Reunião AAFSM 05Jan2012 - Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS BÁSICOS DE COLABORAÇÃO
Advertisements

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
REGULAMENTO TÉCNICO - DF
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
O BLOQUEIO.
CONTRA-ATAQUE.
Conceito Conjunto de ordens/principios que organizam todas as acções dos jogadores na defesa, tanto individuais como colectivas.
Curso de Treinadores – Grau 2 Federação de Andebol de Portugal DEFESA Departamento Técnico FAP DEFESA.
Ataque no basquetebol.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Erros na área de serviço Faltas Repetições
Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja
CLINIC JOVEM 2010.
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 3
1º e 2º SET 25 pontos À melhor de JOGO 3 SETS 3º SET 15 pontos Diferença de 2 pontos 2 tempos de 30 seg por set 3º SET 15 pontos EQUIPA Mínimo 10.
Professor: Leonires Barbosa Gomes – CREF/DF 979G
FUTSAL.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
Handebol Regras básicas
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Basquete.
Estamos dando continuidade ao nosso processo de preparação, visando os Campeonatos da em Esperamos que, os senhores responsáveis pelas arbitragens.
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
PONTOS DE ÊNFASE 2011/2012 Parte 1
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
BASQUETEBOL.
UNIDADE DE TREINO Minis
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Profª. Maria Helena Carvalho
UNIDADE DE TREINO Iniciados
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BASQUETEBOL.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
O esporte é Handebol? Fone:
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL:
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Trabalho de Educação Física
Profª. Maria Helena Carvalho
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
FUTSAL.
 Introdução  Técnicas de drible  Tipos de drible  Faltas  As principais faltas  Livres  Livre de 7 metros  Execução do livre de 7 metros  Livre.
Lei n.º 1 A SUPERFÍCIE DE JOGO
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Reunião AAFSM 05Jan Nordeste

Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por um jogador ou por um substituto que não tenha cumprido corretamente o processo de substituição; b)Ocorrer na superfície de jogo; c)Ocorrer enquanto a bola esteja em jogo. d)Todas as alíneas estão corretas e complementam-se. Quando um grupo de jogadores rodeia o árbitro, reclamando uma sua decisão, qual o papel a desempenhar pelo 2º árbitro que se encontra mais longe do incidente? a)O 2º árbitro deve manter-se longe, observar e gravar mentalmente todas as incidências, para a eventualidade do árbitro necessitar da sua colaboração. b)O 2º árbitro deve aproximar-se para ajudar o árbitro a serenar os ânimos. c)O 2º árbitro deve manter-se longe, para ajudar o árbitro a sair do cerco, dirigindo- se de imediato para o balneário. d)O 2º árbitro deve manter-se longe, anotando no bloco de notas os números dos jogadores para ser assunto de relatório.

Quando é iniciado o cronómetro no pontapé de saída? a)O cronómetro será posto em marcha assim que o árbitro apitar, autorizando o inicio do jogo. b)O cronómetro será posto em marcha após a bola ter sido pontapeada na direção da metade da superfície de jogo da equipa adversária, cumprindo-se o procedimento. c)O cronómetro será posto em marcha após a bola ter sido pontapeada e se mova sobre o seu perímetro. d)O cronómetro será posto em marcha após a bola ter sido pontapeada na direção da metade da superfície de jogo da equipa adversária. No momento de executar um pontapé livre concedido à sua equipa, pode o jogador executante utilizar tácticas de fintas para confundir os seus adversários? a)Sim, desde que não use de comportamento anti-desportivo. b)Sim, desde que após ter iniciado a corrida para a execução, não pare antes de bater o pontapé (paradinha). c)Sim, desde que não infrinja a regra dos 4 segundos. d)Não, uma vez que está a retardar o reatar do jogo.

