Nativos digitais – A identidade social e os media

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Novos Meios de Comunicação
Advertisements

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Como melhorar a segurança da sua família na Internet
Adolescência e Afectos
Utilização da Sala Informatizada EEB Prefeito Carlos Zipperer Sobrinho.
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Escola e Família: quais são suas competências?
Tipologia proposta por Wesley Fryer
Onde devem estar as crianças e adolescentes agora depois de um dia na escola?
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
O Manual mais pequeno do mundo sobre a nossa sobrevivência … profissional.  
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
Análise da Identidade em Sites Sociais. Atualmente parece não haver nada mais importante na vida dos jovens do que as tecnologias de informação e comunicação,
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação Ano Lectivo: 2009/2010 Curso: Educação Básica Disciplina:TICE Docente:João Antunes.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
MESTRADO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS
O Uso Pedagógico do Blog
Jogo Interactivo: Verdadeiro ou Falso
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
Trabalho realizado por: Miriam Alves Nº17 8D Marta Santos Nº16 8 D
Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
A Web 2.0 e as Tecnologias Móveis
Educação Contemporânea
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Media Digitais e Socialização
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Escola Secundária da Amadora Enquadramento – A era dos ecrãs O SeguraNet – Objectivos – Acção: Formação de formadores (360) Actividades (desafios.
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni,
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI Segurança na Internet.  Cyberbulling - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Uso de telemóveis na sala de aula
Perigos relacionados com a internet
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
Tema: Internet e Segurança
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia Media Digitais e Socialização Universidade Aberta Abril 2011 Este trabalho fez-se a pensar no “alvo” – os.
CUIDADOS A TER COM A INTERNTE
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
OS PAPEIS EM EAD - Docência -
Redes Sociais.
Trabalho realizado por: Filipa Correia nº2 Cristiana Pinheiro nº 10 SEGURANÇA NA INTERNET Escola Secundária Almeida Garrett Disciplina: TIC Professor:
SITUAÇÕES.
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
CURSO - LIVRO DIGITAL.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN QUALIFICA.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
Recomendações. Para navegar em segurança, mantém um programa anti- vírus actualizado.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
Transcrição da apresentação:

Nativos digitais – A identidade social e os media Foram entrevistados dois jovens Nativos digitais – A identidade social e os media Media digitais e socialização – docentes: Lúcia Amante, Daniela Melaré Vieira Barros Análise da Entrevista a dois jovens por Eunice Afonso Eunice Afonso Mcem 2011

Nativos digitais – A identidade social e os media Foram entrevistados dois jovens Rapariga 17 anos 11º ano Porto Rapaz 16 anos 10º ano V. N. Gaia Ambos utilizam Consola de jogos Câmara fotográfica digital Câmara de vídeo digital Leitor de MP3 Disco USB Pen Drive

Utilização do computador/internet Ambos Têm acesso a um computador Possuem um Computador Têm três computadores em casa Passam duas horas diárias ao computador Ele sob controle em época de testes

Utilização da internet Ambos Têm e usam-na há cinco anos pelo menos Fazem: Pesquisa, correio, jogos e vídeos Utilizam o MSN Têm página ou blog Utilizam-na diariamente

Nativos digitais – A identidade social e os media Nas suas páginas ou blogues colocam Alguns dados pessoais Fotografias As preferências: Música/Filmes

Utilização do computador/internet Ela: Não, porque são os meus amigos. Ele, sim. Pedes permissão às pessoas que estão nas f Fotografias antes de colocar na página! Ou blog? Ela: Não, apenas os amigos. Ele, sim Todos os utilizadores da internet têm acesso à tua página! ou blog? Ambos: Sim Permites comentários na sua página pessoal! ou blog?

Utilização da internet Ambos permitem comentários Nenhum usou template A rapariga não se preocupa com a informação que disponibiliza e o rapaz sim Este não respondeu, ela acede à internet por telemóvel, ele não respondeu mas mais à frente veremos que sim.

Nativos digitais – A identidade social e os media – O Telemóvel Ambos Têm dois telemóveis Vão ao messenger, ao facebook, hi5, my space Usam o telemóvel durante as aulas Acedem à internet por telemóvel

Nativos digitais – A identidade social e os media Ela: Durante o dia todo e durante horas. Ele: SMS muitas e chamadas poucas. Em média quantas horas passas a falar ao telemóvel por dia? E a enviar SMS? Ela: Tirar fotos, ouvir música. Ele,: Despertador, ouvir música, guardar documentos. Que outro uso fazes das propriedades do teu telemóvel!?

