A Universidade de São Paulo (USP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
A Educação do Nosso Tempo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Profa. Dra. Andrea C. Versuti ABED/ Santos 2008
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Desafios e oportunidades do EAD
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
(Metodologia Científica)
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
MBA em Agronegócios PECEGE/ESALQ/USP
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
TCC I BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011/2.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
1° Encontro.
Questionário do Estudante Enade
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

A Universidade de São Paulo (USP) _____________________________________________ Maior instituição de ensino superior no Brasil 75 anos de existência 40 unidades de ensino e pesquisa 479 cursos regulares Mais de 57 mil alunos Referência mundial em qualidade de ensino Premiada como a melhor da América Latina em 2011 e 2012

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) ________________________________________________ Fundada em 1901 – 111 anos Uma das mais respeitadas faculdades de Engenharia Agronômica do mundo Excelência em ensino e extensão, ciência e tecnologia ligados ao agronegócio

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) ________________________________________________ Oferece cursos de: Administração Engenharia Agronômica Engenharia Florestal Ciências dos Alimentos Ciências Econômicas Ciências Biológicas Gestão Ambiental • 12 departamentos / 150 laboratórios

Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) ________________________________________________ Dentro da ESALQ está o LES LES : Responsável pelo programa de pós-graduação Strictu sensu (mestrado e doutorado) em Economia Aplicada este curso obteve nível 5 pela avaliação da CAPES.

Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) _____________________________________________ • Vinculado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ/USP está o PECEGE Criado em 1986 e estabelecido em 2003

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) __________________________________ O PECEGE atua em duas frentes: Gerenciamento de cursos de especialização Lato sensu (MBAs, oficinas e treinamentos in company) Desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados ao agronegócio.

Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ ______________________________________ .O Pecege é representado pela pessoa jurídica FEALQ .FEALQ é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, .fundada em 1976 Objetivo Apoiar programas de desenvolvimento científico, econômico e social da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Centro de Energia Nuclear na Agricultura e outras unidades da Universidade de São Paulo e de instituições públicas e privadas.

______________________________________ EQUIPE - PECEGE ______________________________________ COORDENADOR Pedro Valentim Marques Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5127412696095863 DIRETOR EXECUTIVO Daniel Y Sonoda http://lattes.cnpq.br/9604771450659034

__________________________________ EQUIPE – PECEGE __________________________________ SUPERVISORA ADMINISTRATIVA (SECRETARIA ACADÊMICA) Patrícia Sayuri Mantovani 19 3375 4250 ramal 23 planejamento@pecege.esalq.usp.br SUPERVISORA SECRETARIA FINANCEIRA Erica Regina Rodella 19 3375 4250 ramal 22 secretaria@pecege.esalq.usp.br SUPERVISORA DE COMUNICAÇÃO Julia Vidal 19 3375 4250 ramal 21 juliavidal@pecege.esalq.usp.br comunica@pecege.esalq.usp.br

__________________________________ EQUIPE - PECEGE __________________________________ GESTOR DE EXPANSÃO (POLOS DE ENSINO) Valdir Almeida valdir@pecege.esalq.usp.br 19 8193 3207 Skype: valdir.batista.almeida

__________________________________ Programas oferecidos __________________________________ MBA em Agronegócios Esalq/USP (presencial e a distância) MBA em Agroenergia Esalq/USP Oficinas (presenciais e a distância)

__________________________________ O QUE É MBA __________________________________ Sigla em inglês para Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). Existem dois tipos de MBA: o mestrado Strictu sensu e o MBA Executivo (especialização) - no Brasil, a maioria é desse segundo tipo, incluindo os cursos Pecege-ESALQ/USP.

__________________________________ CURSOS PECEGE __________________________________ O Pecege é referência em formação e treinamento de profissionais do setor. Oferece os mais respeitados MBAs, oficinas e cursos técnicos da área.

__________________________________ CERTIFICAÇÃO __________________________________ Os MBAs Pecege-ESALQ/USP são certificados pela USP. As oficinas são certificadas pela Fealq.

__________________________________ CORPO DOCENTE __________________________________ Os cursos Pecege-ESALQ/USP são ministrados por professores doutores associados e titulares da ESALQ/USP, além de profissionais de renomada experiência no setor privado.

