

IDEB na Escola O Porquê Precisamos de envolvimento da comunidade para melhorar fortemente nossa educação Os pais brasileiros desconhecem a qualidade do ensino das escolas de seus filhos: Nota média dada por pais de alunos da escola pública fundamental à qualidade do ensino: 8,6(*) IDEB do 9º ano: 3,2 em 2005, 3,7 em 2009(**) Fonte: (*) Inep 2005, “Pesquisa Nacional Qualidade da Educação: a escola pública na opinião dos pais - Resumo Técnico Executivo” (**) http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultadoBrasil.seam?cid=546358

IDEB na Escola O Porquê Precisamos de ferramenta para reconhecer e prestigiar os profissionais de educação que obtêm ótimos resultados Como diferenciação salarial não é possível, reconhecimento público é vital Os sistemas públicos de ensino são muito heterogêneos, mas não há comunicação entre escolas

Ação Micro – na Escola O Que a Pesquisa Recomenda Biblioteca na escola, livros em sala de aula, laboratórios, máquina de xerox Recrutamento seletivo de professor Programas de apoio para professores Accountability Assiduidade do professor Pouca burocracia Diretor bem pago

Ação Micro – na Escola O que é Estatisticamente Insignificante Cursos de treinamento de professor Remuneração de professor (escolas públicas) Mestrado e doutorado para professores de educação básica Gasto por aluno Diminuir número de alunos em sala Dois professores em sala de aula Computador em sala de aula

Ação Micro – Em Sala de Aula Práticas de Ensino que Dão Resultado Dever de casa + correção + comentários Uso efetivo do tempo de ensino Uso constante de avaliação Uso do livro didático Conhecimento do professor da matéria que ensina