Redes Sociais Ambos conhecem o facebook e o hi5, estando, ela, inscrita no hi5. Ele não respondeu. No chat ambos falam com amigos virtuais, pessoais e outras pessoas. Ambos costumam colocar informações pessoais online. Ambos apontam como aspeto positivo fazer amigos, ele acrescenta conhecer realmente as pessoas. Como aspeto negativo ela aponta os “perigos da net”, contactar estranhos.

Nativos digitais – A identidade social e os media Segurança Ela: Não Ele: Sim Preocupas-te com a tua segurança quando navegas na internet? Ambos afirmaram que é real. 0 teu perfil na internet é real ou assumes outra identidade?

Compras online: Ela sim. Ambos jogam online. Ela apenas gratuitos. Tendências Compras online: Ela sim. Ambos jogam online. Ela apenas gratuitos. Ele usa o seu nome, Ela nickname. Ela não é controlada. Ele tem 30m. Apenas ela conhece o termo:cyberbullying Por estar mais barato.

Tendências Ela: Não. Ele, espero que sim. Consideras habitualmente, as informações que encontras na Internet fidedignas? Ela: O pai e na escola. Ele, com a família e com um curso de formação na escola. Como adquiriste a tuas competências digitais para manuseamento do computador e da internet? Ambos: do computador. Ela: O telemóvel é mais pequeno e trago-o sempre comigo. Ele; O telemóvel faz as mesmas coisas,,, Prescindias de usar com menos dificuldade: computador ou telemóvel, porquê?

Nativos digitais – A identidade social e os media Bibliografia e referências Bibliografia e referências Prensky, M. (2004) The Emerging Online Life of the Digital Native: What they do differently because of technology and how they do it. 1-14. Prensky, M. (2001) Digital natives, digital immigrants. In On The Horizon (Vol9, nº 5). NCB University Press. Stern, Susannah, 2009, Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship, University of San Diego, Department of Communication Studies Marvin , Carolyn (1988) When Old Technologies Were New , Oxford: Oxford University Press Buckingham, David. “Introducing Identity." Youth, Identity, and Digital Media . Edited by David Buckingham. The John D. and Catherine T. MacArthur Foundation Series on Digital Media and Learning. Cambridge, MA: The MIT Press, 2008. 1–24. http://mitpress.mit.edu/books/chapters/0262294273chap1.pdf Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115. http://tallblog.conted.ox.ac.uk/index.php/2009/10/14/visitors-residents-the-video/ http://psicob.blogspot.com/2008/05/construo-da-identidade-na-adolescncia.html http://bibliografiadecibercultura.com/

Nativos digitais – A identidade social e os media Análise Erikson (1972) entende que a identidade é uma concepção de si mesma, composta de valores, crenças e metas com as quais o indivíduo está solidamente comprometido. Vários autores são referidos como: Kimmel, Weiner, Marcia, Matteson, etc. Existem estudos que têm demonstrado que a identidade acaba por definir-se no estádio seguinte o de jovem adulto. Convenhamos que muitas das grandes alterações socioculturais e políticas se devem aos jovens adultos que possuem, ainda, muita da irreverência e coragem características da adolescência. Possuem valores muito sólidos que estão na base das transformações que verificamos têm acontecido. A meu ver os jovens de hoje estão muito desenvoltos, no que as novas tecnologias se refere. Elas fazem parte das suas vidas e, apesar de acreditarem que não, correm riscos desnecessários. Devemos atender aos seguintes aspetos: A tecnologia faz parte integrante do seu dia a dia, das suas vidas sociais. Não têm os devidos cuidados com as informações que prestam sobre si. Têm algum controlo parental. Não usaram templates. Tomaram poucos cuidados com o uso das suas fotografias. A internet é usada com fins pessoais e escolares.

Precisamos inventar metodologias para o Nativo Digital a todas as disciplinas, em todos os níveis, já há professores universitários que estão a inventar jogos para assuntos que vão desde o ensino da matemática, à engenharia ou à Inquisição espanhola. Existem educadores que acham que esta abordagem até é boa mas não para as suas disciplinas,o que demonstra da parte destes falta de racionalização e falta de imaginação. Para ensinar, por exemplo história, se criarmos simulações com “cenários” em que os alunos possam fazer de atores fazendo de conta que estão no local do acontecimento, será mais estimulante e mais fácil de apreender para estes. Então, se os educadores Imigrante Digital realmente querem alcançar Nativos Digitais - ou seja, todos os seus alunos - eles vão ter que mudar. É um grande momento para pararem as suas lamúrias, e como o lema da Nike da geração Nativa Digital diz, "Just do it!". Prensky M. 2001, Nativos Digitais, Imigrantes Digitais Utilizam muito o telemóvel quer para o envio de SMSs e fazer chamadas, quer para navegar na internet. Conhecem várias redes sociais estando inscritos em algumas delas. Não são inteiramente conscientes dos perigos da internet. Preferem o telemóvel ao computador.

FIM