Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
Advertisements

Mecânica dos Fluidos Transformações.
Caracterização dos estados físicos da água
Esforços de Massa e de Superfície e outras propriedades dos fluidos
Clima.
Gases reais Os gases reais não obedecem exatamente à lei dos gases perfeitos.Os desvios são mais acentuados nas pressões elevadas e em baixas temperaturas.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Kelvin Boyle Charles Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Condensado de Fermi Gás de férmions.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TERMOSTATO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AR CONDICIONADO (CONDICIONADOR DE AR)
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física LÂMPADA FLUORESCENTE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física UMIDADE RELATIVA.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instalações Elétrica de Alta Tensão I Energia Eólica.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
Mudança de estado físico e densidade
AULA 14 – MUDANÇAS DE FASES
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Ciências da Natureza e suas
Soluções: conceito e classificação
PARA ENTRAR NO CLIMA Apostila 2 capítulo 9.
Site: Capítulo 22 Estudo dos Gases.
CINÉTICA QUÍMICA II.
Cinética Química A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos.
GEOGRAFIA 1º ANO Prof. Gustavo Macieira C L I M A.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Professor: Guilherme Vieira
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Ciências da Natureza e suas
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais – Aula 01
Climatologia.
SECAGEM Remoção da água, por evaporação, de sólidos ou soluções, levando à imobilização de reagentes químicos e consequente interrupção da atividade biológica.
Soluções e Gases Gases.
Hidráulica Prof. Eudes José Arantes
Fatores de influência climática
Estudando para o ENEM de forma interativa PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Ciências da Natureza e suas EXPERIÊNCIA DE TYNDALL (regelo)
Fatores e elementos climáticos
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
Disciplina: HIDROGEOGRAFIA Prof Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos Mestranda: Gizele Barbosa Ferreira.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS LÍQUIDO SÓLIDO GASOSO Pressão Temperatura S.
Ar.
Professor Alencar de Sá
GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 9 PARA ENTRAR NO CLIMA.
Enchentes e Deslizamentos de Terra
Troca de calor e mudança de fase
Cinemática dos Fluidos
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
A influência da água no cozimento dos alimentos.
A influência da água no cozimento dos alimentos
Matéria Eduardo Custodio Teixeira. Matéria Eduardo Custodio Teixeira.
Kelvin Clapeyron CALOR é uma forma de energia em transito de um ponto a outro do espaço. Boyle Charles.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física EVAPORAÇÃO

EVAPORAÇÃO A evaporação é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos; particularmente, denota o processo cíclico de ascensão das massas d'água sob a forma de vapor. Constitui uma parte importante da mudança de energia dentro do sistema Terra- atmosfera, responsável pelos movimentos atmosféricos e, consequentemente, pelas variações climáticas. As moléculas de um líquido não têm todas a mesma energia cinética. Algumas têm energia cinética maior que a média, outras tem energia cinética menor. A maioria não tem energia suficiente para mudar de fase.

No entanto, algumas têm energia muito maior que a média No entanto, algumas têm energia muito maior que a média. Quando uma dessas moléculas atinge a superfície, ela pode sair do líquido e passar para a fase gasosa. É assim que acontece o processo da evaporação. Pressão de vapor Quando a água evapora de um recipiente aberto, algumas das moléculas do vapor se chocam com moléculas do ar, recuam, e tornam a entrar no líquido. O ar se comporta, portanto, como uma cobertura que se opõe à evaporação e a retarda. Se você tampa o recipiente, o vapor se acumulará no espaço acima do líquido. O número de moléculas que voltam para o líquido ou se condensam aumentará até que as moléculas se condensem na mesma proporção que se evaporem.

Assim a quantidade de vapor será constante; nós dizemos que o espaço está saturado. A pressão de vapor de ar saturado aumenta com a temperatura Quando a temperatura de um líquido aumenta, suas moléculas se movem mais depressa. Elas então evaporam mais rapidamente e o vapor no recipiente fica mais denso. As moléculas do vapor se chocam mais, contra as paredes, em cada segundo; e elas se chocam com mais força. A 10º C a pressão de vapor do ar saturado com água é de cerca de 2 centímetros de mercúrio. A 80º C ela é de 35 centímetros de mercúrio e a 100º C é de 76 centímetros de mercúrio. Quanto maior for a pressão, mais vapor haverá na camada de ar adjacente e mais rápida será a evaporação. Compreende-se portanto porque é que a velocidade de evaporação aumenta com o aquecimento. Se quisermos contribuir para a evaporação, é preciso fazer de maneira que o vapor se escape mais rapidamente, isto é, acentuar a movimentação do ar. Eis porque a evaporação se acelera quando sopramos sobre o líquido. Ainda que a sua pressão de vapor seja relativamente baixa, a água desaparece bastante depressa se a pusermos num prato, num local exposto ao vento.

A rapidez com que a água evapora depende de vários fatores: ÁREA - Um prato cheio de água evaporará mais depressa do que um copo de água com a mesma quantidade, porque a água no prato tem maior superfície pela qual as moléculas podem escapar. TEMPERATURA - Um aumento de temperatura faz as moléculas se moverem mais depressa. Portanto elas têm maior energia cinética e podem, assim, passar mais facilmente pela camada superficial e escapar. PRESSÃO DO AR - As moléculas de água que atravessam a camada superficial podem chocar-se com moléculas do ar e recuar para o líquido. O ar atua como uma cobertura que se opõe à evaporação. A rapidez de evaporação diminui quando a pressão atmosférica aumenta.

UMIDADE - Quando a água num recipiente fechado não o enche completamente, o vapor se acumula no espaço sobre o líquido até que as moléculas de vapor evaporem e se condensam com a mesma rapidez. A rapidez de evaporação diminui quando a umidade aumenta. VENTO - Num dia de ar parado a água evaporada de uma roupa molhada fica perto da roupa, aumentando a umidade relativa e impedindo a evaporação. O vento leva para longe esse vapor de modo que a roupa seca mais depressa.