O comércio internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Os sectores de actividade
Comércio internacional
Comércio Internacional
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Socialismo.
População Mundial e do Brasil
A crise de 1929: A Crise do Capitalismo
Desigualdade e exclusão Cap. 14
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Comercio Internacional
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Balanço da Atuação do Governo
Assinada por líderes políticos de 189 nações, incluindo Portugal. Países desenvolvidos e em desenvolvimento comprometem-se a: combater a pobreza e a fome,
Soluções para Atenuar as Desigualdades
DOIS MUNDOS E UM SÓ PLANETA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
OS CHOQUES DO PETRÓLEO O primeiro choque
Trabalho realizado por: Isabel Mendonça Nº16 Joana Castro Nº17
A globalização econômica nos anos 1990
Comércio Internacional
A Circulação da Mercadoria
Comercio internacional
Soluções para atenuar as desigualdades
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Parte II: Determinantes do Produto
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
Instituto de Economia – UFRJ
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
Erradicar a Pobreza Extrema e a Fome
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
0 UMA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA UM CRESCIMENTO ROBUSTO ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS RELEVANTES PARA O NOVO PARADIGMA DE CRESCIMENTO ECONÓMICO Porto Business.
Impactos na mudança da Lei de Cultivares Paula Almeida AS-PTA.
SUBDESENVOLVIMENTO. Um Mundo diferenciado Expansão Marítimo Comercial Européia Expansão Marítimo Comercial Européia Estabelecimento da relação Metrópole.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Comércio ilegal do tabaco
Fluxos Migratórios.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Economia na Primeira República
À procura de soluções para o desenvolvimento
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Produção Econômica da América Latina – parte II
Déficit Público e Dívida Pública
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
Origens e bases do mundo global.
História B 11.º Ano A – 2010/2011 Prof. Margarida Martins Aulas do dia 23/27 de Setembro.
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Capítulo 7 Recursos Renováveis Privados: Agricultura.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Dívida Externa. O que é dívida externa  Soma de todos os seus débitos externos - Empréstimos e financiamentos obtidos no mercado internacional pro empresas.
FALÊNCIA de EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO A grande crise.
11 Aspectos da expansão da economia cafeeira Amaury Gremaud Formação Econômica e Social do Brasil I.
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Inflação Aula 9.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

O comércio internacional Obstáculos e soluções para atenuar as desigualdades.

O que é o comércio internacional? > É a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. Qual é a diferença entre exportações e importações? > Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. > Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Pode considerar-se directa ou indirecta. .

> Atualmente, são os produtos manufacturados que representam cerca de 70% do valor das exportações dos países em desenvolvimento. [O que se deve á industrialização da Asia Oriental e Meridional. ] . > No entanto, a maioria dos países da América latina e Caraíbas, África e Médio Oriente ainda continuam muito dependentes da exportação de produtos primários, de origem agrícola ou mineral.

> A evolução dos preços dos produtos primários tem sido bastante irregular, destacando-se, um descida generalizada de preços entre 1974 e 2004. Como consequência, a economia de muitos países foi efetada pela degradação dos termos de troca.

Exportar mais não é solução. >Apesar da quota da agricultura estar a diminuir, muitos países pobres como na África Subsariana , dependem de uma pequena gama de produtos agrículas. Por isso a descida de preços até 2004 fez com que duplicassem as exportações. Com o objetivo de manter os niveis de rendimentos constantes e contrariar a degradação dos termos de troca. Subida do preço das importações Degradação dos termos de troca Descida do preço das exportações > No entanto, mais oferta acabou por significar novas descidas de preços agravando ainda mais os termos de troca.

Café, se faz favor. > No final da década de 1980, os países exportadores de café receberam cerca de 12 mil milhões de dólares pelas suas exportações. Em 2003 exportaram mais café, mas receberam apenas 5,5 mil milhões de dólares. A explicação é simples: o preço do café desceu nos mercados mundiais. > Os motivos para esta crise foram a desregulamentação do mercado e o excesso de produção. > Os principais problemas económicos e sociais daí resultantes foram: Aumento da pobreza. Distúrbios sociais. Cultivo ilícito de plantas para a produção de droga. Desemprego rural. Migrações da população.

Cobrança de direitos aduaneiros. > A participação dos países em desenvolvimento mais pobres no comércio internacional também tem sido prejudicada pela: Atribuição de subsídios agrícolas, que contribuíram para uma descida de preços de alguns produtos. Cobrança de direitos aduaneiros. O Subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma entidade (instituição ou pessoa) a outra entidade individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria.. O Direito Aduaneiro possui autonomia jurídica e legislativa inegável, caracterizando-se como um conjunto de normas legais criadas com o intuito de regular e controlar as operações de comércio exterior, ou seja, uma atividade econômica.

Pagar mais por exportar menos. > Os países em desenvolvimento respondem por menos de 1/3 das importações feitas pelos países desenvolvidos, mas pagam 2/3 das receitas de direitos aduaneiros. > Por exemplo, em 2003, o Vietname pagou cerca de 500 milhões de dólares de impostos sobre os 4,7 milhões de dólares de exportações para os EUA, enquanto o Reino Unido pagou praticamente metade dessa quantia sobre exportações de 50 mil milhões de dólares.

> A partir de 2004, o aumento da procura mundial de produtos primários desencadeou uma subida de preços da maioria dos produtos primários. Se esta tendência se manter, alguns dos países em desenvolvimento mais dependentes da exportação de produtos primários terão uma oportunidade para melhorar a sua situação económica.

Curiosidades

Fim Mariana Lopes ; n º 24 Nádia Almeida ; nº 26,