__________________________________ METODOLOGIA __________________________________ 5 horas de atividades semanais 3 horas teleaulas 2 horas autoestudo

__________________________________ TELEAULA (3h) __________________________________ Encontro semanal transmitido por satélite e Internet ao vivo para polos de ensino em todo o país. Duração de 3h aula Dividida em : 3 sessões de 50 minutos 2 intervalos de 10 minutos

__________________________________ TELEAULA (3h) __________________________________ Durante as sessões de 50 minutos o conteúdo é transmitido pelo professo titular com o suporte de uma Equipe Multidisciplinar.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR __________________________________ Coordenação do Curso Direção de Produção Direção de Qualidade Equipe Pedagógica

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR __________________________________ A Equipe Multidisciplinar interage com o professor titular objetivando: potencializar a utilização dos recursos disponíveis para a teleaula auxiliá-lo com tópicos e exemplos para o entendimento dos conteúdos garantir a qualidade do conteúdo da teleaula que está sendo transmitida Manter a linha de pesquisa adotada para o curso

INTERATIVIDADE AO VIVO PELA INTERNET __________________________________ Durante a teleaula os alunos interagem via Portal Educacional no chat, enviando perguntas e comentários para o professor-titular.

__________________________________ EQUIPE PEDAGÓGICA __________________________________ As peguntas são recebidas e filtradas por uma Equipe Pedagógica A Equipe Pedagógica tem o mesmo nível de conhecimento e a mesma linha de pesquisa do Professor Titular.

__________________________________ PERGUNTAS RELEVANTES __________________________________ As peguntas relevantes para o entendimento do conteúdo da teleaula são respondidas no ar, ao vivo As demais perguntas são respondidas pela Equipe Pedagógica via e mail

__________________________________ INTRANET __________________________________ Quando o aluno se matricula no curso ele cria login e senha para acessar o sistema Intranet Pecege-ESALQ/USP Neste sistema ele tem acesso: secretaria acadêmica, tesouraria (boletos), comunicados emissão de documentos.

INTRANET __________________________________ Na Intranet o aluno tem acesso: material da aula (slides e textos para leituras complementares) aulas ao vivo (para alunos on line) aulas gravadas para reposição e autoestudo avaliações do conteúdo da teleaula

ALUNO ON LINE __________________________________ Com autorização formal da Secretaria Acadêmica do PECEGE-ESALQ/USP, o aluno pode ter acesso às aulas ao vivo pela Intranet fora do polo de ensino. Alunos que estão impedidos por algum motivo de frequentar um polo de apoio presencial.

REPOSIÇÃO DE CONTEÚDO __________________________________ Na Intranet o aluno tem acesso a aulas gravadas para reposição de conteúdos perdidos por falta. A reposição de faltas se dá por autorização especial feita pela Secretaria Acadêmica do PECEGE-ESALQ/USP.

__________________________________ AUTOESTUDO __________________________________ 2 horas semanais O aluno prepara-se para as provas: lendo o material didático que está disponível na Intranet slides e textos para leituras complementares revendo as aulas gravadas esclarecendo dúvidas via e-mail

__________________________________ FREQUÊNCIA __________________________________ O Pecege-ESALQ/USP utliza o método de ensino-aplicado: (o aluno aplica o conteúdo em sua rotina profissional) potencializando suas experiências e motivando-o a construção do conhecimento continuado. Frequência mínima exigida 85%.

__________________________________ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO __________________________________ Para cada disciplina do curso o aluno tem uma avalição individual aplicada via Intranet. Prova randômica: 10 questões, com peso 10. O aluno tem 3 tentativas para fazer a prova e atingir o conceito mínimo exigido no curso (nota 7).

__________________________________ MONOGRAFIA __________________________________ No decorrer do curso o aluno desenvolve um trabalho escrito com orientação on line da equipe pedagógica do Pecege-ESALQ/USP. Ao final do curso o aluno tem 2 meses para entrega do trabalho e defesa oral.

__________________________________ DEFESA ORAL __________________________________ A defesa é feita via webcam a uma banca avaliadora do Pecege-ESALQ/USP. o trabalho escrito - 50 pontos a defesa oral - 50 pontos TOTAL - 100 pontos Mínimo exigido – 70 pontos

__________________________________ MÉDIA FINAL DO CURSO __________________________________ Média das avaliações das disciplinas + Média da monografia _________________________________ 2 Mínimo exigido – 70 pontos