Safety Talk Junho 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alterações Climáticas Um problema de todos
Advertisements

Energias renováveis… … o futuro.
Análise de Risco Processo para CONTROLAR situações onde Populações ou Ecossistemas possam ser expostos a um Perigo.
Processo de conservação dos alimentos
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Fontes e formas de energia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente
O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.
Energias renováveis… … o futuro.
Dioxinas.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Define como seu objetivo final a eliminação total dos POPs
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
Trabalho de ciências Sais minerais.
Contaminação por pesticidas organoclorados
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Dioxina Integrantes: Rafael Ossamu Negoro
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Resíduos.
DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE A QUIMIOTERAPIA É A ÚNICA FORMA DE TENTAR (TENTAR É A PALAVRA - CHAVE) ELIMINAR O CÂNCER, JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE.
Calor e TEMPERATURA.
Alimentação Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Pesquisa feita nos Estados Unidos
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Cancer News from Johns Hopkins
AVALIAÇÃO TOXICOLÓGICA
Contaminação do lixo no solo
O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências
                                                                                                
Rafael, 6 D. Reciclagem Todas essas substâncias, quando depositadas em lixões e aterros, podem dificultar a decomposição dos materiais biologicamente.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Lixo Um tesouro.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O planeta terra está esquentando
LEIA, É MUITO IMPORTANTE E REPASSE ALERTAS IMPORTANTES SOBRE O CANCER
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Poluição do ar EFA NS– Alfaiate
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Oficina de Compostagem
QUÍMICA NO COTIDIANO: ambiente I
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Educação Ambiental.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Tecnologia em Educação Matéria:Geografia Alunas:Aline Landgraf e Michele Batista.
INFORMÁTICA APLICADA I
TOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE RISCO FLAVIO RODRIGUES PUGA PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA CENTRO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL INSTITUTO.
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
nosso relógio biológico
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Será o Homem suficientemente inteligente para conseguir evitar a sua própria destruição? POLUIÇÃO Trabalho realizado por: Gonçalo Santos – nº7; João Fernandes.
COMENTÁRIOS AO PROJETO DE LEI 382 DE 2012 DO DEPUTADO PEDRO BIGARDI DO PC do B QUE VEDA A INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM SÃO PAULO Sergio Guerreiro.
HACCP Hazard Analysis and Critical Control Análise de Perigos e Controlo de Pontos Criticos O Sistema HACCP foi desenvolvido nos anos 60 pelos laboratórios.
Área de projecto Resíduos
Easy.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Introdução ao Tema Monitoramento Ambiental e Biológico de Exposições Exposições consideradas excessivas representam risco à saúde dos expostos. Avaliar.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Safety Talk Junho 2009

SAFETY TALK Este mês abordaremos o tema das dioxinas e os seus perigos para a saúde humana e suas consequências.

DIOXINA – O QUE É? A dioxina é um organoclorado altamente tóxico, carcinogênico e teratogénico. É um dos poluentes orgânicos persistentes sujeitos à Convenção de Estocolmo. As dioxinas são subprodutos não intencionais de muitos processos industriais nos quais o cloro e produtos químicos dele derivados são produzidos, utilizados e eliminados. As emissões industriais de dioxina para o meio-ambiente podem ser transportadas a longas distâncias por correntes atmosféricas e, de forma menos importante, pelas correntes dos rios e dos mares. Consequentemente, as dioxinas estão agora presentes no globo de forma difusa. Estima-se que, mesmo que a produção cesse hoje completamente, os níveis ambientais levarão anos para diminuir. Isto ocorre porque as dioxinas são persistentes, levam de anos a séculos para degradarem-se e podem ser continuamente recicladas no meio-ambiente. A dioxina mais potente que se conhece é a 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina (TCDD). In “Wikipédia” http://pt.wikipedia.org/wiki/Dioxina

Dioxina e a Saúde A exposição humana às dioxinas provém quase que exclusivamente da ingestão alimentar, especialmente de carne, peixes e laticínios. Exposições extremamente altas de seres humanos às dioxinas que acontecem, por exemplo, após exposição acidental/ocupacional, juntamente com experimentação em animais de laboratório, mostraram efeitos de toxicidade no desenvolvimento e reprodutiva, efeitos sobre o sistema imunológico e carcinogenicidade. Mais preocupantes ainda são dados de estudos recentes que mostram que as concentrações das dioxinas no tecido humano na população de países industrializados já estão – ou estão próximos – dos níveis nos quais os efeitos sobre a saúde podem ocorrer. In “Wikipédia” http://pt.wikipedia.org/wiki/Dioxina

As dioxinas formam-se após a decomposição química, por aquecimento ou congelamento (alterações bruscas de temperatura). As alterações provocadas no plástico, quando aquecido ou congelado, levam à formação de dioxinas, que passam para os alimentos e posteriormente para o organismo dos consumidores.

Eis alguns princípios que ajudam a evitar a ingestão de dioxinas:  1 -  Não devemos aquecer a comida em recipientes de plástico no micro-ondas. Isso aplica-se especialmente a comidas que contêm gordura. A combinação de gordura e calor liberta a dioxina do plástico na comida e, posteriormente, no organismos.   2 – Recomenda-se o uso de vidro, como Pyrex, ou recipientes cerâmicos para aquecer comida...  Obtém-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina. Comida instantânea, sopas, etc., devem ser removidas da embalagem e aquecidas num outro recipiente de vidro.    3 – O papel/cartão não é perigoso, mas não se sabe o que ele contém. É mais seguro usar vidro temperado. Alguns restaurantes de fast food eliminaram os recipientes de espuma das embalagens. O problema da dioxina é uma das razões.                                                              4 -  O papel aderente também é perigoso quando posto sobre a comida para cozinhar/aquecer no micro-ondas. O calor faz as toxinas saírem do plástico, caindo na comida. Em vez disso, cubra a comida com um papel absorvente de cozinha.

Para mais informações sobre este tema, consulte: Dioxinas Para mais informações sobre este tema, consulte: www.rpc.ca/dioxin1.html informação sobre dioxinas ( site do Canadá) métodos de análise das dioxinas   relatórios da CFIA (The Canadian Food Inspection Agency ) sobre dioxinas EPA informação sobre dioxinas - organização mundial de saúde