Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Trabalho de conclusão de curso
Juan Carlos Esquivel Guerra
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Vanessa do Carmo Dias Lorena
Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:
Especialização em Saúde da Família
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Atenção Odontológica às gestantes
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
São Paulo das Missões, RS
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Luciane Silveira Miranda de Lima
Qualificação da Atenção à Saúde Bucal dos Escolares de 6 a 12 anos na E.E.E.F. Pedro Scherer, área de abrangência do Centro de Saúde Montanha, Lajeado.
SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES, NO MUNICÍPIO DE VICENTE DUTRA/RS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Transcrição da apresentação:

Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski Orientadora: Vera Lúcia Q. Guidolin Co-orientadora: Ana Celina de Souza

promoção e prevenção de saúde Introdução Foco principal da Equipe de Saúde da Família promoção e prevenção de saúde Necessidade de atividades preventivas desde a infância EaD – UFPel

Serafina Corrêa/RS -14.253 habitantes (censo 2010) -2 ESF – Santin e Gramadinho -2 ESF em implantação – Planalto e Aparecida -1 UBS central -1 UBS rural

ESF Santin Cuidar da criança para que ela possa ser um adulto saudável é a nossa meta! EaD – UFPel

Objetivo Geral Melhorar a atenção à Saúde Bucal em crianças em idade pré-escolar (0 a 5 anos de idade) da área de abrangência da ESF Santin na cidade de Serafina Corrêa/RS. EaD – UFPel

Objetivos específicos Ampliar a cobertura da atenção a saúde bucal; Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal; Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal da criança; Melhorar o registro das informações; EaD – UFPel

Objetivos específicos Mapear as crianças da área de abrangência com risco para problemas de saúde bucal; Promover a saúde bucal; Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças bucais nas famílias das crianças. EaD – UFPel

Metas 1. Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 70% das crianças de zero a 5 anos de idade. 2. Captar 70% das crianças da área de abrangência sem atenção à saúde bucal na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em outro serviço. 3. Realizar visita domiciliar em 100% de crianças acamadas ou com problemas de mobilidade física. 4. Fazer busca ativa de 50% das crianças faltosas às consultas. EaD – UFPel

Metas 5. Fazer capacitação de 100% dos profissionais da equipe para o atendimento integral em saúde da criança. 6. Realizar exame bucal adequado em 70% das crianças cadastradas. 7. Realizar escovação dental supervisionada em 80% das crianças cadastradas. 8. Concluir o tratamento de 80% das crianças cadastradas. EaD – UFPel

Metas 9. Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 70% das crianças cadastradas na UBS. 10. Identificar e acompanhar 70% das crianças com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal. 11. Garantir exame clínico de rastreamento para cárie dentária em 70% das crianças cadastradas no programa. 12. Dar orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da cárie para 70% dos responsáveis das crianças e para 70% das crianças a partir de 4 anos de idade.

Metas 13. Dar orientações sobre hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva e prevenção de oclusopatias para 70% dos responsáveis de crianças. 14. Dar orientações nutricionais para 70% dos responsáveis e crianças a partir de 4 anos de idade. 15. Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças bucais em 70% das famílias das crianças . EaD – UFPel

Metodologia Confecção de ficha-espelho EaD – UFPel

Metodologia Escovação dental individualizada EaD – UFPel

Metodologia Escovação dental individualizada EaD – UFPel

Metodologia Exame clínico das crianças; Aviso aos pais da necessidade de tratamento; Convite para palestra. EaD – UFPel

Metodologia

EaD – UFPel

Planilha de coleta de dados

Resultados Proporção de escolares com primeira consulta odontológica: 55,6%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de escolares com tratamento odontológico concluído: 82%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de escolares com avaliação de risco para a saúde bucal: 100%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de escolares com orientação sobre higiene bucal e prevenção de cárie: 98,6%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de escolares que receberam orientação nutricional do odontólogo: 98,6%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de escolares que participaram da escovação dental supervisionada: 100%. EaD – UFPel

Resultados Proporção de crianças acamadas que receberam visita domiciliar: 100%. Proporção de responsáveis que receberam orientações sobre saúde bucal. EaD – UFPel

Discussão Aprovação da atividade pelas crianças; Impacto positivo dos pais; Facilidade de tratamento das crianças; Incorporação da intervenção ao serviço. EaD – UFPel

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e implementação da intervenção Expectativas e anseios; Planejamento e um cronograma; Colaboração da Equipe de Saúde da Família, da diretora da creche, das professoras, atendentes e da nutricionista; Crianças adoraram o trabalho. EaD – UFPel

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e implementação da intervenção A experiência agregada com a intervenção em crianças de zero a cinco anos de idade; Já estamos realizando a atividade na creche neste ano; Propulsão para o início da realização de uma atividade, que agora será rotineira no dia-a-dia do trabalho da ESF. EaD – UFPel

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e implementação da intervenção Precisamos trabalhar em conjunto: equipe de saúde, escola, família; Importância que um trabalho preventivo tem para desenvolver o hábito; O caráter lúdico é imprescindível quando tratamos de crianças; É possível tirar do papel uma ideia e executá-la. EaD – UFPel

Introdução EaD – UFPel

“Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios.” Martin Luther King