Quando é que um guarda-redes, depois de colocar a bola em jogo através de um lançamento de baliza, pode voltar a jogar a bola vinda de um colega de equipa? a)Só poderá voltar a jogar a bola vinda de um colega de equipa na metade da superfície de jogo adversária. b)Só poderá voltar a jogar a bola vinda de um colega de equipa após esta ter tocado num adversário. c)Após ter tocado previamente num adversário ou, se não tocou, apenas na metade da superfície de jogo adversária. d)Todas as respostas estão erradas.

1.Para que um substituto seja advertido, está expresso com objetividade nas Leis do Jogo, em Faltas e Comportamento antidesportivo. Descreva essas faltas. 2.Um defensor, quando dominava a bola dentro da sua área de grande penalidade, insulta um jogador adversário que se encontra fora desta, mas na superfície de jogo. Qual deverá ser o procedimento do árbitro? 3.Estando o jogo interrompido, dois jogadores adversários travam-se de razões, discutindo um com o outro, com empurrões mútuos, até que um deles dá um murro no outro. Como deve agir o árbitro que, entretanto, os tentava separar? 4.O excesso de combatividade - força excessiva, em tacle, dará origem a pontapé- livre. Para que, no capítulo disciplinar, dê origem a cartão vermelho, o árbitro deve ter em conta quatro factores para determinar a gravidade de uma falta. Descreva quais. 5.Há situações em que, para além de ser concedido um pontapé-livre direto à equipa adversária, o jogador que joga a bola com as mãos deliberadamente, também deve ser advertido por comportamento antidesportivo. Descreva dois exemplos. 6.Refira quatro condições necessárias para se considerar a avaliação de um ataque prometedor.

1.Para que um substituto seja advertido, está expresso com objetividade nas Leis do Jogo, em faltas e comportamento antidesportivo. Descreva essas faltas. Um substituto deve ser advertido quando cometa uma das quatro faltas seguintes: Tornar-se culpado de comportamento antidesportivo; Manifestar desacordo por palavras ou por atos; Retardar o recomeço do jogo; Entrar na superfície de jogo infringindo o processo das substituições. 2.Um defensor, quando dominava a bola dentro da sua área de grande penalidade, insulta um jogador adversário que se encontra fora desta, mas na superfície de jogo. Qual deverá ser o procedimento do árbitro? Interrompe o jogo, expulsa o defensor por injúrias a um jogador adversário, e sanciona a sua equipa com um pontapé livre indireto sobre a linha de área de grande penalidade no local mais próximo donde o jogador faltoso se encontrava.

3.Estando o jogo interrompido, dois jogadores adversários travam-se de razões, discutindo um com o outro, com empurrões mútuos, até que um deles dá um murro no outro. Como deve agir o árbitro que, entretanto, os tentava separar? Expulsa o jogador que deu o murro por conduta violenta e adverte o adversário por comportamento antidesportivo. 4.O excesso de combatividade - força excessiva, em tacle, dará origem a pontapé- livre. Para que, no capítulo disciplinar, dê origem a cartão vermelho, o árbitro deve ter em conta quatro factores para determinar a gravidade de uma falta. Descreva quais. Intenção ou maldade (intencionalidade) Velocidade da acção (intensidade) Possibilidade de jogar a bola Perigo para a integridade física do adversário (perigosidade)

5.Há situações em que, para além de ser concedido um pontapé-livre directo à equipa adversária, o jogador que joga a bola com as mãos deliberadamente, também deve ser advertido por comportamento antidesportivo. Descreva dois exemplos. toca deliberada e manifestamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba; tenta marcar um golo tocando deliberadamente a bola com a mão; simula jogar a bola com outra parte do seu corpo, fazendo-o na realidade com a mão, com o objetivo de enganar os árbitros; tenta impedir ou anular uma ocasião de golo com a mão, não sendo o guarda- redes na sua própria área de grande penalidade, e falha o seu objetivo. 6.Refira quatro condições necessárias para se considerar a avaliação de um ataque prometedor. O local do atacante; A posição dos colegas do atacante; A posição dos defesas contrários; A distância do atacante á linha de baliza.

Reunião AAFSM 05Jan Nordeste